destaques

29/09/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Trabalhadores da ESP-MG informam falecimento de Roseni Sena

Na manhã do dia 26 de setembro de 2016, com profunda tristeza, os trabalhadores da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) tiveram que informar o falecimento de sua diretora-geral, Roseni Rosângela de Sena, em Belo Horizonte, para amigos, colegas e parceiros. A chuva que caiu na madrugada da segunda-feira na capital mineira e alagou as duas unidades da escola pareceu expressar o pesar institucional pela partida de uma presença que ainda inspira e fortalece a escola.

Roseni Sena — Rosa para os mais próximos — era graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), especialista em Saúde Pública pela ESP-MG (1982), mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Ela foi aluna da escola na década de 1980.

Além da ampla produção científica, Rosa teve importante participação nos movimentos pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, pela Reforma Sanitária e na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ESP-MG, ela destacava-se pela dedicação e compromisso com as diversas tarefas que desenvolvia, sempre pautada pelos ideais democráticos e de justiça social.
 

Trajetória

Roseni de Sena foi diretora da Escola de Enfermagem da UFMG (1998-2002) e uma das criadoras do curso de Nutrição da instituição de ensino, além de professora emérita. Coordenou serviços técnicos especializados na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), do Ministério da Saúde, e foi consultora da Fundação Kellogg na área de projetos de desenvolvimento social na América Latina por 25 anos. Foi, também, diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim e diretora na entidade Serviço Assistencial Salão do Encontro, em Betim (MG). No início de 2015, ela assumiu a direção da ESP-MG.

Entre os vários prêmios e condecorações recebidos estão a Medalha do Mérito da Saúde, Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra Presidente Juscelino Kubistchek, Prêmio Isaura Barbosa Lima e Prêmio Anna Nery, além do reconhecimento como Cidadã Honorária do Município de Brumadinho (MG). 

Comentar