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18/11/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Trabalhadores da ESP-MG em práticas de diálogo

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) inovou ao mudar sua rotina de trabalho. Tratou-se de uma oficina de capacitação pedagógica que envolveu, no dia 5 de novembro, trabalhadores de todas as áreas da instituição. O objetivo foi construir coletivamente uma nova forma de concepção da escola, que seja viva, atuante e protagonista das novas demandas do sistema de saúde público do estado.

Cerca de 20 trabalhadores, incluindo efetivos, prestadores de serviços, menores aprendizes e estagiários, participaram da atividade, realizada em ambiente descontraído, lúdico e relaxante, na Unidade Geraldo Campos Valadão. A oficina implicou um debate sobre os temas saúde, educação e trabalho, a partir das experiências de atuação profissional. Para o coordenador do Núcleo de Educação Profissional em Saúde e um dos monitores do grupo, João André Tavares, o encontro representou oportunidade de reflexão e diálogo sobre a atuação de cada profissional dentro da escola, mas também um espaço de construção e humanização das relações. “Precisamos lembrar que saúde vai além da assistência. É, também, educação e troca de conhecimento. Esse espaço tem esse objetivo, sem planejamento ou roteiro, são conversas e trocas de experiências para fortalecer a atuação de cada profissional”, explicou.

Esse primeiro grupo, que terá cinco encontros semanais, é parte de um projeto piloto iniciado em junho deste ano. Em 2015, serão formadas duas turmas e, em 2016, mais cinco, englobando todos os trabalhadores da ESP-MG. A proposta é fazer da oficina uma prática permanente, gerando reflexões e melhorias no dia a dia de trabalho da escola.

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