Entre os dias 24 de abril e 14 de maio, aconteceu o curso ‘A metodologia do Survey e o uso aplicado do SPSS’ na Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes (MG). Dentre as 13 pessoas certificadas, havia professores, profissionais da equipe de pesquisa da Escola e alunos bolsistas de Iniciação Cientifica e do curso técnico de Radiologia da ETSUS.
O curso é uma iniciativa da Estação de Pesquisa da Escola, coordenada por Marília Borborema, e conta com o apoio financeiro da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ROREHS/Ministério da Saúde/OPAS). A Estação de Pesquisa é um Observatório da ROREHS desde julho de 2005, período no qual já foram desenvolvidos três planos de pesquisa, além desse curso, com a cooperação técnica e financeira da rede. “Parcerias como essa são sempre importantes, pois estimulam a produção científica da Escola e contribuem para o aprimoramento dos trabalhos”, afirma Marília.
O curso, coordenado pela professora da ETSUS Maria Ângela Braga e ministrado por Evanildo Teixeira, José Nailton e Sheyla Borges, teve como objetivo ensinar aos participantes o uso da técnica do Survey. “Trata-se de um método de pesquisa diferente da aplicação simples do questionário, pois possibilita trabalhar com variáveis abertas e, assim, com perguntas e respostas mais amplas”, explica a coordenadora da Estação. Nas aulas, dadas nos laboratórios de informática da própria Escola, os alunos também foram instruídos sobre o manuseio do SPSS, um software próprio para o trabalho com dados estatísticos.
Marília considera o resultado do curso, realizado pela primeira vez na Escola, muito bom e adianta que a Estação de Pesquisa pretende buscar recursos para dar continuidade às aulas, de forma a analisar mais especificamente e com profundidade certos modelos de pesquisa. “Os encontros permitiram que nós fizéssemos uma verdadeira tempestade cerebral: revisamos outras metodologias e analisamos como os instrumentos de coleta de dados devem ser elaborados para que a pesquisa se desenvolva bem”, conta.
Comentar