revista ret-sus . seções . panorama

Versão para impressãoEnviar por email

panorama
Acre atinge meta do Caminhos do Cuidado

O Acre foi o primeiro estado a atingir a meta local de 1.736 alunos do projeto Caminhos do Cuidado de formação em saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS). Lançado em outubro de 2013, o Caminhos do Cuidado tem como meta geral capacitar 290.760 mil profissionais de saúde, entre agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica, em todo o Brasil, até o fim deste ano de 2014.

O Acre faz parte dos seis estados pilotos que iniciaram o projeto, promovido em articulação com as instituições do SUS protagonistas da formação desses trabalhadores, entre elas as escolas técnicas (ETSUS), centros formadores de recursos humanos e escolas de Saúde Pública. Segundo a coordenadora macrorregional no Acre, Kaciely de Lima Jacino, a formação no estado acontece em parceria com a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM). Dos 1.736 profissionais formados, 1.569 são agentes comunitários de saúde e 167 são auxiliares e técnicos em enfermagem.

Face à ampliação da Rede de Saúde Mental no Acre, anuncia Kaciely, até dezembro de 2014, se pretende formar mais 400 profissionais, distribuídos em sete municípios, ultrapassando a meta pactuada pela diretora da ETSUS Acre, Anna Lúcia Abreu, e pela coordenadora estadual da escola, Nazaré Figueiredo, com as gestões municipais.

Antecedendo à capacitação dos agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem, organizada em 60 horas de aula — sendo 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão —, aconteceram as formações dos orientadores de aprendizagem, por meio de uma oficina de formação pedagógica com 24 horas, e dos tutores, por meio de um curso com 40 horas de formação presencial e 80 horas de educação a distância (EaD).
 

Comentar