revista ret-sus . seções . panorama

Versão para impressãoEnviar por email

panorama
Mais acesso a tratamento dentário

Para ampliar a assistência bucal na rede pública de saúde do Brasil, 107 municípios de 20 estados receberam, em outubro, 117 unidades odontológicas móveis — cada uma com um consultório odontológico completo, com a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-X, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. A iniciativa beneficia, também, cinco distritos sanitários especiais indígenas (Dsei), podendo alcançar mais de 350 mil pessoas residentes em locais de difícil acesso, em situação de rua e comunidades indígenas, segundo expectativa do Ministério da Saúde (MS). 

Para que possa atender, em especial, as populações mais vulneráveis, sete unidades serão destinadas aos Dseis e sete, aos Consultórios na Rua, no atendimento de pessoas em situação de rua. As novas unidades somam-se a outras 185 instalações — 25 em distritos sanitários especiais indígenas e 160 em municípios prioritários para o Plano Brasil Sem Miséria — entregues pelo MS entre os anos 2010 e 2013. Com a iniciativa, o Brasil passa a contar com 302 unidades móveis em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal. Cada unidade consegue realizar cerca de 350 atendimentos por mês.

A entrega das novas unidades é ação do Programa Brasil Sorridente, criado em 2004, como parte da Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O programa que já ampliou o acesso na atenção básica, passando de 20.424 equipes de Saúde Bucal (ESB), em 2010, para 24.175, em 2015, o que representou um crescimento de quase 20%, é responsável, também, pela cobertura de 38% da população. O programa conta, ainda, com 1.034 centros de especialidades odontológicas, e 1.721 municípios ofertam próteses dentárias no SUS. Os serviços proporcionam acesso às ações de saúde bucal para mais de 80 milhões de pessoas.

 

Comentar