revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Aconteceu - Revista 64

Escola Municipal de Saúde de São Paulo focaliza o cuidado aos usuários de drogas

Com o objetivo de qualificar os profissionais para o desenvolvimento de ações de intervenção, prevenção e educação, focalizando a promoção da atenção integral à saúde do usuário de álcool e outras drogas, a Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS-SP) iniciou, em agosto de 2013, o curso Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas. A qualificação de 160 horas destina-se aos agentes comunitários de saúde e enfermeiros das equipes de Saúde da Família e das equipes do Consultório na Rua — proposta nacional que procura ampliar, de forma itinerante, o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde por meio das equipes e serviços da atenção básica.
A formação abarca 915 alunos — 619 agentes comunitários vinculados à Estratégia Saúde da Família, 96 agentes comunitários vinculados ao Consultório na Rua e 200 enfermeiros apoiadores —, distribuídos em 27 turmas nas regiões Leste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do município de São Paulo. Três turmas acontecem na sede da EMS-SP, onde são contempladas as equipes do Consultório na Rua.
Previsto para terminar em maio de 2014, o curso vem ao encontro dos ideais da Reforma Psiquiátrica brasileira ao trabalhar com os conceitos de território e rede e a lógica de redução de danos aos agravos e riscos à saúde. A formação está dividida em três módulos: aulas presenciais; fase de dispersão no território; e desenvolvimento de um projeto de intervenção sobre a realidade das áreas de abrangência de cada equipe.

CEP-Saúde oferta curso de combate ao tabagismo
O Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-Saúde), vinculado à Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, ofereceu, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2013, o Curso Abordagem Intensiva do Fumante. A formação, com carga horária de 16 horas, destinou-se aos 120 profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, tendo como objetivo oferecer conhecimentos para o fortalecimento das políticas públicas de combate ao tabagismo e a diminuição da prevalência do número de fumantes, ativos e passivos no estado.
A iniciativa é uma promoção das superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa) e de Educação, Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS) de Goiás. “É preciso evidenciar as consequências do cigarro, pois só assim podemos prevenir o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de pulmão. Percebemos que nosso trabalho traz resultados: em 1999, a prevalência de fumantes em Goiás era de 22%; hoje, esse índice é de 14%. Temos que trabalhar para que essa taxa caia ainda mais”, observou a coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, Selma Alves.

ETSUS-RR forma primeira turma de técnicos em saúde bucal
A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR) formou sua primeira turma do curso Técnico em Saúde Bucal. Foram 30 profissionais da capital Boa Vista formados por meio de convênio com o Ministério da Saúde e parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima. A solenidade de encerramento da formação foi realizada no fim do mês de outubro de 2013 e contou com a presença dos presidentes do Conselho Regional de Medicina, Alexandre Magalhães Marques, e do Conselho Regional de Odontologia, Rodrigo Ivo Matoso, da gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde Bucal da Secretaria do Estado da Saúde de Roraima, Ana Paula Viana de Oliveira Guth, e do vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Sandro Hudson Peixoto Pinheiro, além de familiares, amigos e convidados. “Hoje é um dia importante para cada um desses formandos. Estamos orgulhosos por poder fazer parte da história de cada um”, declarou a diretora-geral da ETSUS-RR, Tânia Soares de Souza.
O objetivo da formação, cuja carga horária foi de 1.500 horas, é capacitar profissionais capazes de desenvolver ações de promoção da saúde, proteção, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação do indivíduo e da coletividade, comprometidos com os princípios do SUS, aprimorando, assim, o atendimento à população roraimense. (FOTO 1)

ETSUS-MA oferta Técnico em Saúde Bucal no interior do estado
A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS-MA) iniciou, em outubro de 2013, duas turmas do curso Técnico em Saúde Bucal nos municípios de Pinheiro e Caxias, no Maranhão. O objetivo foi ampliar o atendimento aos usuários do SUS na região.  Em Pinheiro, onde há 42 alunos matriculados, a aula inaugural foi realizada em 16 de outubro. Na cidade de Caxias, com 45 alunos, a aula inaugural aconteceu no dia 30 de outubro. “Isso representa um grande avanço. Afinal, a presença de técnicos em saúde bucal nas unidades de saúde facilita o trabalho do dentista e possibilita a ampliação do atendimento aos usua?rios do SUS”, observou a coordenadora pedagógica da ETSUS-MA, Regimarina Soares Reis.

ETSUS Acre oferta cursos técnicos em Saúde para a comunidade
A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC), vinculada ao Instituto Dom Moacyr, realizou (21/10/2013) a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem para a população dos municípios Tarauacá e Feijó. A escola já havia iniciado novas turmas nas áreas técnicas de Enfermagem, Órtese e Prótese e Saúde Bucal, contemplando 150 jovens e adultos dos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.  As formações fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (MEC) e são decorrentes de uma solicitação das comunidades e da necessidade de ampliar o quantitativo de técnicos em Saúde para servir ao estado.

ESP-MG qualificou 900 agentes comunitários de saúde no ano de 2013
A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) formou, no ano de 2013, cerca de 900 profissionais de todo o estado na Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Um dos municípios onde a ESP-MG ofertou o curso foi Santo Antônio do Amparo, na região Oeste, abarcando as cidades de Camacho e Cana Verde. Foram mais de 60 alunos, distribuídos em duas turmas. “Fico muito feliz com os resultados alcançados”, avaliou Danielle Silveira, coordenadora da formação da ESP-MG. Segundo ela, o curso permitiu formar profissionais mais qualificados e envolvidos nos processos de trabalho diretamente ligados à população usuária do SUS.
Em Santo Antônio do Amparo, as aulas iniciaram em julho e terminaram em novembro de 2013. Com carga horária de 400 horas, a qualificação foi realizada por meio de recursos da Portaria de Educação Permanente do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e com os gestores municipais. Em 2012, a ESP-MG qualificou mais de 800 agentes comunitários em 23 municípios mineiros. (FOTO 2)

ESP-CE iniciou em 2013 formação técnica em Prótese Dentária
O ano de 2013 foi marcado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) pelo início do curso Técnico em Prótese Dentária, entre outras ações formativas. Segundo a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, o curso tem como objetivo capacitar profissionais técnicos para atuarem nos laboratórios de prótese do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, tendo em vista a necessidade dos serviços e da população.
Quatro módulos compõem a estrutura curricular da formação, que tem carga horária de 1.950 horas — 1.300 de teoria e prática e 650 de estágio supervisionado. A turma, formada por 27 alunos, abarca os municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama e Cascavel. A previsão de término é em agosto de 2015. (FOTO 3)

ESP-PE forma novos técnicos em Agente Comunitário de Saúde
A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESP-PE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Recife realizaram, entre os dias 16/9 e 8/10/2013, a entrega dos diplomas aos 1.416 alunos do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. A entrega foi realizada por distrito sanitário, segundo a distribuição das turmas. O objetivo do curso foi formar agentes comunitários de saúde da rede municipal de saúde, com foco no desenvolvimento das competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação.
O curso foi realizado em três etapas. A primeira, com carga horária de 600 horas, foi realizada entre 2006 e 2007. Em 2011, a ESP-PE e a SMS retomaram o curso, executando as 1.200 horas restantes exigidas para a conclusão da formação técnica, conforme as diretrizes nacionais. A segunda e a terceira etapas da formação tiveram 600 horas cada.
A formação técnica foi concluída em setembro de 2012, com a realização da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário de Saúde do Recife, momento em que os agentes apresentaram seus trabalhos de intervenção nos territórios de atuação e participaram de debates sobre os desafios da atenção básica do município.

Efos e ETSUS Blumenau concluem curso em gestão pedagógica
Em setembro de 2013, foram realizadas as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso dos trabalhadores da Escola de Formação em Saúde (Efos-SC) e da Escola Técnica do SUS de Blumenau que concluíram a Especialização em Gestão Pedagógica nas ETSUS (Cegepe), realizada por meio de convênio entre Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Cegepe, cuja duração foi de um ano, totalizando 450 horas, foi realizado na modalidade a distância e contou com a participação de diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos das escolas técnicas do SUS. Além da UFMG, responsável pela certificação dos alunos, participaram da elaboração da especialização profissionais da Universidade de São Paulo (USP) — campi São Paulo e Ribeirão Preto —, da Universidade de Campinas (Unicamp) e das escolas técnicas do Ceará, Tocantins e Mato Grosso do Sul. (FOTO 4)

ESP-MT iniciou em 2013 terceira turma do Técnico em Radiologia
A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT), por meio da Coordenadoria de Formação Técnica em Saúde, iniciou em 2013 a terceira turma do curso Técnico em Radiologia. O curso faz parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde. A turma é formada por 40 alunos dos municípios de Diamantino, Alta Floresta, Sinop, São Félix do Araguaia, Juara, Colíder, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Tangará da Serra, Água Boa e Cuiabá, selecionados por meio de pactuações nas comissões intergestores Regional (CIR) e Bipartite (CIB).
A formação, com carga horária total de 1.800 horas — 1.200 de atividades teóricas e práticas e 600 de estágio supervisionado —, está organizada em módulos e privilegia a integração ensino-serviço, contemplando as diferentes realidades vividas pelos alunos em seus locais de trabalho, por meio da metodologia problematizadora.

EFTS participa da formação técnica de 67 agentes comunitários de saúde
A Prefeitura de Santaluz, por meio da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou (4/11/2013) a formação técnica de 67 agentes comunitários de saúde do município. O curso é realizado em parceria com o governo do estado da Bahia e a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), responsável, por sua vez, pela certificação dos alunos. Trata-se da segunda etapa formativa do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, com ênfase na área da Vigilância em Saúde. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), dos 417 municípios baianos, Santaluz é um dos poucos que iniciaram o módulo dois do curso, dividido em quatro unidades e 520 horas de aula.
Ao todo, são cinco turmas formadas por agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF) de Barreirinho, Castro Alves, Várzea da Pedra, Serra Branca, Sisalândia e Pereira, além dos profissionais do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O objetivo do curso é qualificá-los para que possam atuar junto às equipes multiprofissionais dos serviços de atenção básica e nas unidades de saúde. (FOTO 5)

Efos inicia cursos técnicos em Concórdia e Seara
A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, realizou (10/10/2013) a aula inaugural dos cursos técnicos em Enfermagem e Vigilância em Saúde e da Especialização Técnica em Saúde Mental. As formações, realizadas em parceria com a Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Universidade do Contestado (UnC), destinam-se aos servidores efetivos das secretarias de Saúde dos 15 municípios pertencentes às regionais de Concórdia e Seara.
A primeira aula contou com a participação da doutora em Enfermagem, professora Maristela Stamm, que discorreu sobre o tema da motivação e humanização da assistência. De acordo com Maristela, a melhoria no atendimento está diretamente ligada à comunicação como ferramenta do relacionamento pessoal e tem como alicerces o conhecimento, a habilidade e a atitude. “Para conquistarmos melhores resultados no atendimento, necessitamos desenvolver essas competências e estarmos em constante qualificação”, frisou. Dessa forma, acrescentou, “seguimos ao encontro das políticas nacionais de Educação Permanente em Saúde e de Humanização do Ministério da Saúde”. (FOTO 6)

Escola de Alagoas elege nova diretoria
A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou seu processo eleitoral em agosto de 2013, trazendo como candidata única a odontóloga Janaína Duarte Andrade, que foi coordenadora do curso Técnico em Saúde Bucal da escola. Janaína foi eleita para o período 2013-2017. A posse da nova gerente, com experiência em processos de formação de nível médio no campo da Saúde, aconteceu em 1º de novembro de 2013, dando continuidade aos cursos de Complementação de Auxiliar para Técnico em Enfermagem, que, hoje, tem cinco turmas em execução, e o Técnico em Enfermagem, com 20 turmas. As formações estão no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde.
Novos rumos serão ainda percorridos pela escola, no que se refere à execução de formações técnicas. A Etsal planeja ofertar, neste ano de 2014, a Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, bem como os cursos técnicos em Vigilância em Saúde, Hemoterapia, Radiologia e Manutenção de Equipamentos Biomédicos. No plano de trabalho da nova direção, estão, também, os cursos de atualização e aperfeiçoamentos em Sala de Vacina, Cuidadores de Idosos e Endemias e outras formações voltadas para a redução de mortalidade infantil, destinadas aos trabalhadores das unidades básicas de saúde, maternidades e UTIs e UCIs dos municípios alagoanos.
Concomitantemente à eleição de Janaína, foi realizado o processo eleitoral da Reitoria da Uncisal, sendo escolhidos Rozangela Wyszomirska, como reitora reconduzida ao cargo, e Paulo Medeiros, como vice-reitor.

EPSJV é reconduzida a Secretaria Executiva da RETS
Durante a 3ª Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), realizada entre os dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Recife (PE), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi reconduzida a Secretaria Executiva da Rede. A EPSJV foi, ainda, reeleita sede da Secretaria Executiva de suas duas sub-redes: RETS-Unasul (União das Nações Sul-Americanas); e RETS-CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Vale citar que a RET-SUS, como Rede Nacional de Escolas Técnicas do SUS, é integrante da RETS, por meio de sua coordenação-geral, sediada no Ministério da Saúde.
No primeiro dia do encontro, foi apresentado o plano de comunicação da RETS e lançado o novo site da Rede. No segundo dia, os integrantes das redes aprovaram os novos regulamentos e os planos de trabalho para o período 2014-2017 da RETS, RETS-CPLP e RETS-Unasul. O plano de trabalho da RETS tem três objetivos principais: produzir, divulgar e promover o intercâmbio de conhecimentos na área de educação de técnicos em saúde; fortalecer, ampliar e difundir a RETS; e aprimorar e ampliar as ações de comunicação no âmbito da RETS. Além disso, no encerramento da reunião, foi aprovado o Documento de Recife sobre a Formação de Trabalhadores e Profissionais Técnicos em Saúde, que foi distribuído no 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, realizado em seguida, na cidade de Recife (PE), entre os dias 10 e 13 de novembro de 2013. (FOTO 7)

Galeria de Fotos

Comentar