A Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes (MG) começou, em maio, um curso de formação continuada para técnicos em manutenção e infra-estrutura do Hospital Universitário Clemente de Faria: trata-se de um curso de Instrumentação de Equipamentos e Ambiente Médico-hospitalar. O objetivo é capacitar os servidores do hospital para manutenção preventiva e corretiva, controle e motorização. O curso, realizado no próprio hospital, tem duração de 160 horas, sendo 80 teóricas e 80 práticas e pretende apresentar desde questões relacionadas ao equipamento, propriamente, até noções de administração hospitalar.
A aula inaugural, realizada no dia 7 de maio, foi ministrada pelo gerente de engenharia e infra-estrutura do hospital, Éber dos Santos, que será coordenador do curso. Ele enfatizou a importância da formação continuada e observou que a qualidade do serviço depende em grande parte da manutenção de equipamentos, já que o seu bom funcionamento evita a longa espera do paciente e propicia um diagnóstico preciso.
A coordenadora pedagógica da ETSUS, Iza Cotrim, também coordena o programa de educação continuada e permanente do hospital, e foi ela quem fez a articulação entre as instituições. “A Escola já havia pensado no assunto, mas a demanda partiu do hospital. Lá, o programa de educação permanente dá aos profissionais uma autonomia para manifestarem suas necessidades, e eles próprios começaram a pedir o curso”, conta.
De acordo com Iza, esta não é a primeira vez que é feito um trabalho em conjunto com o hospital universitário, que é campo de estágio para os diversos cursos da Escola. Ela lembra que a ETSUS já formou técnicos em enfermagem e técnicos em farmácia do hospital, através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais em Minas Gerais (Pró-hosp), em 2004.
Comentar