revista ret-sus . seções . panorama

Versão para impressãoEnviar por email

panorama
Edição da PNS reflete perfil da saúde da mulher e da criança

Lançado em agosto, o Volume 3 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) traz os resultados relacionados à saúde das pessoas com deficiências, funcionalidade de idosos, saúde da mulher, assistência pré-natal e ao parto, além de cuidados de saúde a crianças com menos de dois anos de idade. Um percentual de 97,4% das mulheres que tiveram partos nos dois anos anteriores à coleta de dados tiveram acompanhamento pré-natal. Em relação à modalidade de parto, o estudo aponta que apenas 45,3% das mulheres tiveram filhos por meio de parto vaginal — bem abaixo do parâmetro estabelecido como ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 85%.

Na questão da saúde das mulheres, a pesquisa mostra que os exames preventivos para câncer de colo do útero superam expectativa da OMS, chegando a 79,4% a proporção de mulheres que realizou o exame no período da PNS. Já o exame de mamografia cobre 60% da população feminina. No que diz respeito à saúde dos idosos, 17,3% têm dificuldades para realizar atividades instrumentais da vida diária.

A PNS aponta, ainda, que 6,2% de toda a população brasileira têm alguma deficiência, podendo ser física, intelectual, visual ou auditiva, o que representa um universo de quase 12 milhões de pessoas que requerem políticas públicas adequadas. Mais de 30% das crianças consomem refrigerantes ou sucos artificiais antes dos dois anos de idade. A mudança nos hábitos alimentares precupa o Ministro da Saúde. Em relação aos hábitos das crianças, a pesquisa revela que 61% já consomem alimentos com muita quantidade de açúcar, como bolos, biscoitos e doces. Em adultos, as aferições apontam excesso de peso em mais da metade da população feminina e masculina, além 16,8% de obesidade entre homens e 24,4% em mulheres.

A PNS é um inquérito domiciliar, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a coordenação da pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Lis/Icict), Celia Landmann Szwardwald. Mais informações em www.pns.icict.fiocruz.br.
 

Comentar