revista ret-sus . seções . em rede

Versão para impressãoEnviar por email

em rede
Ferramenta de democratização da formação em saúde

Plataforma virtual de aprendizagem beneficiará mais de 3,5 milhões de profissionais de saúde, em especial as ETSUS.

Katia Machado
 

Ampliar e democratizar o acesso à formação em saúde, especialmente à educação profissional técnica de nível médio. Esse é o principal objetivo da Plataforma AVA-SUS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS), lançada pelo Ministério da Saúde (MS), em 14 de setembro. Trata-se de um espaço virtual de aprendizagem, voltado para a qualificação da formação, gestão e assistência no SUS. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deverá beneficiar cerca de 3,5 milhões de pessoas que atuam na área da saúde, em especial profissionais formados pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS). “A plataforma é muito importante para que o Ministério da Saúde possa apoiar estados e municípios quanto à educação permanente”, anunciou o titular da Sgtes/MS, Hêider Pinto.

Para Hêider, o AVA-SUS destaca-se pela sua “plasticidade”, permitindo que trabalhadores e gestores de diferentes serviços aprendam, ensinem e troquem experiência, e por disponibilizar extenso acervo, relativo a processos de especialização e formação que o MS financiou nos últimos anos, produzido especialmente pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e outras instituições de ensino, além de otimizar recursos, uma vez que a plataforma não precisa ser custeada por cada município ou estado.

Mídias integradas

Os módulos educacionais que integram o ambiente são compostos por diversas mídias (textos, áudios e vídeos), abordando temas clínicos e de organização do processo de trabalho elaborados em grande parte por instituições de ensino da UNA-SUS. Por meio da ferramenta, os alunos receberão certificado de curso livre por cada módulo educacional concluído e, além dele, a certificação de aperfeiçoamento, à medida que concluam um mínimo de 180 horas de realização de módulos educacionais. “O AVA-SUS é uma grande plataforma de aprendizagem adequada às necessidades do SUS, que beneficiará milhões de profissionais, por meio de acesso à formação de qualidade para todo o território nacional”, garantiu o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS), Alexandre Medeiros.

A plataforma permite, ainda, que os alunos acompanhem seu próprio processo de aprendizagem e visualizem os módulos concluídos. A ideia é que eles possam receber, também, sugestões de módulos educacionais, conforme perfil individual. “O AVA-SUS será uma grande ferramenta para o nosso SUS. Uma integração em todo o território, com acesso para nossos profissionais e uma oportunidade de estarmos conectados com todo o país”, destacou a conselheira nacional de saúde, Maria Arindelita Neves.

Na observação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, a plataforma servirá, ainda, para a oferta de processos de educação permanente propostos pela própria gestão municipal. “Acho que é importante fazer uma parceria e pensar a gestão municipal. Poderíamos ampliar a plataforma para todo o sistema de saúde”, recomendou, firmando em seguida compromisso de cooperação com o MS e a UFRN para que os municípios possam produzir seus próprios processos de educação permanente utilizando o AVA-SUS.

Potencialidades

O AVA-SUS poderá ampliar a capacidade de formação das escolas técnicas do SUS (ETSUS), hoje responsável por apenas 3% da formação técnica no Brasil, em vista de problemas relacionados à infraestrutura predial, corpo docente reduzido, dentre outros. Isso porque a nova plataforma se apropria de atributos da RET-SUS, como a problematização, o ensino inclusivo, o trabalhador como ponto focal, a humanização e o trabalho em rede.

Na avaliação da diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e representante da Região Centro-Oeste na RET-SUS, Ena de Araújo Galvão, presente ao lançamento, o ambiente surge como uma rica possibilidade de difusão e compartilhamento de conhecimentos, ações e projetos entre as escolas da Rede, por meio de ferramentas colaborativas como chats, fóruns e wikis (termo utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo). “O AVA-SUS representa a porta de saída do trabalho isolado e a entrada no espaço de interação em tempo real, promovendo o enriquecimento do trabalho docente e fortalecendo as escolas quanto a sua individualidade e a seu trabalho em rede”, observa.

Construído pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, onde estão pesquisadores das áreas das Engenharias, Informação, Comunicação e Saúde, e coordenado por Ricardo Valentim, bacharel em Sistema de Informação e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, a plataforma carrega dois conceitos-chave do ciberespaço: a usabilidade e a navegabilidade. Segundo Valentim — em entrevista à RET-SUS em setembro de 2014, para a matéria de capa da revista da Rede (nº 68), sobre a aposta na ampliação do acesso à formação técnica por meio da EaD —, usabilidade pode ser entendida no sentido literal, de facilidade de uso. Ou seja, tem que induzir a capacidade cognitiva do usuário de maneira que ele possa usá-la de forma intuitiva. A navegabilidade, por sua vez, diz respeito à facilidade de navegação.

Para a construção do AVA-SUS, os pesquisadores do Lais avaliaram mais de 1,2 mil plataformas de vários países, identificando algumas características que respondessem aos critérios de usabilidade e navegabilidade. Eles concluíram, por exemplo, que a plataforma precisava ser visualmente atraente, baseada em imagens facilmente reconhecíveis, para que os usuários associem os ícones às funcionalidades. O AVA-SUS integra-se, ainda, às redes sociais e conta com um sistema de videoconferência, permitindo ao aluno conversar com seus colegas, o professor e o tutor.

Para saber como navegar na nova plataforma acesse
https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26

Veja (Revista RET-SUS nº 68) matéria sobre a construção do AVA-SUS e como a plataforma soma-se a outras experiências de Educação a Distância (EaD) na Rede de Escolas Técnica do SUS (RET-SUS).

 

Galeria de Fotos

Comentar