destaques

01/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

VII Feira de Saúde da ETIS atende mais de 1500 pessoas

A VII Feira de Saúde e Arte da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, conforme noticiou a última edição da Revista RET-SUS, contou com a presença de 23 instituições e atendeu a 1.685 pessoas da comunidade em 16 tendas.

No primeiro dia do evento houve a apresentação do grupo de dança ‘Educando com Arte – Projeto Comunitário da Área Programática 5.1/RJ’ e a exposição de trabalhos científicos dos professores, alunos e servidores da ETIS. Além disso, Tatiana Melamed, Gerente de Recursos Humanos da Glaxosmithkline, fez conferência intitulada ‘Atitude positiva, experiência de arte e saúde na educação’.

No segundo dia, foram apresentadas três peças teatrais abordando o tema educação e saúde: ‘Saúde bucal com fantoches e bichinhos’, ‘O país do bem-estar’ e ‘A saúde bucal que queremos’. As tendas mais procuradas pela comunidade foram a do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania, responsável pela emissão de segunda via de documentos diversos; a de tratamento de beleza e cuidado com o corpo (limpeza de pele, fisioterapia, alongamento, dentre outros), proporcionadas pelo Angel’s Espaço Corpo; a de reflexologia, um tipo de massagem nos pés feita por agentes comunitários de saúde que são alunos da ETIS; a de informações sobre boa alimentação e preparo de alimentos, organizada pelo Projeto Terrapia – Cantina Viva da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); a de exame de glicemia do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels; e a de aferição da pressão arterial e orientações sobre hipertensão, feitas pelos alunos dos cursos de Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

De acordo com a diretora pedagógica da escola, Maria Regina Pimentel, a Feira de 2006 ampliou a oferta de serviços, se comparada ao evento do ano passado. “O aumento do número de atendimentos é positivo para a Escola, pois aumenta a divulgação de nossas ações na comunidade”, afirmou.

Comentar