revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Aconteceu - Revista 63

Aperfeiçoamento em Mamografia para técnicos e tecnólogos em radiologia
O Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha, integrado à Escola de Saúde Pública do Paraná, realiza o Curso de Aperfeiçoamento em Mamografia para técnicos e tecnólogos em radiologia que operam os mamógrafos das instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O curso conta com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio em Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde (MS). A meta é capacitar 150 profissionais do Paraná. Desse total, 35 já estão em sala de aula. A primeira turma do curso iniciou em agosto, na capital Curitiba.
O mesmo curso acontece em São Paulo e Pernambuco. No primeiro caso, a meta é capacitar 800 profissionais da área de Radiologia que trabalham diretamente com os mamógrafos do SUS.  A primeira turma está programada para os dias 16 a 20 de setembro, com a participação de 25 profissionais. A formação acontece por meio de um convênio do Ministério da Saúde com o Instituto de Pesquisa e Ensino em Medicina Diagnóstica e Terapêutica, da Fundação Instituto Diagnóstico por Imagem de São Paulo (Ipmed/Fidi-SP), em atenção às políticas do governo federal voltadas para a redução dos casos de câncer de mama entre as mulheres brasileiras. Já, em Pernambuco, a meta do MS é capacitar, ao todo, 600 profissionais. No estado, o curso acontece por meio de convênio com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

ESP-CE realiza capacitação para profissionais que atuam na imunização
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com o Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Ceará, promoveu o Curso de Implementação em Sala de Vacina, entre os dias 26 e 30 de agosto. A capacitação aconteceu na sede da escola, em Fortaleza, tendo como objetivo contribuir para a qualificação dos profissionais que atuam na imunização, possibilitando a fundamentação para a organização, o funcionamento e a conservação de imunobiológicos, bem como a tomada de decisões em casos especiais. O curso é voltado, especialmente, aos enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam em salas de vacina dos municípios que fazem parte da área de abrangência da macrorregional de saúde de Fortaleza.

ETSUS Acre realiza oficina de nutrição para crianças
Os alunos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, ofertado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, realizaram no dia 26 de agosto, uma oficina de nutrição para crianças.  A atividade, cujo objetivo foi incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras na faixa pré-escolar, contou com apresentação teatral e oficina de prática de manipulação e preparação de alimentos.
A formação técnica foi realizada com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Com as atividades, os alunos do curso começam a mudar as suas práticas alimentares, tornando-se multiplicadores e inserindo hábitos mais saudáveis no meio familiar”, disse a diretora da escola, Anna Lúcia Abreu.
Atualmente, a ETSUS Acre, vinculado ao Instituto Dom Moacy, oferece formação técnica em saúde nas áreas de Hemoterapia, Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, Radiologia e Análises Clínicas, além de cursos de formação inicial e continuada que atendem vários municípios do estado. (FOTO 1)

EFTS promove exercício de integração entre serviço, escola e comunidade
A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), com apoio das secretarias de Saúde e de Segurança Pública da Bahia, realizou, entre os dias 15 e 18 de julho, na Base Comunitária de Segurança Pública do Calabar, uma capacitação em primeiro socorros. Sob o título Faça parte! Salve vidas! Aprenda primeiros socorros, a capacitação tratou-se do trabalho de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem da EFTS que prevê atividades de intervenção nas comunidades do Calabar e do Alto das Pombas, das quais os alunos são egressos. O objetivo da iniciativa foi orientar a comunidade quanto às medidas básicas no atendimento pré-hospitalar, identificando e diminuindo o risco de complicações à saúde.

EPSJV  comemora aniversário de 25 anos dos cursos técnicos de nível médio
Como parte das comemorações do aniversário de 28 anos e dos 25 anos dos cursos técnicos de nível médio em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foi realizado, no dia 22 de agosto, a mesa-redonda Uma visão alternativa dos fatos: outra mídia, outro jornalismo, na qual foi abordado o papel da mídia nas manifestações que estão acontecendo no país e a dinâmica dos meios de comunicação no Brasil. Participaram do debate o jornalista e um dos fundadores da Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), Bruno Torturra, o sociólogo e editor do Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava, e o vice-diretor de Informação e Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho.
Na cerimônia de abertura, o diretor da EPSJV, Paulo César de Castro Ribeiro, ressaltou a importância em realizar o evento na escola. “É essencial ter esse momento de celebração”, disse. Na sua avaliação, a promoção de debates sobre temas que emergem da sociedade fortalece o processo participativo e reafirma o caráter da EPSJV e da Fiocruz. “Somos uma instituição aberta para o diálogo, não só com os trabalhadores, mas também com a comunidade em geral”, acrescentou. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, também participou da mesa de abertura e destacou a importância do evento. “O movimento recente que o país viveu, das manifestações, ajudou a recolocar a questão da saúde como tema central, que precisa adquirir nova forma. Essa comemoração é uma celebração de análise e de revisão do presente e de pensar o futuro”, disse.
A EPSJV comemorou ainda seu aniversário, no dia 23 de agosto, com a mesa-redonda Movimentos sociais e juventude: ontem e hoje. O debate teve a participação do presidente da União Metropolitana dos Estudantes (UME) em 1968, Vladimir Palmeira, e da representante do Levante Popular da Juventude do Rio de Janeiro, Ana Marcela Terra. (FOTO2)

ESP-MG forma novos técnicos em saúde bucal
O Norte de Minas Gerais também recebeu novos técnicos em saúde bucal. Mais de 30 profissionais concluíram o curso técnico e irão atuar em 11 municípios. A formação, ofertada pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), contemplou os municípios de Pedra Azul, Almenara, Bandeira, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto. O curso teve início em abril de 2012, e a formatura foi realizada no Parque de Exposições de Pedra Azul, no dia 6 de agosto.
Já a região Sul de Minas Gerais recebeu mais de 30 novos técnicos em Saúde Bucal. Os profissionais vão atuar em 14 municípios do estado — Alfenas, Arceburgo, Machado, Guaxupé, Serrania, Poço Fundo, Juruaia, Cabo Verde, Campestre, Divisa Nova, Carvalhópolis, Campos Gerais, Paraguaçu e Areado. Esta foi a sétima solenidade de formatura do curso técnico. O evento aconteceu na Universidade Federal de Alfenas, no dia 21 de agosto. “Essa é penúltima turma a se formar em 2013. Sabemos dos desafios e do investimento de cada uma de vocês para a conclusão do curso, sendo necessária uma jornada tripla: familiar, profissional e acadêmica”, ressaltou o diretor-geral da escola, Damião Mendonça, em alusão ao esforço das alunas do TSB.
A paraninfa da turma e referência técnica em Educação Permanente da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, Marivalda Cezário Santos Tobias, que representou o seu diretor, Sérgio Pessoa Coelho, foi homenageada pelas formandas. “Este curso era um sonho que começou em 2002, nas rodas do Fórum de Educação Permanente. Hoje, ele se concretiza e vocês fazem parte deste momento tão importante, como protagonistas na realização de um sonho”, disse emocionada.

Egressos da ETSUS Roraima são aprovados em concurso público
A Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima (ETSUS-RR) parabeniza os alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal aprovados no concurso da Prefeitura Municipal de Boa Vista, realizado em dezembro de 2012. Dos 240 candidatos aprovados, 54 são alunos da escola e 12 deles já foram convocados.
A ETSUS-RR tem como objetivo formar técnicos em saúde bucal para desenvolver ações de promoção da saúde bucal, proteção, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação do indivíduo e da coletividade, comprometidos com os princípios e diretrizes do SUS, aprimorando, assim, o atendimento à população roraimense.

ESP-CE promove oficina de promoção da saúde sexual dos adolescentes
A Oficina Adolescente e jovem para a educação entre pares, promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, entre os dias 26 e 28 de agosto, nos municípios de Canindé e Sobral, teve como objetivo capacitar profissionais da Educação e da Saúde no desenvolvimento de ações para promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, provocando reflexões, fortalecendo debates e instigando diálogos nos espaços das escolas e unidades de saúde.
Segundo a coordenadora da atividade, Denise Pereira, a iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e será ainda realizada em quatro macrorregiões. As vagas ofertadas foram para os municípios de abrangência das 5ª CRES (Canindé), 6ª CRES (Itapipoca) e 11ª CRES (Sobral). De acordo com Denise, foram distribuídas 30 vagas. “A expectativa é que, logo após a oficina, os profissionais estejam capacitados para atuar com protagonismo juvenil”, explicou.

ETSUS Acre realiza ação educativa em saúde bucal
Alunos do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal, ofertado pela Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, realizaram, em julho, atividades educativas no Educandário Santa Margarida. A ação teve como foco a prevenção e o cuidado frequente com a saúde bucal, com apresentações teatrais e musicais que envolveram as crianças durante a entrega de kits de escovação.
A turma em formação é composta por profissionais do SUS de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari. Segundo a coordenadora do curso, cirurgiã-dentista Andreia Vasconcelos, as turmas sempre realizam ações educativas em escolas públicas e privadas, voltadas, preferencialmente, ao público infantil, uma vez que as atividades de educação em saúde são atribuições do profissional auxiliar em saúde bucal. (FOTO3)

ESP-CE inicia estágio supervisionado do Técnico em Citopatologia
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realiza o Curso Técnico em Citopatologia. A formação é voltada para os técnicos em enfermagem, anatomia, análises clínicas e patologia clínica e os auxiliares em laboratório e enfermagem. A turma em execução realiza, atualmente, a segunda etapa do estágio supervisionado, onde é feita a leitura intensiva de lâminas de amostras cervicais para a identificação de diversos processos infecciosos e inflamatórios. O técnico em citopatologia necessita ler duas mil lâminas até o fim do curso.
Em setembro, será iniciado o último módulo da formação, onde serão abordados os temas das lesões intraepiteliais de baixo e alto grau e das neoplasias malignas escamosas e glandulares, bem como a terceira e última etapa do estágio. O curso foi iniciado em 2012, com carga horária de 1.800 horas, das quais 600 horas são de estágio. Ao fim da formação, os profissionais realizarão uma prova de suficiência aplicada pela Sociedade Brasileira de Citopatologia para que possam exercer a profissão.
Segundo a coordenadora do curso, Morgana Barboza, o objetivo é formar profissionais de nível médio para atuarem na área da Saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da atenção à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população cearense. “Almejamos formar profissionais capacitados para discutir o papel das alterações citológicas dos diferentes processos inflamatórios, pré-malignos e malignos, permitindo uma atuação eficiente no campo de trabalho, a fim de contribuir com a qualidade no diagnóstico laboratorial do câncer cervical” explicou.

ESP-MG realiza encontro sobre a Política Nacional de Humanização
Servidoras do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) participaram, em julho, do 1º Encontro HumanizaSUS, realizado pela escola nos municípios mineiros de Paracatu e Patos de Minas. O evento abordou a Política Nacional de Humanização (PNH) e foi promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e as Superintendências Regionais de Saúde de Patos de Minas e Uberlândia. Foram realizadas reuniões, palestras, rodas de conversa e visita a uma comunidade local de remanescentes de quilombolas.

ETSUS-RR inicia terceira turma do Curso Técnico em Hemoterapia
A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR) realizou (10/9) a aula inaugural da terceira turma do Curso Técnico em Hemoterapia. A formação, realizada no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível médio para a Saúde (Profaps), acontece em parceria com o Hemocentro do estado e atende a 36 profissionais do interior de Roraima que atuam no SUS. Com carga horária de 1.500 horas, o curso tem duração aproximada de três anos. Na avaliação da diretora-geral da escola, Tânia Soares de Souza, a formação se faz necessária frente à urgência de prestação de serviços baseados nos princípios e diretrizes do SUS.
Na aula inaugural, estiveram presentes o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do estado, José Antônio Nascimento Filho, o secretário estadual de saúde, Alexandre Salomão de Oliveira, além de secretários municipais, docentes, alunos e profissionais da ETSUS-RR. Coube à farmacêutica e bioquímica, Gabrielle Cruz Duarte, falar sobre a história da Hemoterapia e as etapas que compreendem a área. A palestra foi finalizada com a apresentação do Hemocentro de Roraima, inaugurado em setembro de 1992, destacando a importância da instituição quanto à ação de salvar vidas através da doação de sangue.
Errata: na Revista RET-SUS (nº 62), informamos que o Curso Técnico em Hemoterapia da ETSUS-RR iniciou em 10/9. Nesta data, foi iniciada a terceira turma.
A primeira foi iniciada em 4/6. (FOTO 4)

ESP-CE oferece curso sobre Vigilância das Doenças Imunoprevisíveis
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Ceará, realizou, entre os dias 5 e 9 de agosto, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis. A formação, com 40 horas, teve como objetivo capacitar profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica, nas ações de coordenação, monitoramento e avaliação das atividades de vigilância e controle das doenças imunopreveníveis em seu território. Sob a coordenação do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP-CE, o curso foi destinado aos profissionais de saúde que atuam na Vigilância Epidemiológica do SUS do Ceará.

ESP-MG realiza a formatura de duas turmas do Curso Técnico em Saúde Bucal
Em julho, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) realizou a formatura das turmas de Patos de Minas e Ituiutaba do Curso Técnico em Saúde Bucal. “Agradeço a todos que tiveram a percepção da importância do curso e do impacto da formação dos profissionais na saúde pública local e regional”, destacou o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, na solenidade de encerramento da turma de Patos de Minas, realizada no dia 17 de julho, no Anfiteatro do Centro Universitário do município. 
Em Patos de Minas, a escola habilitou como técnicos em saúde bucal 28 profissionais. A turma abarcou ainda os municípios de João Pinheiro, Serra do Salitre, Presidente Olegário, Lagamar, Carmo do Paranaíba, Guarda Mor, Vazante e Rio Paranaíba.
Em Ituiutaba, a formatura foi realizada no dia 20 de julho, contando com a participação de 41 formandas da cidade-polo e dos municípios da região de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória. O curso, com carga horária de 1.300 horas, foi realizado entre abril de 2012 e julho de 2013.
Segundo do diretor da ESP-MG, 288 alunos de oito turmas do curso se formam este ano. “A escola formará técnicos nos municípios mineiros de Uberaba, Pedra Azul, Governador Valadares, Itabira, Alfenas e Ubá”, anunciou. São 198 docentes envolvidos com esse processo de formação e os alunos são profissionais que já atuam no SUS de Minas. (FOTO 5)

Galeria de Fotos

Comentar