revista ret-sus . seções . escola em foco

Versão para impressãoEnviar por email

escola em foco
ETSUS Roraima ganha novas instalações

Nova sede fortalece compromisso com a formação profissional para o SUS de Roraima.
Jéssica Santos

Pedro Rodrigues da Cruz, 34 anos, é técnico em laboratório há 10 anos e trabalha em uma unidade de saúde do município de São João da Baliza, interior de Roraima.  Em 2013, como ele mesmo resumiu, sua vida mudou para melhor, ao iniciar o Curso Técnico em Hemoterapia, pela Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima. Na sua observação, a nova sede da ETSUS Roraima, inaugurada em abril deste ano, passa a oferecer também uma estrutura física bastante confortável para a realização dos estudos. “Está tudo novinho na escola. Com essa mudança, podemos ficar mais à vontade, as salas de aula são maiores, temos espaço de convivência para conversar no intervalo do almoço e mais livros na biblioteca”, descreveu o aluno, que viaja 360 quilômetros até a capital do estado, Boa Vista, para os momentos de concentração do curso.

As novas instalações, divididas em sete blocos, em área coberta de 2.540 m², contam com oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, análises clínicas, enfermagem, nutrição, farmácia e higiene bucal, além de auditórios e salas para professores, reuniões e orientação profissional, fortalecendo a missão da escola quanto à formação dos profissionais de saúde do SUS de Roraima. “A nova estrutura traz um ambiente de trabalho e de aprendizagem mais adequado, funcional, confortável e humanizado tanto para os servidores quanto para os educandos”, resumiu a diretora, Tania Soares. Segundo ela, todos são unânimes em dizer que o ambiente é bastante agradável. A construção contou com cerca de R$ 4 milhões, oriundos do governo federal.

Fortalecimento do SUS

Tania acredita que a nova sede motiva ainda mais a atuação da equipe. Por outro lado, traz desafios quanto às gestões administrativa e educacional. “Isso implica ampliação quantitativa e qualitativa da equipe, pois hoje temos uma estrutura cinco vezes maior, com vários espaços de aprendizagem”, frisou. Além disso, acrescentou, será necessário redefinir a estrutura organizacional e funcional da escola, para atender adequadamente as novas necessidades organizacionais.

O novo prédio foi inaugurado em cerimônia comemorativa, no dia 3 de abril, com a participação do governador do estado, José de Anchieta, do vice-governador, Chico Rodrigues, e do coordenador-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), Aldiney Doreto. “Este espaço traz salas de aulas adequadas para a aplicação dos princípios pedagógicos da rede e da metodologia problematizadora, além de laboratórios de prática bem equipados, que se aproximam da realidade dos trabalhadores do SUS”, ressaltou Doreto.

Atualmente, a ETSUS Roraima está com três turmas do Técnico em Hemoterapia em andamento, com 105 profissionais em formação. Iniciada em abril de 2013, com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), do Ministério da Saúde (MS), o curso, com 1.500 horas de aula, tem previsão de término em 2015.  “É uma oportunidade para crescer profissionalmente e prestar concurso como técnico em hemoterapia. Além disso, o que eu aprendo no curso melhora o dia a dia do meu trabalho”, observou Cruz.

Segundo Tânia, está também em andamento uma turma de qualificação em saúde mental do projeto Caminhos do Cuidado, cujo foco é a formação de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem no cuidado de usuários de crack, álcool e outras drogas, e uma turma do curso de Complementação de Auxiliares para Técnicos em Enfermagem, com 82 alunos. Vale citar que o Caminhos do Cuidado, sob a coordenação do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Deges, acontece em articulação com as instituições protagonistas da formação profissional para o SUS, a exemplo da ETSUS Roraima.

Às formações ofertadas pela ETSUS Roraima, soma-se o curso Técnico em Enfermagem Indígena, em fase de processo seletivo para contratação de 20 docentes. “Após a finalização de seleção, teremos uma oficina pedagógica, com 40 horas, para os profissionais selecionados. Essa oficina tem um diferencial, pois traz uma discussão sobre a questão indígena”, destacou Tania. A previsão é que a oficina pedagógica seja realizada no segundo semestre deste ano e o curso, iniciado em 2015, com 1.500 horas — 1.200 horas de aulas teóricas e práticas e 300 horas de atividades de estágio — e 39 vagas. “Nesse curso, a matriz curricular é a mesma que a do Técnico em Enfermagem. A diferença é a abordagem, pois, neste caso, são considerados os aspectos sociológicos e antropológicos da cultura indígena”, explicou.

Pela escola, criada pela Lei Estadual nº 433 de 2004, já passaram mais de dois mil alunos. Entre as formações ofertadas em dez anos, Tânia destacou o curso Técnico em Saúde Bucal. As últimas três turmas, executadas aos fins de semana, apresentaram índice bastante baixo de evasão. Segundo a diretora, 95% dos alunos concluíram o curso e desse total, 70% foram aprovados em concursos públicos do estado de Roraima e do município de Boa Vista. “Nós nos orgulhamos muito dos nossos egressos aprovados nas primeiras classificações”, informou.

Tânia lembrou, também, alguns projetos especiais em andamento na escola, a exemplo do Programa de Educação em Saúde Bucal para servidores do SUS de Roraima e do projeto ETSUS Ambiental, cujo propósito é discutir e desenvolver a educação ambiental, a responsabilidade social e o voluntariado. “A proposta é convergir esses três focos para promover uma mudança efetiva de comportamento das pessoas em relação aos espaços e patrimônio públicos, como a escola e as unidades de saúde”, explicou.

Galeria de Fotos

Comentar