A Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes (MG), em parceria com a Escola de Saúde Publica de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), começou o curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem para Técnico em Enfermagem na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O curso, coordenado pela professora Janete Silva de Sousa, é direcionado a 150 auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades básicas de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) e em hospitais da região. Dessa forma, os profissionais que hoje atuam como auxiliares passarão a serem técnicos. “Para nós é muito importante qualificar cada vez mais os profissionais que atuam na área de saúde. Temos a responsabilidade de aprimorar seus conhecimentos e torná-los mais completos”, explica o diretor da Escola de Unimontes, Wilson Ramos.
A solenidade de abertura aconteceu em 22 de fevereiro e teve a presença do reitor da Unimontes, Paulo César de Almeida, do secretário estadual de saúde, Marcus Pestana e do diretor da ESP-MG, Rubensmidt Riani. De acordo com Marcus Pestana, o investimento vai trazer melhorias para a assistência na atenção básica. “Os recursos humanos são a principal ferramenta do Sistema Único de Saúde. Equipamentos e espaço físico são importantes, mas têm vida útil limitada e perecem com o tempo. Investir em aprendizado é algo mais eficaz, pois o conhecimento perpetua”, afirma.
O curso tem uma carga horária de 750 horas, distribuídas ao longo de dez meses e divididas em 500 horas de aulas teóricas e práticas e 250 horas de estágio supervisionado. Para o diretor da ESP-MG, o apoio das instituições envolvidas é fundamental para que as necessidades da região possam ser atendidas.
Comentar