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Um giro pelas escolas do Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Roraima, São Paulo e Ceará

ESP-MG tem novo diretor

No dia 19 de fevereiro, o engenheiro e especialista em Gestão de Políticas Públicas, Rubensmidt Ramos Riani, 67 anos, assumiu a direção da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), no lugar de Damião Mendonça Vieira. Riani retorna à escola, que dirigiu entre os anos de 2002 e 2008, no momento em que a ESP-MG incorpora o Canal Minas Saúde — uma rede estratégica multimídia de TV, rádio, web e iniciativas de educação a distância, que ajudou a implantar no ano de 2008. Com quatro anos de atividades, o Canal Minas Saúde, sob a superintendência de Onofre Marques, já alcançou praticamente todas as 853 secretarias municipais de saúde, com o desenvolvimento de programas de educação permanente a distância. Ciente da capacidade da escola, que ganha ainda mais recursos com a incorporação da rede multimídia de saúde, o novo diretor espera ampliar os limites de atuação da ESP-MG. “Vamos potencializar o que temos de melhor na escola e no Canal Minas Saúde, dando mais dinamismo e dinamicidade aos processos educacionais”, anunciou.

EPSJV lança material sobre Educação Profissional em Saúde

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lançou seis novos livros que tratam de temas como laboratórios de saúde, imuno-hematologia, arte e saúde, trabalhadores técnicos e sociabilidade em saúde. Entre as obras destacam-se os títulos Trabalhadores técnicos da saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS, organizada por Márcia Valéria Morosini, Márcia Lopes, Daiana Chagas, Filippina Chinelli e Monica Vieira, e Democratização e novas formas de sociabilidade em saúde no contexto Latino-Americano, organizada por Alda Lacerda, Felipe Machado e Francini Guizardi.

O primeiro livro traz uma coletânea de textos que resultaram da pesquisa Processo de qualificação de trabalhadores técnicos em saúde: a conformação de grupos profissionais, cujo objetivo foi identificar e analisar os movimentos de conformação de alguns grupos profissionais inseridos no setor saúde, observando os determinantes sociais, políticos e econômicos envolvidos nos seus processos de qualificação, bem como analisar sua expressão no contexto das dinâmicas do trabalho em saúde. O segundo título é resultante da Jornada Internacional Pré-Alas na Saúde, realizada em 2013, na EPSJV. O livro traz artigos divididos em três temáticas: Estado, democracia e políticas públicas de saúde na América Latina; Democratização, mediação e sociabilidades na saúde no contexto latino-americano; e Construção do direito e sociabilidades em saúde.

Os livros estão disponíveis para download gratuito no site da EPSJV e para venda na Livraria Virtual da EPSJV (www.epsjv.fiocruz.br).

ETSUS Acre auxilia desabrigados do município de Rio Branco

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), por meio das suas unidades executoras de cursos, participou da ajuda dada às 1.308 pessoas desabrigadas em consequência das cheias do Rio Acre, que, no dia 17/2, alcançou a marca de 14,31 metros — o rio ultrapassou 31 centímetros a cota de transbordamento que é de 14 metros. Na noite do dia 25/2, alunos do curso de auxiliar de cozinha da escola realizaram, no Parque de Exposições de Rio Branco (AC), onde as famílias foram abrigadas, uma oficina culinária para preparo básico de salgados. A escola promoveu, também, ações de saúde como avaliação nutricional, higienização e escovação bucal, direcionadas às crianças e aos adolescentes abrigados no local. (FOTO 1)

Escola Municipal de Saúde discute plano de educação em atenção à obesidade

A diretora da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS), em São Paulo, Ester Finguerut Serff, e representantes das áreas da Saúde do Adulto e da Atenção Básica, do Programa Nutrição Paulistana e da Subgerência de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, reuniram-se, em 10/2, na sede da EMS, para discutir o Programa de Educação Permanente que integrará a Linha de Cuidado da Obesidade e Sobrepeso, ainda em desenvolvimento.

O grupo tratou de ações abrangidas pelo plano, entre elas a contratação de especialistas para ministrar cursos, capacitações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e atendimento nos períodos pré e pós-operatório, projetos de acompanhamento da família do paciente e disponibilização de mais especialistas na atenção especializada, como endocrinologistas e cardiologistas. Ester lembrou a eficácia dos fóruns de discussão nos cursos de Educação a Distancia (EaD) na realimentação da linha de cuidado. “No fórum, a pessoa tem que participar, pois é um trabalho ativo”, destacou.

ESP-MG e Unesco firmam parceria

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é a mais nova parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segunda escola de saúde pública do Brasil a celebrar convênio com a organização internacional, a ESP-MG inicia a primeira etapa do relacionamento por meio da capacitação de sua área de gestão. O projeto de cooperação entre as instituições tem como objetivo central consolidar a escola mineira como referência na qualificação de profissionais capazes de atuar enquanto agentes de mudança das práticas e serviços do SUS. A iniciativa abrange desde o planejamento pedagógico e institucional até a revisão e definição de processos internos da escola, necessários para seu bom funcionamento. “São três pilares: consolidação da ESP-MG como referência em metodologias de gestão e planejamento; fomento da gestão de conhecimento e formação profissional; e ensino para a rede em saúde mental”, anunciou a oficial de projetos de Educação da Unesco, Mariana Alcalay. De acordo com a assistente da coordenação de Educação da Unesco no Brasil, Andreza Trentino, o projeto será realizado em quatro anos.

Etsal forma técnicos em enfermagem

A Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (Etsal), em Alagoas, promoveu, nos meses de janeiro e fevereiro, as formaturas do curso de Complementação de Auxiliar em Técnico em Enfermagem. Com 700 horas, as formações tiveram duração de 12 meses. Em 24/1, a cerimônia de formatura de 30 alunos aconteceu no município de Matriz de Camaragibe, com a presença da gerente da Etsal, Janaína Andrade, o vice-prefeito do município, Mário Melo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e demais profissionais que atuam na cidade.

Em 8/2, em Piaçabuçu, foi realizada a formatura de 27 novos profissionais. Estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Salgueiro, e o representante da Câmara Municipal, vereador Caion Castro, além de Janaína Andrade, que saudou os alunos, parabenizando-os pela conquista. No dia 14/2, em São Miguel dos Campos, 25 auxiliares formaram-se técnicos em enfermagem. A solenidade de formatura contou com a presença de representantes da Etsal, da Santa Casa de Misericórdia do município e da reitoria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), instituição a qual a escola é vinculada.

Efos inicia Especialização Técnica em Urgência e Emergência

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, promoveu aula inaugural da Especialização Técnica em Urgência e Emergência para os profissionais técnicos em enfermagem que atuam na área de Urgência e Emergência dos serviços de saúde da Grande Florianópolis. A cerimônia foi realizada no autotório da escola, em 13/2. A especialização tem carga horária de 400 horas e conta com a parceira da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Efos.

ETSUS Acre forma agentes comunitários indígenas de saúde

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), formou 200 novos agentes comunitários indígenas de saúde. Os alunos, provenientes de 18 diferentes etnias do Acre e de parte do Amazonas, concluíram a terceira etapa da formação, que contou com reuniões periódicas no município de Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul. A cerimônia de formatura aconteceu em 7 de março.

Na avaliação de Vivaldo Domingo Kaxinauwá, responsável pelo acompanhamento da saúde de 98 indígenas de 15 famílias, a qualificação evita que as pessoas saiam de suas comunidades em busca de cuidado. “Com o aprendizado, ajudamos a diminuir a transmissão de doenças nas comunidades, prevenindo gripes, diarreias, conjuntivites e pneumonias e evitando que as pessoas desloquem-se para a cidade em busca de tratamento”, observou. De acordo com Marco Brandão, diretor-presidente do IDM, a formação não muda a cultura do índio junto ao pajé ou à parteira. “Ao contrário, respeita a condição intercultural e os saberes tradicionais de cada povo”, frisou. (FOTO 2)

Escolas técnicas de Minas Gerais apontam os caminhos do cuidado de usuários de drogas

A cidade de Belo Horizonte (MG) sediou, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sua primeira Oficina Pedagógica de Tutores de Aprendizagem do Projeto Caminhos do Cuidado — para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica. O objetivo do encontro, que teve como protagonistas a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS Unimontes), foi capacitar 225 tutores de aprendizado no contexto do projeto, coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS). “Isso significará formar agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem em 853 municípios de 77 regiões de saúde mineiras”, comemorou o superintendente de Educação da ESP-MG, Rodrigo Machado.

Na abertura da oficina, em 17/2, a coordenadora de Educação Permanente do Deges, Mônica Durães, revelou que o projeto integra o programa do governo federal Crack, É Possível Vencer, lançado em 2011, e inspira-se no lema da 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental — Cuidar sim. Excluir, não! —, realizada em dezembro de 2001, tendo como meta capacitar 80 orientadores, 1.200 tutores de aprendizado e 290.760 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem até o fim deste ano de 2014. Segundo ela, o projeto em Minas Gerais foi discutido e articulado pelo grupo técnico da Comissão Intergestores Tripartite, com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems-MG), o que favoreceu a inclusão nesse processo das duas escolas da RET-SUS. (FOTO 3)

ETSUS Roraima inicia Projeto Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR), em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), promoveu a seleção de tutores e orientadores para a formação em Saúde Mental do Projeto Caminhos do Cuidado, cujo objetivo é a formação em saúde mental — com ênfase em crack, álcool e outras drogas — dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e equipes de Saúde da Família. A formação dos 11 tutores selecionados iniciou em Manaus, em 3/2, e terminou no dia 7/2, com 40 horas. Já os orientadores de aprendizagem participaram da Oficina de Formação Pedagógica, com 24 horas de aula, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 3 e 5/2.

A meta do projeto, que tem como protagonistas as ETSUS, é formar, até o fim de 2014, 868 profissionais de saúde em Roraima. Para isso, o estado será dividido em cinco áreas territoriais. A primeira engloba os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz. O território dois abarca Amajari e Pacaraima. A terceira e quarta áreas são Uiramutã e Rorainópolis. E o quinto território, com oito municípios, abrange Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Normandia. Até o segundo semestre de 2014, está prevista a conclusão de 12 turmas da formação.

IDM promove acolhimento dos alunos de cursos técnicos do Pronatec

No dia 3 de fevereiro, o Instituto Dom Moacyr (IDM), unidade que abriga a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), realizou diferentes atividades de acolhimento para os alunos dos cursos técnicos de nível médio de Rio Branco, ofertados pelo governo do estado, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  As atividades aconteceram no Centro de Formação Profissional e Tecnológica Campos Pereira e na sede da ETSUS.

Os cursos técnicos, realizados concomitantemente ao Ensino Médio, compreendem as áreas de Design de Móveis, Publicidade, Contabilidade, Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática. Além deles, há as formações em Saúde, com destaque para as áreas de Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia, Imobilizações Ortopédicas, Gerência em Serviços de Saúde, Saúde Bucal e Nutrição e Dietética, totalizando 270 alunos em Rio Branco.

ESP-CE conclui turma do Técnico em Enfermagem da Rede e-Tec Brasil

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), esteve presente, em 5/2, no município de Horizonte, à solenidade de conclusão do curso Técnico em Enfermagem da Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu no Centro Cultural Tasso Jereissati, com as presenças da vice-prefeita, Vânia Maria Dutra, da secretária de Educação do município, Dione Soares, da coordenadora de polo, Jacinta Batista, das preceptoras Ieda da Silva e Luana Nicodemos, da assessora-técnica da Dieps, Wilma Lins, e dos familiares dos alunos. Foi um momento significante para os 13 formandos, permeado de emoção e agradecimento, onde reafirmaram o compromisso de servirem à população daquele município.

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. A exemplo da ESP-CE, os cursos são ministrados por instituições públicas. (FOTO 4)

EMS forma novos técnicos em vigilância em saúde

No dia 29 de abril, a Escola Municipal de Saúde (EMS) de São Paulo promoveu a formatura das primeiras turmas do curso Técnico em Vigilância em Saúde, iniciado em novembro de 2011, nas escolas municipais regionalizadas e na própria sede da EMS. Ao longo da trajetória, os alunos contaram com docentes fixos e diversos convidados especiais. A aluna Sueli Santiago, agente de apoio de zoonoses da Supervisão de Vigilância em Saúde da Penha, observou que o curso provocou uma mudança de olhar sobre o território. Para a docente Sandra Justina, que sempre trabalhou em unidades básicas de saúde, a experiência foi enriquecedora. “Eu aprendi muito com a prática do agente de zoonoses”, revelou.

Cefor Araraquara inicia atualização em Hemoterapia

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS (Cefor) de Araraquara (SP) iniciou, em 7/2, a segunda turma do curso de Atualização em Hemoterapia. Com 136 horas, a formação conta com a participação de alunos dos municípios de Ribeirão Preto, Pontal e Taquaritinga. Segundo Isabel Gorla, coordenadora pedagógica da escola, estão previstas mais duas turmas do curso para o segundo semestre de 2014.

Entre julho e dezembro de 2013, o Cefor Araraquara realizou a primeira turma desta formação, com 22 profissionais que atuam em agências transfusionais, de bancos de sangue e medula óssea, em atenção à demanda locorregional em hemoterapia da região de Ribeirão Preto. “Esta primeira turma, considerada piloto, fomentou o interesse de gestores e dos profissionais, desencadeando na segunda turma, que iniciou em fevereiro com 24 alunos”, contou Isabel.

O Cefor de Araraquara, a partir da demanda espontânea apresentada por profissionais de nível médio, executa, ainda, na região de São José do Rio Preto, uma turma do curso Técnico em Hemoterapia, com 1.440 horas de aula, sendo 1.200 horas teóricas e 240 horas de estágio supervisionado. A formação iniciou em novembro de 2013, com 22 alunos, e tem previsão de termino em julho de 2015.

Escola de Alagoas capacita docentes e coordenadores pedagógicos

A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, em Alagoas, realizou, de 17 a 19/2, a oficina Capacitação Docente para Construção de Material Didático. O objetivo do encontro, que reuniu 15 profissionais, entre coordenadores e professores da escola, foi aprimorar a discussão em grupo para facilitar o aprendizado de forma participativa. O encontro abordou os temas dos objetivos do ensino técnico, do currículo integrado, das competências, habilidades e conteúdos adequados à realidade local e da importância da gestão participativa na relação professor-aluno. “É importante uma discussão em grupo, porque, como facilitador, o professor auxilia no aprimoramento profissional de seus alunos”, destacou o coordenador da oficina, Adailtom Isnal, lembrando que as experiências vividas pelos alunos e apresentadas em sala de aula são os aportes necessários para o crescimento profissional, uma vez que esse conhecimento não é encontrado em livros.

Ao fim da capacitação, os participantes desenvolveram mapas conceituais sobre os temas abordados, possibilitando uma visão geral das formações e auxiliando nos processos de planejamento curricular e pedagógico.

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