revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Um giro pelas escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Amapá, Sergipe, Brasília, Paraná e Acre

Efos inicia mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Escola de Formação em Saúde (Efos), realizou no dia 3 de junho a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem, sob a coordenação da enfermeira Maristela Castro. O evento foi conduzido pela gerente da escola, Leni Coelho Granzotto, que discorreu sobre a trajetória da unidade de ensino, e pelo terapeuta ocupacional Lourival Jaime Vieira Filho, que falou sobre relações interpessoais, importância do técnico em enfermagem, capacidade desse profissional de adaptar-se às diferentes realidades da saúde pública e perfil profissional necessário para oferecer aos pacientes um atendimento, ético, seguro e humanizado. O curso técnico é fruto da parceria com o Ministério da Saúde, tendo formado 44 alunos.

No dia 29 de maio, a coordenação pedagógica da Efos realizou a capacitação dos profissionais que atuarão no primeiro bloco temático do curso técnico, apresentando aos mediadores e professores a política pedagógica da escola, que tem como foco a metodologia da problematização, orientada pelo patrono da Educação brasileira, Paulo Freire (1921-1997).

 

Cefope-RN inicia segundo ciclo de formação em Saúde Mental

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (Cefope), no Rio Grande do Norte, deu início no dia 19 de maio ao segundo ciclo da formação em Saúde Mental dos agentes comunitários de saúde e técnicos e auxiliares em enfermagem da Atenção Básica, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A iniciativa faz parte do Projeto Caminhos do Cuidado, sob a coordenação do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS).

Neste segundo ciclo da formação, serão qualificados 1.081 profissionais de saúde de oito regiões de Saúde do estado. Na primeira etapa, foram qualificados 890 profissionais. O diretor do Cefope-RN, Jorge Luiz de Castro, informa que a meta é formar, até o fim deste ano, cerca de 6.700 profissionais em todo o estado, tendo como objetivos a apropriação do processo da Reforma Psiquiátrica brasileira e da política de Saúde Mental, com ênfase na rede de atenção psicossocial, na reintegração social e na cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas.

 

Técnico em Saúde Bucal: mais de 300 alunos em curso na ESP-MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) prevê formar, em dezembro de 2014, um total de 345 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal, iniciado em junho de 2013, com recursos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde. A formação envolve dez municípios, entre eles Pará de Minas, Manhumirim, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Uberlândia, Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Passos e Unaí, face à pactuação realizada com a Comissão Intergestores Bipartite do SUS de Minas Gerais, em atenção aos critérios de prioridade. Em 2013, a escola formou 288 técnicos em saúde bucal.

 

ETSUS Blumenau forma agentes comunitários de saúde

No dia 15 de maio, a Escola Técnica do SUS em Blumenau formou, somente no município, 106 agentes comunitários de saúde na primeira etapa formativa do curso técnico. A escola, que atende a 53 cidades das regiões Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) do estado de Santa Catarina, já formou 2.362 alunos, desde 2006, quando iniciou a oferta da formação inicial.

 

Etis inicia curso de Cuidadores em Saúde Mental

A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis), no Rio de Janeiro, realizou no dia 24 de abril a aula inaugural do curso Cuidadores em Saúde Mental, sob o tema A importância da inserção do cuidador em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial. A cerimônia de abertura contou com a presença das diretoras do Instituto Municipal Nise da Silveira — unidade que abriga a escola técnica —, Erika Pontes e Silva, e da Etis, Marta Barbosa, além do representante da Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ), Luiz Granato, e das palestrantes Erika Pontes e Silva, psicóloga e especialista em Saúde Mental, e Rita de Cássia Ferreira Silvério, especialista em Reabilitação Psicossocial e assessora de Residência Terapêutica da SMS-RJ. O evento foi encerrado com a apresentação do Bloco Loucura Suburbana, grupo de samba formado por internos do Instituto Municipal Nise da Silveira.

O curso, organizado em 200 horas de aula em formato de oficinas, acontece uma vez por semana e tem previsão de término em dezembro deste ano, visando formar profissionais aptos a atuarem, prioritariamente, nos serviços de Residência Terapêutica, cuja demanda é crescente desde a Reforma Psiquiátrica brasileira. São 50 alunos com o 1º grau completo e que já atuavam como cuidadores, distribuídos em duas turmas.

 

Projeto Caminhos do Cuidado é foco da Efos

A Escola de Formação em Saúde (Efos), por meio de sua Diretoria de Educação Permanente em Saúde, iniciou no dia 24 de abril mais uma turma do Projeto Caminhos do Cuidado, voltado à formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF). O grupo é composto por 40 alunos, com aulas que acontecem na sede da escola, no município de São José.

Os objetivos da formação é fazer com que o aluno aproprie-se do processo da Reforma Psiquiátrica brasileira e da política de Saúde Mental, com ênfase na rede de atenção psicossocial, na reintegração social e na cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas, bem como discutir e construir o papel do agente comunitário e do auxiliar e técnico em enfermagem da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental, conforme especificidade de cada território.

 

ESP-MG lança livro baseado em oficina popular

Cuidados em Saúde Mental: diálogos entre o MST e o SUS deu título ao livro lançado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) no dia 4 de junho, na sede da instituição. A publicação resultou da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental para populações assentadas e acampadas em projetos de reforma agrária de Minas Gerais, iniciada em 2012, a partir de parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Conseguimos mobilizar mais de 30 municípios e 140 pessoas nesse trabalho. É uma honra estarmos aqui para o lançamento de uma produção coletiva que envolveu trabalhadores do campo e a escola”, observou a diretora nacional do MST, Vânia Maria de Oliveira. “A construção de material pedagógico voltado para as práticas de saúde nos assentamentos e acampamentos é uma demanda antiga do setor Saúde do MST e que foi apresentada à ESP-MG no momento de planejamento da ação educacional”, recordou a referência técnica da escola na Oficina, Bianca Ruckert.

Segundo Bianca, o caderno traz as discussões promovidas na oficina por meio de estórias contadas por três personagens. A publicação apresenta, também, algumas receitas utilizadas por lideranças de saúde do MST nos assentamentos e acampamentos e informações sobre a atenção em saúde mental nas redes do SUS. O livro é de autoria de Ana Regina Machado, Anna Laura de Almeira, Bianca Ruckert, Marcelo Arinos Drummond Júnior e do Coletivo de Saúde do MST/Vale do Rio Doce, tendo o apoio pedagógico de Anna Laura de Almeida, Ruana Priscila da Silva Brito e Ramon Vieira de Oliveira (FOTO 1).

 

Rede nacional tem representação em encontro da RETS-CPLP

O Plano de Trabalho da RETS-CPLP 2014-2017 norteou a 1ª Reunião Extraordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP), realizada de 28 a 30 de abril, em Lisboa (Portugal). Como subestrutura da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) — cuja Secretaria Executiva está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Rio de Janeiro —, a RETS-CPLP tem como foco o fortalecimento da formação de trabalhadores técnicos em saúde de seus Estados membros — Brasil, Timor Leste, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe —, por meio da troca de experiências e desenvolvimento de conhecimento. Do encontro, participou o coordenador-geral da Rede Nacional de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), Aldiney Doreto, representando o Brasil na RETS e na RETS-CPLP.

Além do plano de trabalho para os próximos quatro anos, com vistas a ampliar e melhorar as atividades de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como os sistemas nacionais de saúde e a sua imprescindível adequação às necessidades de suas populações, os participantes trataram dos entraves e das conquistas da RETS-CPLP, de 2010 a 2013, bem como discorreram sobre os temas da atualização de diagnósticos, forma de participação das escolas e relação com os ministérios, papel dos pontos focais da rede para a continuidade do trabalho, ausência do Timor Leste, formação das redes nacionais, mecanismos de sustentabilidade e uso das tecnologias de informação e comunicação (FOTO 2).

 

ETSUS Blumenau forma técnicos em Saúde Bucal

A Escola Técnica do SUS em Blumenau (SC) formou sua 11ª turma do Curso Técnico em Saúde Bucal. A solenidade, realizada em 14 de maio, envolveu 31 alunos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) da Região da Foz do Rio Itajaí Açú. Fruto de uma pactuação com os 11 municípios que compõem a Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies) da região, o curso, cuja carga horária foi de 1.800 horas, ocorreu de maneira descentralizada e no contexto da integração ensino-serviço. O município de Penha foi sede das aulas presenciais.

 

ESP-MG focaliza ações de mobilização em humanização

O Fórum Mineiro de Humanização, realizado de 7 a 11 de abril, em Belo Horizonte, contou com a participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). Sob o tema O SUS e a mobilização social, o evento teve como objetivo fortalecer a Política Nacional de Humanização (PNH) no estado. Segundo a pedagoga da Assessoria Pedagógica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da ESP-MG, Patrícia Cássia Duarte, o fórum representou a oportunidade de a escola disparar os indicadores para a elaboração do Plano de Trabalho da PNH em Minas Gerais para o ano de 2014.

Como parceira da política desde 2006, a ESP-MG reiterou os esforços na continuidade dos trabalhos junto à equipe de Humanização de Minas Gerais, com foco na promoção de cursos de formação, na organização de eventos e no apoio à formação de núcleos de Humanização nas instituições do SUS. A escola tem a previsão de oferecer, no segundo semestre de 2014, o primeiro curso de Formação da Política de Humanização no município de Paracatu, contemplando 80 trabalhadores do SUS local, e formar o Núcleo de Humanização da ESP-MG (FOTO 3).

 

Efos comemora a Semana Brasileira de Enfermagem

Na esteira do Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, e da Semana Brasileira da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, a Escola de Formação em Saúde, em Santa Catarina, realizou a Semana Efos de Enfermagem. A programação incluiu a produção de cartazes pelos alunos do curso Técnico em Enfermagem, sob o tema Descreva sua trajetória no curso – do primeiro dia de aula até o presente momento, e a palestra Motivação e trabalho em equipe. O evento oportunizou a integração da equipe técnica, professores e alunos da Efos, reforçando a importância do profissional da Enfermagem para o SUS do estado.

 

Cefope-RN tem como foco a saúde do idoso

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde do Rio Grande do Norte (Cefope-RN) formou, em 23 de abril, mais uma turma do curso de Capacitação em Saúde do Idoso. A formação, com 170 horas de aula e quatro meses de duração, abarcou 18 profissionais de nível médio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, entre eles agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem. O curso integra o projeto Qualificando o trabalho e o trabalhador do SUS, com financiamento do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps).

A Capacitação em Saúde do Idoso é oferecida desde 2013, em diversos municípios do estado, tendo qualificado 330 profissionais de Saúde. Segundo o diretor-geral do Cefope-RN, Jorge Luiz de Castro, a formação encontra justificativa no processo de ressignificação pelo qual o cuidado com o idoso passa.

Castro lembrou que o país, atualmente, soma 20,6 milhões de idosos — o que corresponde a 10,8% da população total. Até 2060, a previsão é de o Brasil alcançar a marca de 58,8 milhões de pessoas idosas — 26,7% do total da população. Esse aumento resulta da melhoria da qualidade de vida — que deve ampliar a expectativa de vida dos brasileiros de 75 anos, em 2013, para 81 anos, em 2060. Vale citar que o Brasil ocupa a 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar a pessoas com mais de 60 anos.

 

EMS promove capacitação na plataforma Moodle

No dia 3 de junho, as coordenadoras do Curso de Qualificação em Atenção à Saúde Mental da Infância e da Adolescência, Silvana Rabello e Ianni Scarcelli, participaram de uma capacitação sobre o Moodle — software livre, de apoio à aprendizagem —, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, promovida pela Escola Municipal de Saúde (EMS). O treinamento foi realizado pelo coordenador do Núcleo de Educação a Distância da EMS, Décio Trotta.

Responsáveis, respectivamente, pelos módulos Atenção e Rede do curso que integra a Rede Sampa, Silvana e Ianni conheceram as ferramentas da plataforma Moodle, usadas durante a capacitação de docentes, realizada em julho. Segundo a técnica da Divisão de Educação da EMS, Christiane Mery, responsável pelo Plano de Educação Permanente para a Saúde Mental no município, além de elaborar os conteúdos do curso, as tutoras terão que disponibilizá-los na plataforma, sendo importante conhecer todas as possibilidades de compartilhamento de materiais. As coordenadoras participaram de mais um encontro sobre o mesmo tema, no dia 10 de junho.

 

ESP-CE promove segunda edição de encontro da Enfermagem

A importância da formação profissional técnica em enfermagem na Saúde e o valor social desse profissional para o SUS estiveram no centro do debate do 2º Encontro de Enfermagem da Educação Profissional, realizado no dia 7 de maio pela Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Sob o tema O perfil do profissional técnico em Enfermagem e a necessidade do SUS, o evento foi organizado em rodas de conversas, exposições de trabalhos e palestras.

Nessa edição, estiveram presentes a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Celiane Maria Lopes, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (Aben-CE), Eucléa Gomes Vale, entre outras autoridades da saúde e alunos do curso Técnico em Enfermagem da escola.

O encontro aconteceu na data em que se comemora, no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem — instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a Florence Nigthingale (1820-1910), enfermeira britânica conhecida por ter sido a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares, e Ana Néri (1814-1880), enfermeira brasileira e voluntária na Guerra do Paraguai. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia do Enfermeiro, por ser a data do nascimento de Florence (FOTO4).

 

ESP-MG comemora aniversário de 68 anos

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) completou 68 anos em junho. “Essa instituição traz um pouquinho da história de todo mundo que passou por aqui e que faz parte da equipe atual. São 68 anos de muita luta e de muita construção”, observou o diretor da escola, Rubensmidt Riani, citando como pontos exitosos projetos e parcerias que fazem da ESP-MG referência na formação profissional em saúde para o estado de Minas Gerais. Durante evento de aniversário, realizado na sede da ESP-MG, Riani chamou atenção para as parcerias internacionais, em articulação com o Banco Mundial. “A escola está extrapolando as fronteiras do país”, comemorou.

 

Cefor-PB forma turma pioneira do Técnico em Hemoterapia

O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) realizou, em 25 de abril, a formatura da primeira turma, com 27 alunos, do curso Técnico em Hemoterapia. Com duração de dois anos, o curso foi realizado na sede da escola, em João Pessoa. Segundo a diretora, Candice Chiara, todos os trabalhadores estão inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS) — 90% atuam na hemorrede do estado, como Hemocentro, hemonúcleos e agências transfusionais, e os 10% restantes, em laboratórios que dão suporte às agências. “A necessidade de capacitar profissionais na área da Hemoterapia encontra justificativa na expansão da hemorrede e no crescente aumento da demanda transfusional no nosso estado”, destacou. Segundo ela, desde a fundação dos hemocentros e hemonúcleos na Paraíba, nenhum curso havia sido realizado com este propósito. “Dessa forma, estes trabalhadores passam a entender melhor o que fazem no dia a dia, compreendendo o seu papel no processo do ciclo de sangue”, concluiu.

 

Escola do Amapá promove formatura de técnicos em saúde bucal

O Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, no Amapá (AP), realizou, no dia 25 de abril, a formatura de 47 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal. Foram um ano e sete meses de formação, cujo objetivo foi habilitar os servidores de nível médio sem a formação técnica que atuavam na rede de Odontologia do SUS de Macapá. Da solenidade de formatura, promovida no auditório da Universidade Estadual do Amapá, participaram o diretor da escola, Jair Donizetti de Oliveira, o secretário de estado da saúde, Jardel Adailon Nunes, a representante da Secretaria de Estado da Educação, Lúcia Furlan, o presidente do Conselho Regional de Odontologia e patrono da turma, Moises Pereira dos Santos, a coordenadora do curso e paraninfa, Maria Izabel de Souza Ávila Ramos, além de representantes dos conselhos estaduais de Saúde e de Educação.

 

Efos conclui curso de Capacitação em Endemias

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, promoveu, em 24 de abril, a aula de encerramento da Capacitação em Endemias. O curso envolveu 55 profissionais que atuam no combate a endemias e agentes comunitários de saúde dos 22 municípios da região da Grande Florianópolis. Eles foram capacitados para identificar, orientar e disseminar medidas preventivas de manutenção da saúde pública no estado. Os formandos atuarão, de forma integrada, junto às equipes de Saúde da Família, apoiando, também, as instituições de Vigilância em Saúde.

Iniciada em outubro de 2013, a capacitação somou 400 horas de aula, divididas em concentração e dispersão. O curso contou com a parceria da Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e o apoio do Ministério da Saúde.

 

ESP-CE inicia curso em Urgência e Emergência

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu, em 25 de abril, na Universidade do Parlamento Cearense, a solenidade de abertura da Capacitação em Urgência e Emergência para trabalhadores do SUS do estado do Ceará. O curso tem como objetivo capacitar quatro mil profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192) e dos postos de atendimento pré-hospitalar fixo do estado, em reconhecimento à necessidade de prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência para prevenir falhas evitáveis e diminuir a morbimortalidade relacionada à imperícia profissional.

Os selecionados, entre profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (auxiliares e técnicos em enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas e maqueiros), fazem parte da macrorregião de Fortaleza e das macrorregionais de Sobral e Cariri.

O curso está organizado em cem horas de aulas presenciais e cem horas de aulas a distância — para os profissionais de nível médio — e, para os profissionais de nível superior, 148 horas de aulas presenciais e 152 horas de aulas a distância. As atividades presenciais, baseadas na construção e na elaboração de conhecimentos segundo a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam a interação entre professor e aluno, são mediadas por facilitadores e dividem-se em aulas teóricas, discussão de casos, atividades de grupo e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis).

Fazem parte da matriz curricular as orientações do Ministério da Saúde para o Samu e os temas da regulação médica, acolhimento com classificação de risco, incidente com múltiplas vítimas, Política Nacional de Humanização, biossegurança e segurança da cena e suportes básico de vida e avançado de vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria (FOTO 5).

 

ETSUS-SE oferece duzentas vagas em cursos técnicos

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS-SE) iniciou, em 19 de maio, os cursos técnicos em Enfermagem, Vigilância em Saúde e Prótese Dentária. Ao todo, foram oferecidas 200 vagas. Segundo o diretor da unidade, Alessandro Augusto Soledade Reis, os cursos têm como objetivo formar e qualificar trabalhadores da Rede SUS Sergipe, fortalecendo o cuidado e a atenção ao usuário do sistema de saúde. “As ações em Saúde não podem ser vistas somente pelo foco do financiamento estrutural, mas também pelo prisma da qualificação de sua mão de obra. Por isso que se mostra tão relevante a atuação da escola no estado”, observou Reis.

Os cursos acontecem na unidade educacional da Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (Funesa), em Aracaju. São 120 vagas para o Curso Técnico em Enfermagem, com carga horária de 1.890 horas, organizado em três módulos. Para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, foram disponibilizadas 60 vagas. A formação compreende 1.500 horas de aula e está dividida em quatro módulos. O Técnico em Prótese Dentária, com carga horária de 1.306 horas, conta com 20 vagas e está dividido em quatro módulos.

 

Etesb finaliza Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

A cerimônia de certificação da Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), realizada em abril, envolveu 27 especialistas, entre servidores da Secretaria de Administração Pública (Seap) e da Diretoria de Saúde Ocupacional (Disoc) do Distrito Federal (DF), além de profissionais da comunidade. De acordo com a coordenadora do curso, especialista em Enfermagem do Trabalho, Célia Maísa Felipe, a especialização ajuda a reorientar o modelo assistencial de atenção à saúde do trabalhador, “além de formar profissionais na área da Saúde e Segurança do Trabalho, atentos às transformações sociais, econômicas, científicas e tecnológicas”.

A especialização, iniciada pela Etesb em junho de 2013, a partir de convênio com a Seap, baseou-se na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, cujo foco é a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações de promoção, reabilitação e vigilância na área. A escola é reconhecida por ser uma instituição de formação técnica de qualidade e por oferecer cursos de capacitação aos servidores do DF desde 1960, ano de sua criação.

 

Trabalhadores do Samu iniciam curso na EMS

A Escola Municipal de Saúde (EMS) de São Paulo iniciou, em 23 de abril, o curso de Suporte Avançado à Vida, envolvendo 25 enfermeiros e médicos recém-concursados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação, organizada em 200 horas de aulas — dividas em momentos de educação a distância (EaD) e quatro encontros presenciais —, tem como objetivo oferecer à população uma estrutura de qualidade para atendimento de casos de urgência. “O curso abarca todo o conteúdo que um médico e um enfermeiro precisam para realizar um atendimento adequado”, garantiu a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, Denise Santos Vilella. São. Esta iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e o hospital alemão Oswaldo Cruz (FOTO 6).

 

ESP-CE inicia Técnico em Vigilância em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou no dia 8 de maio uma turma do curso Técnico de Vigilância em Saúde do Ceará. A formação é fruto da parceria entre a ESP-CE, a Secretaria Estadual da Saúde do Ceará e o Ministério da Saúde, sendo descentralizada na 7ª Região de Saúde do estado, que compreende os municípios de Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba.

A formação abarca os profissionais de nível médio que atuam no campo da Vigilância em Saúde, hospitais, nas coordenadorias regionais de Saúde (CRES) e nas secretarias municipais de Saúde, além dos trabalhadores dos centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), somando um total de 40 participantes.

A diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, contou que a finalidade do curso é formar profissionais técnicos para atuarem na área, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir para a efetivação da política de promoção, proteção e recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida da população cearense.

 

Cefor Paraná promove atividades extracurriculares em Saúde Bucal

Protagonistas das atividades extracurriculares, os alunos do curso Técnico em Saúde Bucal do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (Cefor Paraná) visitaram, no dia 11 de abril, a Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Madre Antonia, onde apresentaram a palestra Saúde bucal na escola, ensinaram cerca de 100 alunos a fazer a escovação correta, contaram a história A Fada do Dente e realizaram a escovação supervisionada com flúor. O trabalho, sob a orientação da coordenadora Cristiane Maria Rotava, foi registrado no blog da escola municipal (http://ueimadreantonia.blogspot.com.br/2014/04/higiene-bucal.html).

No dia 17 de maio, em visita à Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezam, como parte do Projeto Comunidade Escola, os alunos do curso técnico abordaram o tema A Saúde Bucal e a Copa do Mundo e promoveram brincadeiras educativas, além de uma oficina de brinquedo reciclável e a escovação supervisionada.

Com 40 alunos, todos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, a turma do Técnico em Saúde Bucal iniciou o curso em junho de 2103 e se forma em dezembro deste ano. A formação tem como propósito dar qualidade aos atendimentos aos usuários do SUS, dentro dos centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), das equipes de Saúde da Família e das unidades básicas de saúde, suprindo a necessidade de profissionais de odontologia em todo o Paraná. Segundo Cristiane, o Cefor já formou cerca de 1700 técnicos em saúde bucal no estado (FOTO 7).

 

Alunos da ETSUS Acre participam de fórum internacional de saúde

Alunos do curso Técnico em Nutrição Dietética, promovido pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), participaram do 12º Fórum Internacional em Saúde, realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac), de 27 a 30 de maio, concomitantemente ao 4º Fórum de Saúde Coletiva do Acre e à 7ª Semana de Química da Ufac. “As mesas redondas foram ótimas. Aprendemos, por exemplo, sobre como os agrotóxicos e os produtos químicos, como o mercúrio, contaminam a nossa alimentação”, revelou a mediadora do curso técnico da ETSUS, Katiane Oliveira.
 

Galeria de Fotos

Comentar