revista ret-sus . seções . escola em foco

Versão para impressãoEnviar por email

escola em foco
Duas décadas dedicadas à formação para o SUS

Escola da Paraíba comemora 20 anos com lançamento de um blog e participação ativa nas redes sociais.
Flavia Lima

-O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), completou, em 11 de abril, 20 anos de atividades, comemorando o aniversário em evento realizado, no dia 29, na sede da escola, em João Pessoa. A ocasião foi brindada com a mesa redonda Os desafios da Educação Profissional na concepção da educação permanente, o lançamento oficial do blog da escola (www. ceforpb. wordpress.com) e o pré-lançamento de três livros didáticos — Unidades Complementares, Complementação para Técnicos em Enfermagem e Curso Técnico em Vigilância em Saúde. “Em 20 anos, a unidade buscou aperfeiçoar-se e acompanhar os avanços tecnológicos”, frisou a diretora da unidade, Candice Chiara, em alusão ao blog do Cefor-PB que já atingiu a marca de mais de 3.300 visualizações. A nova diretora da escola, que ocupava até então o cargo de diretora pedagógica, substituindo Volmir Brutscher, que deixou a direção para dedicar-se à carreira acadêmica, contou que a proposta de criar canais virtuais encontrou justificativa na necessidade de promover maior proximidade entre trabalhadores, coordenadores, facilitadores e alunos, bem como fazer com que toda a população conheça a missão da escola.

A instituição criou, nesse sentido, perfis nas redes sociais, estando no Twitter (@CeforPB) e tendo sua fanpage no Facebook (www.facebook.com/ceforpb). “É importante ressaltar que o objetivo maior de termos perfis sociais não é, necessariamente, atrair mais público, mas, sim, divulgar as nossas ações na rede, demonstrando a potencialidade do SUS em nosso estado”, acrescentou Candice.

Em duas décadas de história, o Cefor-PB já formou 18.394 alunos e conta 3.423  profissionais em formação. “Estamos celebrando 20 anos de muito esforço e batalha, mas também de várias conquistas”, anunciou Candice, informando, ainda, que a meta é dar continuidade aos projetos iniciados e melhorar outras propostas de formação que estão por vir. “Continuaremos buscando melhorar todo o processo de trabalho, mantendo os projetos iniciados e com o pé no acelerador para os projetos futuros”, declarou. “O Cefor-PB tem a responsabilidade de formar e capacitar profissionais do SUS, promovendo o fortalecimento dos serviços de saúde, especialmente ao que se refere ao contexto sociopolítico estadual”, destacou Brutscher.

Na avaliação da secretária executiva de estado da Saúde, Cláudia Veras, a escola conquistou resultados positivos, apesar dos muitos desafios enfrentados. “O papel do Cefor-PB para a qualificação dos trabalhadores do SUS é fundamental.Todos os processos de formação, inclusive a carga horária dos cursos, têm como foco o profissional que já está inserido no trabalho”, garantiu. Segundo ela, a escola não somente tem relevância para a qualificação dos profissionais de nível médio, como também dos profissionais de nível superior. “A escola conta com vários cursos de especialização em andamento, permitindo que nossos profissionais sejam qualificados enquanto atuam”, frisou.

Trajetória

Com a missão de formar e capacitar profissionais de nível médio na área de saúde, promovendo competências e desenvolvendo habilidades para o exercício profissional dentro do mercado de trabalho, o Cefor-PB foi criado pela Lei Estadual nº 5.871, da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, em 11 de abril de 1994. “Começava naquele instante a história da instituição que passaria a ser responsável pela qualificação e formação profissional dos trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba”, recordou Candice.

A escola iniciou suas atividades na mesma década de criação da Lei Orgânica de Saúde (nº 8080/1990), buscando contemplar princípios éticos de humanização na saúde e de cidadania e contribuindo para a construção de novos conhecimentos e o fortalecimento do SUS, no âmbito estadual.

Dentre os objetivos da instituição, estão formar e habilitar trabalhadores na área de saúde, atualizar trabalhadores com novos conhecimentos e avanços da ciência, oferecer subsídios para melhoria da qualidade dos serviços de saúde, contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino, desenvolver competências, habilidades e atitudes específicas na área de saúde e desenvolver as relações interpessoais entre os trabalhadores de saúde, promovendo a valorização dos mesmos.

Foram vários cursos técnicos, aperfeiçoamentos e especializações realizados nesses 20 anos. As formações ofertadas pelo Cefor-PB nascem com o Programa de Capacitação de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em 1988, priorizando as formações técnicas e pedagógicas em Enfermagem, em função do grande contingente de atendentes na área. Destacaram-se, também, as capacitações nas áreas das doenças transmissíveis e materno-infantil, com conteúdos organizados e voltados para as ações de atenção básica à saúde, dando maior sustentabilidade à reorganização do SUS.

Entre 2011 e 2014, a escola ofertou a Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, além dos técnicos em Radiologia, Enfermagem, Vigilância em Saúde e Hemoterapia, tendo formado 1.947 profissionais para o SUS paraibano. Foram oferecidas, no mesmo período, as especializações em Política e Gestão do Cuidado, com ênfase no apoio matricial — em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) —, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde — realizada no âmbito do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS) —, Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS (Cegepe) e Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Entre 2012 e 2014, somam-se turmas dos cursos técnicos em Saúde Bucal, bem como em Hemoterapia, Vigilância em Saúde e Enfermagem, com previsão de formar mais 410 alunos. Nesse mesmo período, foram iniciadas as especializações em Linhas de Cuidado em Enfermagem — em Parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina —, Saúde da Família com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado, Gestão da Atenção Básica e de Redes Microrregionais de Saúde e Saúde da Família com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado — essas últimas três em parceria com a UFPB.

Como o trabalho não para, como frisou Candice, o Cefor-PB planeja iniciar, ainda neste ano de 2014, os cursos técnicos em Prótese Dentária e Vigilância em Saúde, para 70 profissionais, além da Especialização de Pedagogia Aplicada à Saúde, para 160 alunos.

Galeria de Fotos

Comentar