revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Um giro pelas escolas de São Paulo, Pará, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina. Alagoas, Bahia e Acre


EMS-SP sedia curso de excelência no atendimento ao cidadão

Migrantes e Memórias do Atendimento ao Cidadão na Saúde foi o tema do curso realizado na Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS-SP), no dia 18 de setembro. Trata-se de uma iniciativa proposta pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com vistas a desenvolver atitudes para um melhor atendimento dos serviços públicos de saúde. “A experiência superou as minhas expectativas”, observou Ester Finguerut Serff, diretora da Divisão de Educação da EMS.

A atividade é promovida, anualmente, em todas as seis coordenadorias de Saúde de São Paulo. O objetivo é estimular a reflexão sobre a atuação profissional no ambiente de trabalho. Para tanto, o programa emprega sempre a metodologia da problematização, baseada nos princípios estabelecidos pelo educador Paulo Freire (1921-1997), tendo em vista uma melhor compreensão da realidade por parte do participante.

 

ETSUS-PA inaugura primeira turma do Técnico em Prótese Dentária

A primeira turma do curso Técnico em Prótese Dentaria da Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres, no Pará, teve início em 8 de setembro, em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia no estado. O curso, com carga horária de 1.440 horas de aula, tem o objetivo de promover a formação com base nos avanços tecnológicos e científicos da odontologia, visando uma atuação competente e construtiva junto aos odontólogos e à sociedade. A formação técnica envolve 20 profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam em um dos municípios com o Laboratório Regional de Prótese Dentária.

 

ETSUS Pará promove formação em controle do câncer do colo do útero

A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (ETSUS-PA) iniciou, em setembro, a qualificação em Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Papanicolau. O curso, iniciado pela Região de Saúde Metropolitana 1, tem uma carga horária de 40 horas, envolvendo 19 enfermeiros que atuam no SUS. O câncer de colo do útero — também conhecido por câncer cervical — é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, depois do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer cervical é o mais incidente na região Norte (23,57 casos por 100 mil habitantes). A prevenção torna-se fundamental, pois há uma fase pré-clínica (sem sintomas) da doença, na qual a detecção de lesões precursoras consegue ser feita por meio do Papanicolau. Nesse caso, as chances de cura do tumor são de 100%.

 

ESP-PE comemora primeiro aniversário como Escola de Governo

Pensando o currículo e as práticas pedagógicas na formação em saúde deu título ao Primeiro Encontro Pedagógico da ESP-PE, realizado em 4/9, no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. O evento celebrou o primeiro ano da Lei nº 15.066/2013, que instituiu a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESP-CE) como Escola de Governo, buscando integrar as ações implementadas na escola e promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas na formação dos trabalhadores do SUS do estado.

O encontro dividiu-se entre a mesa-redonda Educação Profissional e Educação Permanente em Saúde: apontamentos curriculares e práticas pedagógicas, a conferência Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco: histórico e missão na formação dos trabalhadores do SUS-PE e a apresentação As dimensões da construção do Projeto Político Pedagógico da ESP-PE, debruçando-se sobre as estratégias e experiências na formação dos trabalhadores de nível técnico e de nível superior da escola.

 

Município de São Paulo recebe Telessaúde Brasil

Instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Telessaúde Brasil Redes foi implantado no município de São Paulo, em 30 de setembro, em evento realizado na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo. Cerca de 200 trabalhadores da Saúde participaram do encontro, incluindo integrantes do Comitê Municipal de Telessaúde Redes e presidentes de hospitais e entidades parceiras, a exemplo da Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS). “O papel da escola é fundamental, uma vez que é precursora desse tipo de prática, tanto por meio do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável quanto da plataforma Moodle”, anunciou a diretora da EMS, Laura Santucci. Para ela, a experiência exitosa de educação a distância da escola só tem a contribuir com o novo programa, que prevê iniciativas de tele-educação como conferências, aulas e cursos a distância.

Um dos objetivos do Telessaúde Brasil Redes é integrar o serviço médico por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação, já que a ideia é oferecer aos trabalhadores do SUS um suporte para tirar dúvidas. Segundo especialistas do programa, a cada duas teleconsultorias realizadas, um encaminhamento do paciente a outra unidade de saúde é evitado. “Trata-se de uma mudança de concepção, que rompe com as barreiras geográficas e também com as distâncias do conhecimento”, enfatizou Paulo de Tarso Puccini, secretário municipal da Saúde em exercício.

Da abertura do evento, participaram o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário municipal da Saúde, Paulo de Tarso Puccini, o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina, e o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), Alexandre Medeiros de Figueiredo.

 

Fomento ao Curso Técnico em Prótese Dentária da ESP-CE

Os alunos do Curso Técnico em Prótese Dentária, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), passam a contar com uma maleta com mais de dez materiais e instrumentais odontológicos para serem utilizados na confecção de próteses. Esse conjunto de materiais, confiados aos alunos no dia 12 de setembro, serão usados nas aulas práticas, aperfeiçoando o aprendizado desse profissional que atua em conjunto com o cirurgião-dentista, restabelecendo a capacidade mastigatória e a estética do paciente por meio de próteses dentárias.

Fazem parte do material a maleta para transporte de materiais odontológicos, duas brocas esféricas multilaminadas (nº 7 e nº 8) de aço para peça reta, uma broca vulcanite tronco–cônica (tipo pedra montada), uma concha para cera com base segura, uma caixa com 18 lâminas de cera rosa (nº 9) para uso odontológico, uma espátula lecron e três outras espátulas (nº 7, nº 31, e nº 36).

Iniciado em 2013, o Curso Técnico em Prótese Dentária tem o objetivo de formar profissionais para atuarem nos laboratórios de prótese do Sistema Único de Saúde do Ceará, tendo em vista a necessidade dos serviços e da população (FOTO 1).

 

Alunos da Efos são classificados em concurso público

Alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola de Formação em Saúde (Efos), de Santa Catarina, foram classificados em concurso público realizado pelas prefeituras municipais de Florianópolis, São José e Palhoça. Na avaliação da escola, a conquista reforça a qualidade de ensino do curso técnico e o comprometimento de seus servidores para o sucesso das formações.

 

Alunos da ETSUS Sobral iniciam estágio em agravos da terceira idade

Alunos da Especialização Técnica em Saúde do Idoso, promovido pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral (CE), iniciaram, em novembro, os estágios referentes ao módulo Agravos da terceira idade. Essa fase da formação — destinada a 31 técnicos em enfermagem inseridos no SUS — tem como objetivo fomentar a reflexão da teoria apresentada no decorrer do curso. Os estágios acontecem nos hospitais Regional Norte e de Ensino Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

A especialização técnica, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará e iniciada em agosto, está dividida em 300 horas de teoria e 150 horas de estágios. Organizado em cinco módulos — Políticas públicas e sociais de relevância para a saúde da pessoa idosa no SUS; Humanização e acolhimento da pessoa idosa; Agravos da terceira idade; Assistência da enfermagem à pessoa idosa; e Metodologia de pesquisa —, o curso tem como objetivos formar profissionais técnicos de nível médio para desenvolver ações que visem à promoção e à prevenção da saúde do idoso, orientar os profissionais quanto aos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos em situações de cuidado com a pessoa idosa e qualifica-los para atuarem em equipes multidisciplinares quanto ao suporte em defesa da vida dessa população. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (FOTO 2).

 

Etsal forma novos técnicos em enfermagem

A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), em Maceió (AL), realizou a formatura de duas turmas do curso Técnico em Enfermagem das cidades de Murici (26 alunos) e Limoeiro de Anadia (35), nos dias 1º e 5 de setembro, respectivamente. No dia 16, foi a vez da colação de grau dos alunos da turma do município de Satuba. “A qualificação recebida pelos alunos traz maior eficiência e qualidade à assistência à saúde da população e contribui, ainda, para o crescimento social e profissional dos trabalhadores da área da Saúde”, observou a diretora administrativa da Etsal, Edelzuita Novaes.

 

ESP Iguatu realiza cursos em Vigilância em Saúde e Análises Clínicas

A Escola de Saúde Pública de Iguatu (CE) iniciou, em julho, o curso Técnico em Vigilância em Saúde. A formação, organizada em 1.200 horas de teoria e prática e 600 horas de estágio supervisionado, tem como objetivo proporcionar o conhecimento sobre as ações de inspeção e fiscalização sanitárias e de normatização relacionada a produtos, processos e ambientes. Ao todo, 30 trabalhadores, oriundos de Iguatu (17), Cariús (1), Icó (2), Piquet Carneiro (1), Cedro (2), Jucás (2) e Quixelô (1), efetivaram suas matrículas. A formação encontra justificativa na necessidade de reorientar as estratégias e modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva da população.

No mesmo mês, a escola também iniciou o curso Técnico em Análises Clínicas, visando à capacitação de profissionais para a realização de atividades relativas às análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, exames anatomopatológicos, auxílio à pesquisa e atividades em banco de sangue. São 30 trabalhadores em curso, oriundos de Iguatu (25), Acopiara (03) e Jucás (02), vinculados às 17ª e 18ª coordenadorias regionais da Saúde de Icó e Iguatu. A formação está organizada em 1.200 horas de teoria e prática e 600 horas de estágio supervisionado.

 

EFTS promove segunda etapa do curso técnico em ACS

Em 2012, a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), na Bahia, deu início à segunda etapa formativa do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, envolvendo os agentes que concluíram a primeira etapa, realizada entre os anos de 2007 e 2012. Fazem parte dessa iniciativa os municípios de Abaíra, Andaraí, Barra do Rocha, Boninal, Itajuípe, Rui Barbosa e Cordeiros, onde a formação já foi concluída, e Conceição do Almeida, Chorrochó, Itajuípe, Marcionílio Souza, Mutuípe, Pintadas, Retirolândia e Santa Luz.

Essa segunda etapa conta com recursos remanescentes do primeiro módulo, descentralizados pelo Ministério da Saúde por meio da Política de Educação Permanente em Saúde. Segundo a diretora da EFTS, Maria José Camarão, a expectativa é conseguir oferecer o curso completo, dividido em três etapas formativas, sendo a primeira de 400 horas e as demais de 520 horas. “Esse foi um compromisso da atual gestão no estado, e a categoria vem lutando por isso”, recorda.

 

ESP-CE realiza curso em vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Cres) da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, promoveu, de 20 a 24 de outubro, a primeira edição do Curso Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. A formação, com 40 horas de aula, envolveu profissionais de nível médio e superior que atuam nos serviços de Vigilância Ambiental dos municípios cearenses e na Cres.

O curso teve o objetivo de contribuir para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que possibilitem a utilização e a aplicação de medidas ou ações para a prevenção e diminuição dos fatores de riscos à saúde humana e ao ambiente associados ao uso dos agrotóxicos, encontrando justificativa nos índices de consumo do produto. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo e, somente em 2010, utilizou mais de 800 milhões de litros de agrotóxicos em suas lavouras. Segundo estudos científicos, cada brasileiro ingere 5,2 litros de agrotóxicos por ano.

 

EMS promove formação técnica em Vigilância em Saúde

A Escola Municipal de Saúde (EMS), em São Paulo, reiniciou as atividades do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, que envolve 176 agentes de zoonoses das Supervisões de Vigilância em Saúde. Entre as atividades realizadas, destacou-se a Campanha de Vacinação Antirrábica, por meio da qual os alunos colocaram em prática, no próprio ambiente de trabalho, alguns conceitos abordados durante o curso, cujo objetivo é ampliar a visão dos profissionais no território, a partir da integralidade das ações.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Departamento de Gestão de Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). O encerramento das atividades iniciadas neste ano está previsto para 2016 (FOTO 3).

 

ETSUS Acre promove formação técnica em enfermagem para indígenas

Em Santa Rosa do Purus, indígenas de várias aldeias do Acre — a maioria da etnia Kaxinauwá — fazem parte do Curso Técnico em Enfermagem ofertado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. “Quando terminar o curso, pretendo trabalhar na minha aldeia, pela saúde do meu povo”, revelou Tancredo Prado Kaxinauwá. Ele faz o ensino médio concomitantemente ao curso técnico, levando um dia de viagem de barco para se deslocar de sua aldeia para o município de Santa Rosa de Purus. De acordo com o indígena, em sua aldeia há mais de 150 habitantes, com grande necessidade de acompanhamento em saúde, sobretudo, a crianças e idosos.

Além do curso técnico em enfermagem, a ETSUS Acre realiza a formação de agentes comunitários de saúde indígenas. Somente em 2014, a escola formou mais de 200 agentes. “É um trabalho diferenciado que requer maior investimento e preparação de profissionais e insumos, por meio do qual o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade da saúde do indígena no Acre,” enfatizou Rita Paro, diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr, a quem a ETSUS Acre está vinculada pela Secretaria Estadual de Educação (FOTO 4).

 

ETSUS Pará promove curso de Segurança do Paciente

A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (ETSUS-PA), em parceria com Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, realizou, em setembro, o Curso Gestão de Risco e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. O objetivo da formação, que envolve 66 servidores da Secretaria Estadual de Saúde, é tratar das legislações vigentes e das iniciativas referentes à segurança do paciente, evidenciando as principais ferramentas da gestão de risco. O curso teve carga horária de 16 horas, tendo como público-alvo gestores de saúde, enfermeiros, médicos, nutricionistas e farmacêuticos.

 

ETSUS Acre participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Alunos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre) participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada de 13 a 19 de outubro em todo o território nacional, sob o objetivo de difundir temas relacionados à ciência e mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno do tema.

Em Rio Branco, o evento foi realizado na Praça da Juventude, onde os alunos da ETSUS realizaram, de 14 a 17 de outubro, oficinas, palestras e ações educativas sobre gerência de saúde, planejamento familiar, desenvolvimento embrionário e gravidez de alto risco, promoveram caminhadas e alongamento aeróbico e apresentaram alguns equipamentos laboratoriais da área de Análises Clínicas (FOTO 5)

 

ESP-CE realiza curso em vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Cres) da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, promoveu, de 20 a 24 de outubro, a primeira edição do Curso Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. A formação, com 40 horas de aula, envolveu profissionais de nível médio e superior que atuam nos serviços de Vigilância Ambiental dos municípios cearenses e na Cres.

O curso teve o objetivo de contribuir para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes que possibilitem a utilização e a aplicação de medidas ou ações para a prevenção e redução dos fatores de riscos à saúde humana e ao ambiente associados ao uso dos agrotóxicos, encontrando justificativa nos índices de consumo do produto. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo e, somente em 2010, utilizou mais de 800 milhões de litros de agrotóxicos em suas lavouras. Segundo estudos científicos, cada brasileiro ingere 5,2 litros de agrotóxicos por ano.
 

Galeria de Fotos

Comentar