revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Um giro pelas escolas de Santa Catarina, Maranhão, Vitória, São Paulo, Ceará, Goiás, Acre, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul


ETSUS Blumenau apoia a formação de cuidadores domiciliares

A Escola Técnica do SUS em Blumenau realizou, em 18 de novembro, o encerramento dos encontros de Educação Permanente ao Cuidador Domiciliar, vinculado ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde.  O evento contou com a participação dos cuidadores e seus familiares, bem como da equipe do SAD e da escola.

Na avaliação dos alunos, os encontros possibilitaram reflexões sobre suas vivências, favorecendo a integração do grupo e a ampliação do vínculo com as equipes da Atenção Domiciliar e da Atenção Básica. Conhecer os espaços da rede de serviços e de controle social foi também destacado como ponto favorável dos encontros.

Desde 2013, a ETSUS Blumenau apoia essa ação, em parceria com o SAD, tendo como foco o processo saúde-doença, as políticas sociais, a importância do processo de trabalho e a organização de atividades diárias para o cuidado e o autocuidado. Em 2014, a escola formou uma turma com 20 cuidadores domiciliares, que participaram de 27 encontros, totalizando 90 horas de aula. Os mediadores foram os profissionais da atenção domiciliar e da ETSUS, garantindo o conhecimento da realidade social desses profissionais e colaborando na discussão das necessidades apresentadas.

A atenção domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Segundo a Portaria nº 963, de 27 de março de 2013, a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar tem a atribuição de “identificar e treinar os familiares e/ou cuidador dos usuários, envolvendo-os na realização de cuidados, respeitando os seus limites e potencialidades”.
 

ETSUS-MA prepara mais uma turma de tutores do Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva, em São Luiz (MA), promoveu, em janeiro, a 5ª Oficina de Formação de Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado. Participaram dessa ação 30 profissionais da área da saúde, com experiência na Atenção Básica e/ou em Saúde Mental das regionais de Rosário, Viana, Pedreiras, Zé Doca, São João dos Patos, Presidente Dutra e Balsas.

Segundo a diretora da escola, Dayana Dourado, a atividade teve como finalidade ampliar o número de tutores que irão capacitar os agentes comunitários de saúde e os técnicos em enfermagem para atuarem nos 216 municípios do estado. O projeto, coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Ministério da Saúde, tem como foco o cuidado de usuários de crack, álcool e outras drogas e conta, no estado, com a parceria da ETSUS-MA.
 

ETSUS Vitória encerra atividades do Programa Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória), no Espírito Santo, encerrou em 12 de dezembro de 2014 as atividades do Caminhos do Cuidado. O encontro reuniu alunos, gestores municipais, tutores, orientadores, educadores, coordenação nacional e toda a equipe da coordenação estadual do projeto.

De acordo com a coordenadora técnica, Elzimar Evangelista Peixoto, o projeto foi realizado em todos os 78 municípios do estado, com o percentual de 91% de concluintes. Ela apresentou dados sobre a oferta de 5.900 vagas, ultrapassando a meta inicialmente prevista. “O projeto Caminhos do Cuidado é motivo de muita satisfação para toda a equipe. Foi concluído em clima de muita emoção, alegria e com a certeza de que foi possível disparar um importante movimento de aproximação entre a Atenção Primária e a Saúde Mental”, ressaltou. (FOTO 1)
 

Núcleo de apoio às ETSUS de São Paulo tem como foco as secretarias escolares

O Núcleo de Apoio às Escolas Técnicas de Saúde do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, promoveu, em novembro de 2014, a Oficina para as Secretarias Escolares dos seis Centros Formadores de Pessoal para a Saúde (Cefor) — Araraquara, Assis, Franco da Rocha, Osasco, Pariquera-Açu e São Paulo. O encontro teve como objetivo diagnosticar a situação das secretarias escolar e administrativa das escolas, promovendo a integração entre os setores. (FOTO 2)
 

ESP-CE forma novos técnicos em enfermagem

No dia 28 de novembro, 140 alunos do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) concluíram a formação, com carga horária de 1.200 horas, divididas entre teoria, prática e estágio supervisionado. O curso, realizado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da escola faz parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde. Os alunos são trabalhadores do SUS dos hospitais Infantil Albert Sabin, Waldemar de Alcântara, Geral Dr. César Cals, Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), Geral de Fortaleza e São José, Centro de Saúde Escola Meireles e Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.

O curso propõe-se a formar profissionais para atuarem em todos os níveis da atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação, relacionadas ao processo saúde-doença, bem como os cuidados na área em atenção às necessidades de saúde dos pacientes clínicos, cirúrgicos e da comunidade em todas as faixas etárias. Para a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, a formação desses alunos representou mais um desafio superado pela equipe pedagógica.

 

ESP-CE forma novos técnicos em Saúde Bucal

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizou, em dezembro de 2014, a cerimônia de formatura de 55 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal, com a presença de amigos e familiares, autoridades da escola e da rede de Saúde do Ceará. Na avaliação da coordenadora da formação, Elis Regina, o momento foi de celebrar a conquista. “Tenho a alegria de ter contribuído nesse processo que, sem dúvidas, refletirá na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse.

A ESP-CE amplia cada vez mais a oferta diversificada de cursos técnicos, qualificando os trabalhadores quanto ao cuidado e ao apoio ao diagnóstico no SUS. Já são mais de 30 mil profissionais de nível médio formados pela escola. Desse total, 298 na área da Saúde Bucal. O curso, realizado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da escola, faz parte da Política Nacional de Educação Permanente e do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde.
 

CEP Saúde forma novos profissionais docentes

O Centro de Educação Profissional de Saúde da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Cep Saúde) promoveu, no segundo semestre do ano passado, quatro edições da Capacitação Pedagógica para Instrutores/Supervisores da Saúde, formando 120 profissionais de nível superior. Eles atuarão como docentes e coordenadores dos cursos de Auxiliar em Saúde Bucal, Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Qualificação em Atenção à Pessoa Idosa e Especialização Técnica em Gerontologia para Técnicos em Enfermagem. (FOTO 3)

A capacitação é composta por 40 horas de aula, por meio das quais são abordados os processos de aprender e ensinar e as metodologias ativas de aprendizagem, com ênfase no Arco de Maguerez. Elaborada na década de 1970 e tornado público por Bordenave e Pereira a partir de 1977, a metodologia é aplicada como um caminho de educação problematizadora, inspirada no educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997). O Arco de Maguerez desenvolve-se por meio de cinco etapas: observação da realidade (formulação do problema); definição dos pontos-chave; teorização; hipóteses de solução; e aplicação à realidade (prática).

 

ETSUS Blumenau inicia de formainédita curso de libras

A Escola Técnica do SUS de Blumenau deu início, de forma inédita na RET-SUS, ao projeto Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A turma conta com profissionais de sete áreas da saúde do município. A iniciativa tem o objetivo de atender os profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e, posteriormente, todos aqueles que tenham interesse em fazer o curso. A formação acontece uma vez por semana, totalizando seis encontros de três horas.

Segundo a diretora da escola, Claudia Lange, o curso resulta de uma necessidade revelada pelos próprios profissionais das equipes de Atenção Básica do SUS de Blumenau. “Essa primeira turma surge de regiões onde temos o maior número de deficientes, mas a ideia é que todos que tenham interesse sejam abarcados” anunciou. (FOTO 4)
 

EMS promove debate sobre vínculos na atenção à saúde mental

Saúde Mental na Atenção Básica – Vínculos e Diálogos Necessários deu título ao seminário promovido pela Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS), em novembro de 2014, na capital paulista. O evento, cujo objetivo foi favorecer a integração e a articulação entre os diversos serviços de saúde, a fim de contribuir para a efetivação da Rede de Atenção Psicossocial no município de São Paulo, reuniu cerca de 700 trabalhadores de nível médio e superior que atuam nas redes Básica, Psicossocial e Hospitalar, bem como no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Organizado em oficinas temáticas, onde cada Coordenadoria Regional de Saúde expôs um tema, o seminário buscou abordar as demandas e as necessidades dos usuários de substâncias psicoativas e a importância da manutenção dos vínculos sociais e familiares e da minimização do sofrimento psíquico. O evento foi encerrado com a conferência do psicoterapeuta e sanitarista do Ministério da Saúde, Marcelo Pedra Martins Machado, sobre o tema Atenção Básica como organizadora do cuidado em saúde mental.

 

EMS realiza seminário sobre o curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

O 1º Seminário do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana foi realizado em 1º de dezembro de 2014 pela Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS).  Transmitido ao vivo pela Rede São Paulo Saudável, o evento contou com a participação do médico Jorge Machado, do Ministério da Saúde, da fonoaudióloga Simone Alves dos Santos, coordenadora estadual do curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, e do médico Ricardo Menezes, coordenador da área técnica da Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de São Paulo (SMS-SP). Os palestrantes responderam às questões enviadas por e-mail, por telefone e pelos alunos presentes no auditório da escola.

A especialização tem como objetivo sensibilizar os profissionais para a necessidade de diagnosticar e notificar de forma rápida, completa e correta os casos relacionados às doenças e acidentes de trabalho. Segundo dados da SMS-SP, ainda são inúmeros os casos de hospitais, prontos socorros e ambulatórios que falham nesse quesito. Problemas como transtornos mentais, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses, dermatoses e câncer estão entre as doenças mais prevalentes.

Participaram do evento cerca de 250 profissionais que atuam nas coordenadorias regionais de saúde, na Autarquia Hospitalar Municipal, no Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, no Hospital do Servidor Público Municipal, na Coordenação de Vigilância em Saúde e em outros serviços da SMS-SP, além de funcionários do Departamento de Saúde do Servidor e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

ETSUS Sobral apresenta Especialização em Saúde do Idoso

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (ETSUS Sobral), no Ceará, deu início, no ano passado, à primeira turma da Especialização Técnica em Saúde do Idoso, com 30 alunos matriculados. O curso conta com recursos do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Educação Permanente, e está organizado em 450 horas de aula (300 horas destinadas à teoria e 150 horas de estágio supervisionado). Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maria José Galdino Para Maria José, a formação tem o objetivo de aperfeiçoar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Compreendendo que a população está em processo de envelhecimento, achamos que a ação é bastante importante para o SUS”, justificou.

 

ETSUS Acre ultrapassa meta do Caminhos do Cuidado

A formação de agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem do projeto Caminhos do Cuidado — cujo foco é o cuidado de usuários de crack, álcool e outras drogas — foi encerrada, em dezembro, no Acre. O projeto contou no estado com a parceria da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC). A meta, na região, era capacitar 1.736 profissionais. No entanto, a escola alcançou a marca de 1.900 agentes comunitários de saúde e 200 técnicos em enfermagem, nos 22 municípios acreanos. “O Acre foi o primeiro estado a atingir a meta inicial. Com isso, foi possível fazer mais do que o previsto”, comemorou a coordenadora da macrorregional Nordeste do projeto, Kaciely Jacino. (FOTO 5)

 

Alunas das EFTS propõem projeto de lei à Câmara Municipal

Foi encaminhado, em novembro de 2014, à Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, na Bahia, projeto de lei que institui o mês Fevereiro Verde. A proposta visa a reduzir os índices de gravidez na adolescência e a fortalecer o planejamento familiar. A ideia surgiu das agentes comunitárias de saúde Valdelice Monteiro e Teodora Ferreira, egressas do curso de Redução da Mortalidade Materna e Infantil, para agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem da Atenção Básica, realizado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, na cidade baiana.

As alunas inspiraram-se no Projeto de Lei Municipal nº 512/2011, que define a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que deverá acontecer uma vez por ano. A data, segundo a coordenadora do curso, Silvia Alves Ferreira Carneiro, que levou a proposta das agentes adiante, encontra justificativa no fato de ser o mês de fevereiro período de férias e carnaval para a maioria dos jovens, estando eles focados na diversão. Já o verde remete à maturação dos adolescentes à sexualidade.

 

ETSUS Blumenau e EMS em ação pelo fim da violência contra as mulheres

Imbuída na campanha mundial 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher, realizada em mais de 150 países, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, a equipe da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) Blumenau promoveu debates sobre o tema nas turmas de cursos em andamento. Fruto dessa iniciativa, os alunos do curso Técnico em Saúde Bucal produziram um painel temático, lembrando, também, outras datas afins e próximas ao Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher, comemorado em 25/11, como o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o Dia Mundial de Combate a Aids (1º/12) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Na mesma direção seguiu a Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS). Para marcar as celebrações do Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher e a campanha mundial, a EMS e a Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram, no auditório do Centro Universitário São Camilo, em novembro de 2014, o seminário Direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à violência contra mulheres nos serviços de saúde. O evento, cujo objetivo foi sensibilizar os trabalhadores sobre o tema, a fim de promover o acolhimento qualificado de vítimas de violência doméstica e sexual, nas próprias unidades básicas de saúde, contou com a participação de mais de 100 profissionais.

Foram discutidas diversas temáticas em torno da campanha, com destaque para as políticas públicas de saúde da mulher, a violência de gênero, o atendimento a vítimas na rede municipal de saúde, os direitos reprodutivos e as violências presentes no cotidiano do atendimento. A médica Karina Barros Cálice Batista, responsável pela Coordenadoria Regional Sudeste (CRS-Sudeste) da SMS, apresentou o mapeamento dos serviços que atendem pessoas em situação de violência sexual. Segundo ela, é necessário que os profissionais da saúde tenham um olhar mais apurado na hora do atendimento. “Muitas vezes o paciente chega aos serviços de saúde com inúmeras queixas, sem saber identificar ao certo o problema. Por isso, a sensibilidade do profissional é essencial, tendo em vista que se trata de uma intervenção social e que necessita também de políticas públicas específicas”, destacou. Coube a Jacqueline Isaac Brigagão, docente do curso de obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP) Leste, apresentar a palestra Os direitos reprodutivos e as violências presentes no cotidiano do atendimento. “Antes de se combater a violência no cotidiano dessas mulheres, é indispensável olhar para a violência presente nos próprios serviços de saúde, decorrente, muitas vezes, do despreparo dos profissionais”, observou.

O seminário deu início, ainda, ao projeto Capacitação em Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violência de Gênero, para as equipes das unidades básicas da CRS-Sudeste. Iniciativa da SMS e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) de São Paulo, o curso é destinado aos profissionais de níveis básico, médio e superior. Ana Lucia, médica obstetra e assessora da SMPM, e Ester Finguerut, diretora da Divisão de Educação da EMS, apresentaram a estruturada da capacitação, organizada em 68 horas e subdividida em seminários, oficinas e rodas de conversas. As atividades estão programadas para 2015.

 

ETSUS Maranhão em atividades pelo estado

A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS-MA), realizou no fim do ano passado, no município de Imperatriz, a capacitação para os novos facilitadores dos cursos de Agente de Combate às Endemias e Técnico em Vigilância em Saúde. São cinco turmas da formação de agente de combate às endemias, cujo foco é preparar o profissional para atuar na vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, e três turmas do Técnico em Vigilância em Saúde, com vistas a desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias, aplicar normatização relacionada a produtos, processos, ambientes e serviços de interesse da saúde e investigar, monitorar e avaliar riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente.

Nos municípios de Palmeirândia e Cajari, a escola realizou a conclusão de três turmas do curso Atenção Primária em Saúde Materno Infantil, além das turmas de Atenção Primária em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde, em São Francisco do Maranhão, Araioses, Presidente Sarney, Esperantinópolis e Arari. Além dessas ações, a ETSUS-MA deu início, no fim de outubro, ao curso Técnico em Saúde Bucal, com 38 alunos. A formação conta com discentes dos municípios de Barreirinhas e Humberto de Campos.

 

ETSUS Blumenau focaliza a integração ensino-serviço

Alunos do curso Técnico em Saúde Bucal, da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) Blumenau, participaram de aula especial, no Museu da Água do município, em 18 de novembro de 2015, onde vivenciaram a teoria e a prática. Alunos, professores e coordenadores do curso conheceram o espaço no contexto pedagógico de aproximação e de integração ensino e serviço, conferindo temas abordados no curso como fluoretação, sustentabilidade, qualidade da água, prevenção, cuidados, cárie dentária e epidemiologia. Na avaliação feita pelo grupo, o momento contribuiu positivamente para o processo de ensino e aprendizagem. (FOTO 6)

 

Alunos do Aperfeiçoamento em Combate às Endemias em visita técnica

Alunos do curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para os Agentes de Combate às Endemias, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realizaram, em janeiro, uma visita técnica à Unidade de Ultra Baixo Volume (UBV), responsável pelo combate de mosquitos transmissores de doenças. A atividade complementa os conteúdos vistos em sala de aula sobre saúde do trabalhador e controle químico, inerentes ao terceiro módulo da formação, além de preparar os discentes para o serviço. “Essa visita amplia nossa visão de trabalho”, observou Fernando Mota, aluno do curso e servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O curso, realizado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP-CE em parceria com as secretarias de Saúde do Estado (Sesa) e Municipal de Fortaleza, financiado pelo Ministério da Saúde, acontece de forma presencial, com uma carga de 180 horas, dividida em momentos de concentração e dispersão. São quatro unidades didáticas: Organização do SUS e o trabalho do agente de combate às endemias; Vigilância em Saúde; Saúde do trabalhador e controle químico; e Programas e ações para prevenção e controle de endemias. Participam da formação 240 profissionais, divididos em oito turmas. (FOTO 7)

 

EFTS promove a formatura de técnicos em saúde bucal em Nordestina

A Escola de Formação Técnica em Saúde Prof Jorge Novis (EFTS), na Bahia, promoveu em 25 de novembro, na cidade de Nordestina, a cerimônia de colação de grau dos novos técnicos em saúde bucal. O curso, iniciado em julho de 2012, seguiu a proposta da descentralização e da integração ensino-serviço-comunidade, em consonância com a Política de Educação Permanente em Saúde. Na avaliação de Maria José Camarão, diretora da EFTS, o curso, ao qualificar trabalhadores que atuam no SUS, beneficia a qualidade do atendimento em Saúde Bucal aos moradores do município.

 

ETSUS Blumenau recebe equipe técnica do Haiti

A Escola Técnica do SUS em Blumenau recebeu, no fim do ano passado, a visita da equipe da Escola Técnica do Haiti, que veio conhecer o trabalho e as experiências de formação da instituição. A escola já havia participado de cursos de Capacitação Pedagógica para Professores do Ensino Técnico em Saúde no contexto de uma cooperação entre Brasil, Cuba e Haiti. (FOTO 8)

 

ESP-MG celebra a formatura de técnicos em Saúde Bucal

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) celebrou, em janeiro, o encerramento de mais um ciclo de formação do curso Técnico em Saúde Bucal. As 35 alunas recém-formadas são das cidades de Uberlândia, Prata, Monte Alegre, Monte Carmelo, Patrocínio, Araguari, Douradoquara, Indianópolis e Tupaciguara. Entre 2014 e 2015, a escola habilitou mais de 300 técnicos em 150 municípios mineiros.

O curso teve duração de 15 meses, com uma carga total de 1,3 mil horas. A formação é voltada para o trabalho das equipes na Atenção Básica, com foco na Estratégia Saúde da Família, possibilitando aos profissionais que atuam no SUS aprimorar competências necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

Dentre os conteúdos estudados, destacam-se os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, princípios e normas de biossegurança, higiene, saúde pessoal e ambiental. “Aprendemos a ouvir e entender, [aprendemos] que paciência, persistência e humildade superam tudo”, resumiu a aluna Ana Maria Rastrelo Borges.  “A integração entre professores e colegas da região foi de extrema importância para aprendermos as normas do SUS, como também saber o porquê das cobranças e o cumprimento das normas, para beneficiar a população com uma melhor saúde bucal”, acrescentou a formanda Landina Cristina de Paula, do município de Patrocínio.

 

Mato Grosso do Sul sedia encontro da Rede Unida com a participação das ETSUS

Pela primeira vez, o estado de Mato Grosso do Sul sediará a 12ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, a ser realizado em março de 2016. Como parte do evento, nos dias 13 e 14 de novembro de 2014, na Universidade Católica Dom Bosco, aconteceu o Encontro Regional da Rede Unida, que oportunizou a realização de duas oficinas específicas para os trabalhadores de saúde de nível médio.

Sob o tema A formação técnica do agente comunitário de saúde, a primeira oficina teve como palestrante a pedagoga e diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília, Ena de Araújo Galvão. A segunda oficina, intitulada O protagonismo dos profissionais técnicos de nível médio no SUS: desafios e possibilidades, foi conduzida por Ewângela Aparecida Pereira, assessora pedagógica da Escola Técnica do SUS Profª Ena de Araújo Galvão (ETSUS-MS), e Sílvia Helena Mendonça de Moraes, da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Mato Grosso do Sul.  Além das oficinas, o encontro contou com painéis e uma mostra fotográfica.

 

ETSUS Sobral encerra o ano de 2014 com encontro da Cies

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), em Sobral (CE),  participou em dezembro de 2014 do último encontro do ano da Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies) da macrorregião de Saúde de Sobral. Estiveram presentes representantes das áreas de Formação, Atenção, Gestão e Controle Social. O momento foi de pactuações, avaliação e reafirmação  dos compromissos inerentes à Política Nacional de  Educação Permanente em Saúde (Pneps). A escola aproveitou para socializar, rediscutir e planejar as ações de educação profissional em saúde. (FOTO 9)
 

Galeria de Fotos

Comentar