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Um giro pelas escolas do Ceará, Santa Catarina, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Vitória, Pernambuco, Brasília, Minas Gerais, Alagoas, Rondônia e Rio de Janeiro.


ESP-CE focaliza populações expostas a agrotóxicos

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu, de 3 a 7 de agosto, mais uma edição do curso Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. Foi a terceira edição da formação, realizada em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom), por meio do Núcleo de Vigilância Ambiental (Nuvam) da Secretaria da Saúde do Ceará. Com 40 horas de aula, o curso atende aos profissionais que atuam na Vigilância Ambiental de municípios em situação de criticidade e vulnerabilidade quanto ao uso de agrotóxicos.

Segundo a coordenadora do curso, Rosimary da Silva Barbosa, a ideia foi contribuir na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e atitudes que possibilitem a aplicação de medidas ou ações para a prevenção ou diminuição dos fatores de riscos à saúde humana e ao ambiente associados ao uso dos agrotóxicos.
 

Blumenau forma novos cuidadores domiliciares

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) Blumenau promoveu, em agosto, a formatura da terceira turma do curso de Cuidador Domiciliar. Foram 17 profissionais envolvidos, que estão vinculados ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do SUS. A formação, com 90 horas de aula, durou de abril a julho, contando com a atuação de profissionais da atenção domiciliar, da ETSUS e da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau.

O objetivo do trabalho, iniciado pela escola em 2013, trazendo assuntos relativos ao processo saúde-doença, políticas sociais e importância do processo de trabalho e da organização de atividades diárias para o cuidado em saúde e autocuidado, é garantir o conhecimento da expressão social dos cuidadores e colaborar com a discussão em torno das necessidades apresentadas pelos profissionais.
 

Escola de Saúde Pública do Ceará celebra 22 anos

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) comemorou 22 anos de fundação com uma programação especial, promovida no dia 22 de julho. O evento foi iniciado com o hasteamento da Bandeira Nacional, seguido de solenidade de entrega de uma placa alusiva à data para ex-gestores, em reconhecimento à contribuição deles no processo de consolidação da missão educacional da instituição, um café da manhã e, no fim da tarde, uma caminhada na Avenida Beira Mar.

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP-CE foi criada em 22 de julho de 1993, sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A escola, que tem como patrono o médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como desafio criar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes.
 

Visitas técnicas fazem parte de cursos da ETSUS Piauí

Os 27 alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI) visitaram, em julho, o Viveiro Mata Branca, localizado no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade. O projeto, liderado pelo fotografo André Pessoa, tem dois anos. Por meio dele, são distribuídas centenas de mudas de espécies como aroeira, angico, pau d’arco, gonçalo-alves, tamboril. De acordo com o idealizador, o objetivo da tarefa é contribuir com a cultura de plantar árvores, recompondo a vegetação nativa da Caatinga na Serra da Capivara e, em especial, no Vale do Rio Piauí.  Segundo a coordenadora-geral da escola, Josellia Moreira, a atividade ajuda no fortalecimento do processo de ensino-serviço, onde o conhecimento teórico pode ser colocado em prática.

Em agosto, os 44 alunos do mesmo curso, realizado no município de Oeiras, promoveram uma panfletagem no trânsito, trazendo orientações quanto à importância do uso dos equipamentos obrigatórios que afetam diretamente a saúde, como cinto de segurança e a cadeirinha para crianças. A ação foi orientada pelo professor Valdenir Fonte e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e das polícias Civil e Militar. (FOTO 1)
 

Escola do Paraná inicia nova turma do Técnico em Saúde Bucal

O Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha (Cefor-RH-PR) promoveu, em 24 de agosto, a aula inaugural de mais uma edição do curso Técnico em Saúde Bucal.  Segundo a coordenadora Cristiane Rotava, a formação será realizada em três módulos, com aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado, integrando as aulas com os serviços de saúde oferecidos no município.  Os 25 alunos matriculados atuarão na capital Curitiba e em toda região metropolitana.
 

ETSUS-RS tem nova turma de Auxiliar em Saúde Bucal

A Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS-RS) e a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) inauguraram, em setembro, o curso de Qualificação Profissional de Auxiliar em Saúde Bucal. A formação tem como objetivos qualificar e integrar os profissionais que atuam na 2ª CRS, em atenção à expansão da demanda de educação profissional na área, frente à Política Nacional de Saúde Bucal.

Segundo a coordenadora da 2ª CRS, Tarsila Crusius, foi um longo processo de construção coletiva até a aplicação curso. De acordo com a diretora da ETSUS-RS, Teresinha Valduga Cardoso, a formação prisma pela qualidade, segurança e assistência do SUS, atendendo aos municípios de Cambará do Sul, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval.
 

Nova turma de cuidadores de idosos formados no Ceará

A oitava turma do curso de Cuidador de Idosos concluiu suas atividades no estado do Ceará, durante o mês de setembro. A formação, realizada pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com o Grupo Técnico do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), tem como objetivo capacitar trabalhadores que exercerão a ocupação, sistematizando saberes e fazeres do cuidar. A iniciativa, com 160 horas, foi composta por aulas teóricas e práticas. Os locais de prática foram a Casa de Nazaré e a Unidade de Abrigo do Estado.
 

ETSUS Vitória inicia aperfeiçoamento em Saúde do Idoso

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória) deu início, em agosto, a mais uma turma do curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, com foco nos auxiliares e técnicos em enfermagem das equipes da Estratégia Saúde da Família e das unidades básicas de Saúde do Espírito Santo. Com previsão de término em novembro deste ano, o curso tem como objetivo qualificar os profissionais por meio do conhecimento científico e desenvolvimento de habilidades básicas e específicas.
 

Escola de Iguatu em atividade de prevenção ao suicídio

A Escola de Saúde Pública de Iguatu realizou, em 25 de setembro, a palestra Prevenção ao suicídio. A atividade, que contou com a participação de alunos dos cursos técnicos e funcionários da escola, fez parte da campanha Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio, do Ministério da Saúde, norteada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro.
 

ESP-PE conclui Técnico em Vigilância em Saúde

Sob a missão de formar técnicos em Vigilância em Saúde para a melhoria da qualidade da assistência, segurança e cuidado aos usuários do SUS, a Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESP-PE), em cerimônia de formatura, realizada no dia 24 de setembro, diplomou 13 trabalhadores do SUS, integrantes dos municípios da 12ª Regional de Saúde.

Em solenidade, promovida no município de Goiana, a diretora-geral da ESP-PE, Célia Borges, resgatou a história das práticas e do processo de institucionalização da área na saúde pública do Brasil e destacou a relevância da formação técnica para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O papel desempenhado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Política de Educação Permanente, são fundamentais para a estratégia de formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor Saúde. Destaco, ainda, a importância do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), que propicia um reconhecimento notório para formação de profissionais de nível médio em áreas estratégicas prioritárias da educação profissional”, elencou.

O curso, com 1.560 horas-aula, tem como finalidade o desenvolvimento de competências técnicas para as ações de prevenção de riscos e controle de agravos e doenças, promoção da saúde da população e humanização e integralidade do atendimento, bem como de integração das áreas da Vigilância com a Atenção Primária à Saúde. (FOTO 2)
 

A formação técnica em enfermagem na Efos

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, realizou, em 14 de setembro, a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem. A atividade contou com a apresentação da estrutura da escola para os 40 novos alunos, dinâmicas e uma palestra com Elizandro da Silva Junior, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. O curso é composto por 1.800 horas, sendo 1.200 de concentração e 600 horas de estágio.

Em 21 de agosto, a Efos já havia comemorado o encerramento de mais uma turma do curso técnico, em cerimônia realizada na sede da escola com a presença do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. Na semana que antecedeu o evento, os 26 formandos, da Região de Saúde da Grande Florianópolis, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs), por meio dos quais abordaram os temas da assistência da enfermagem e promoção em saúde aos pacientes portadores de asma na infância, gravidez na adolescência, achados neurológicos (Síndrome de Dany – Walker), vírus HIV na adolescência, HIV e vivência da mulher portadora do câncer de mama e parada cardiorrespiratória nas unidades pré-hospitalares.

No dia 10 de setembro, mediadores e coordenadores do mesmo curso, realizado no município de São José, participaram de uma capacitação pedagógica. O objetivo foi criar um espaço de aprimoramento e de aperfeiçoamento da prática pedagógica, por meio de discussão e troca de experiências. Os docentes assumiram a turma iniciada em 14 de setembro. Na atividade, foram abordados os temas da metodologia da problematização — utilizada pela maioria das escolas da RET-SUS —, avaliação, conselho de classe, planejamento, cronograma, grade curricular e outros. (FOTO 3)
 

Etesb participa de evento tradicional do ensino médio

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) participou, entre os dias 9 e 11 de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, da Feira Capital Estudante, um dos maiores eventos de divulgação acadêmica para alunos secundaristas do Distrito Federal. A escola apresentou, em um estande, os cursos de formação inicial e continuada, técnicos e pós-técnicos que organiza há anos. “Além de aumentar a visibilidade da escola, a Feira oportuniza o contato com outras escolas públicas do Distrito Federal, trocando experiências e desenvolvendo propostas de apoio mútuo”, comemorou a diretora da Etesb, Ena Galvão.

Para a professora que coordenou a participação da escola no evento, Anelice Batista, a evento representou oportunidade de divulgação das ações escolares. “A Etesb é conhecida pela sua expertise de formação profissional técnica, além de captar as necessidades e desejos de formação da população de Brasília e do entorno”, justificou. (FOTO 4)
 

Contribuição ao desenvolvimento do estado de Minas Gerais

A diretora-geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Roseni Sena, suplente da representação da Região Sudeste na RET-SUS, foi uma das 86 personalidades agraciadas com a Medalha Juscelino Kubitschek (Medalha JK), no dia 12 de setembro, na 20ª cerimônia de entrega da comenda pela contribuição ao desenvolvimento do estado de Minas Gerais, realizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A edição de 2015 comemorou os 65 anos da eleição de Juscelino Kubitschek ao governo mineiro e os 60 anos de sua eleição para Presidente da República.

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902/1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902, em Diamantina. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país, que contribuem para o desenvolvimento do estado.
 

ESP-CE realiza oficina de construção de currículo em Iguatu

A equipe do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) esteve em Iguatu (CE), no dia 10 de julho, para a realização da Oficina de Construção de Currículo. A atividade destinou-se aos enfermeiros da Atenção Básica do município, bem como de Acopiara e Jucás, oportunizando a discussão e a reflexão sobre a necessidade da conclusão do curso técnico e as estratégias de trabalho nos municípios. A oficina tratou dos desafios no campo da saúde, com ênfase na atenção básica, e do papel do enfermeiro no processo formativo.
 

Etsal com foco na metodologia da problematização

O Comitê de Ética da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas aprovou, neste mês de setembro, o projeto de pesquisa Partilhando aprendizagem à luz da metodologia da problematização, do professor Eliezel Alves dos Anjos, da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal). O objetivo do trabalho é promover o compartilhamento das experiências de ensino-aprendizagem, tendo como base a metodologia da problematização com a aplicação do Arco de Charles Maguerez.

O projeto pretende, também, possibilitar aos educandos a concepção da práxis que contribuirá para a constituição gradativa de sua autonomia, promover no educando o protagonismo de seu processo de aprendizagem, com base no conhecimento e na realização das etapas e características da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, desenvolver, mediante os cursos técnicos, a vivência do caminho metodológico de pesquisa, conhecer o comportamento dos educandos dos cursos técnico-profissionalizantes da Etsal, a partir do estímulo do processo de ensino-aprendizagem na trajetória de sua formação, e acompanhar a participação dos educandos no engajamento da proposta de compartilhamento das suas experiências de ensino-aprendizagem nesse contexto.

Eliezel explica que o propósito é buscar alternativas para a construção de programas de ensino que apresentem sintonia com os modelos de organização da atenção à saúde ao mesmo tempo em que privilegia o desenvolvimento da capacidade de intervenção crítica e criativa da escola na rede de serviços do SUS e no processo ensino-aprendizagem.
 

Educação Permanente em Saúde é tema de aula na ESP-MG

Os alunos da Especialização em Comunicação e Saúde da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) participaram, no mês de julho, da aula Educação Permanente em Saúde: o papel da ESP-MG, ministrada pela diretora-geral da escola, Roseni Sena. Ela fez um resgate histórico da educação permanente, que surge na Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o objetivo de restaurar as instituições de ensino, ora devastadas pelos anos de conflito, e diminuir o analfabetismo que assolava os países europeus. “O conceito nasceu no campo da educação, mas com o passar do tempo foi aplicado à área da saúde”, esclareceu.

Roseni revelou que a educação permanente começou a ser discutida pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), de forma mais geral, na década de 1980. O tema, foco também de discussão na Organização Mundial da Saúde (OMS), foi trazido para a América Latina pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), tendo a Argentina e o Brasil como precursores em projetos de recursos humanos.
 

Letramento em saúde

Outra aula que mereceu destaque no contexto do curso, ainda em julho, foi a que tratou da comunicação e do letramento em saúde, conduzida pela docente e servidora da ESP-MG, Thais Lacerda. Ela falou sobre os impactos das informações sobre saúde nos usuários do SUS, revelando que o letramento em saúde (do inglês health literacy) é um movimento que teve início nos Estados Unidos (EUA), próprio da sociedade da informação e da popularização das novas tecnologias da informação e comunicação. “Letramento em saúde é a capacidade das pessoas em buscar, compreender, avaliar e organizar informações em saúde a serem utilizadas na tomada de decisões diárias relacionada ao seu bem-estar. Já o usuário ‘expert’ é aquele que se interessa pelo tema saúde e muda a relação com o profissional de saúde”, explicou.

Em setembro, os alunos foram contemplados com a palestra Publicações científicas e jornalísticas em saúde: o que é científico e o que é jornalístico, sob a condução da jornalista e mestre em Educação Katia Machado, editora da Secretaria de Comunicação da RET-SUS. Usando como exemplo a Revista da Rede, Katia apresentou a diferença entre os dois conceitos, destacando as funções do jornalismo científico. Em alusão à Wilson Bueno e Nilson Lage, Katia citou as funções do jornalismo científico: pedagógica, pois contribui para o processo de alfabetização científica; política, pois democratiza o conhecimento científico; e de controle social, ao permitir que centros produtores e financiadores de ciência e tecnologia possam prestar contas à sociedade. A Especialização em Comunicação e Saúde da ESP-MG encerra em dezembro deste ano.
 

Escola de Brasília inicia curso de Saúde do Idoso

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou, em setembro, o curso Refletindo sobre o processo de envelhecimento: abordagem para acompanhamento social e domiciliar. A formação teve duração de 80 horas, com atividades teóricas e práticas. O objetivo foi capacitar pessoas que dão assistência ao idoso, desenvolvendo habilidades para realização de uma assistência integral. Os alunos foram recebidos pela diretora da Etesb, Ena Galvão, e pelo diretor-executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Armando Raggio, instituição a qual a escola está vinculada.

A atividade vem ao encontro do disposto do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), no artigo 18, ao determinar que as instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de autoajuda. (FOTO5)
 

ETSUS-PI promove ações de integração com a comunidade

Alunos e profissionais do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI) realizaram, entre julho e agosto, atividades junto à população com foco na prevenção de doenças e no cuidado à saúde. Tratou-se do projeto Roda de Conversa, iniciado com uma palestra no Mercado do Produtor, sob o tema Drogas e seus malefícios para a sociedade, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de São Raimundo Nonato. Em agosto, a escola levou o projeto para a porta do prédio da Justiça Eleitoral, com o tema das posturas corretas ao realizar tarefas do dia a dia, como usar uma vassoura e sentar e deitar em uma rede. A ideia é realizar um encontro por mês em locais de grande fluxo de pessoas.
 

Ascurra recebe visita técnica da ETSUS Blumenau

Em visita da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) Blumenau ao município de Ascurra, para organização do curso de Agente Comunitário em Saúde, a coordenadora da Atenção Básica do município, Marlene Krucynski da Silva, apresentou a nova sala de atendimento de emergência da Estratégia de Saúde da Família Doutor Armando Zonta. A sala foi equipada e reorganizada após a participação dos trabalhadores no curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência, também promovido pela escola no município. A formação, com carga horária de 32 horas, tem como objetivo atender às necessidades de formação dos profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), além de capacitar os profissionais de saúde integrantes das ESF, oportunizando um momento de ensino para o aprimoramento da assistência à saúde em situações de urgência e emergência na atenção primária em saúde.
 

ETSUS Vitória promove curso em Atenção Primária à Saúde

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, promove o curso de Aperfeiçoamento em Atenção Primária à Saúde. A formação focaliza os auxiliares e técnicos em enfermagem, os auxiliares e técnicos em saúde bucal e os auxiliares em laboratório e farmácia, que atuam nas unidades de saúde com Estratégia Saúde da Família (ESF), dos diversos municípios da Região Metropolitana do estado (Vitória, Santa Leopoldina, Alfredo Chaves, Brejetuba, Anchieta, Serra, Cariacica, Marechal Floriano e Vila Velha).

A primeira turma, iniciada em 1º de abril, encerrou as atividades, em agosto, com uma comemoração e ótima avaliação da programação. Ainda em agosto, a escola iniciou nova turma, com previsão de término em dezembro de 2015. O curso, organizado em 184 horas de duração, sendo 120 horas presenciais e 64 horas de atividades não presenciais, está organizado em cinco módulos, divididos nos temas da atenção primária à saúde no contexto das políticas públicas de saúde, humanização na reorganização das práticas e da participação popular, vigilância em saúde, organização das regiões de Saúde, com ênfase no planejamento das ações de saúde, e processo de trabalho das equipes. (FOTO 6)
 

Escola de Rondônia promove curso de Segurança ao Paciente

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), em Rondônia, realizou de 31 de agosto a 4 de setembro, em Ariquemes, o curso de Multiplicadores em Segurança ao Paciente. Participaram da formação 20 técnicos em enfermagem: três de Cujubim, dois de Monte Negro, cinco de Machadinho, dois de Cacaulândia e oito do município-sede, que atuam no atendimento direto aos usuários do SUS.

A carga horária do curso foi de 40 horas, sob o objetivo de multiplicar e capacitar os servidores de nível médio, com foco no Programa Nacional de Segurança do Paciente. Segundo a coordenadora da ação, enfermeira Joelma Rosária da Silva, a expectativa é proporcionar suporte teórico e acompanhamento junto aos servidores e ajudar na implantação do Núcleo de Segurança do Paciente de cada município participante.

Na avaliação da diretora-geral do Cetas-RO, Angelita Mendes, a qualificação dos trabalhadores de saúde nessa área é uma importante estratégia de promoção à saúde, assegurando, além da boa prática de funcionamento, padrões de qualidade nos serviços, oferecendo aos servidores que atuam na assistência em média e alta complexidade a qualificação técnica e científica adequada. De acordo com Angelita, o curso contou com o apoio do Ministério da Saúde e a parceria do Hospital Sírio Libanês. (FOTO 7)
 

EPSJV conclui formação de trabalhadores do campo

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) finalizou, em junho, a segunda turma do curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, formando 36 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de 14 estados do Brasil. O curso, realizado pela EPSJV em parceria com o MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), com financiamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve como objetivo dar continuidade ao processo de formação dos educadores que atuam na educação do campo em áreas de reforma agrária, desenvolvendo a capacidade de compreensão da realidade, principalmente em relação aos problemas da educação.

A especialização foi iniciada em 2013 e contou com cinco etapas formativas. Todas elas com duração de 15 a 20 dias, onde os alunos participaram das disciplinas Trabalho e Educação, Estado e Políticas Públicas de Educação, Cultura e Educação, Desenvolvimento e Educação, História da Educação Brasileira, Lutas Sociais e Educação, Teoria do Conhecimento e Educação, Metodologia da Pesquisa, Seminários de Pesquisa e Monografia. No total, o curso teve uma carga horária de 504 horas-aula.
 

ESP-MG sedia oficina de Residência Médica do Programa Mais Médicos

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu, em 10 de setembro, os participantes da oficina de Residência Médica do Programa Mais Médicos, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A atividade contou com a presença da diretora-geral da escola, Roseni Sena, que deu as boas-vindas aos presentes, e da secretária-adjunta de saúde de Minas Gerais, Alzira Jorge, que destacou a ausência de discussão sobre a formação dos médicos no Brasil, a questão da residência em saúde da família e comunidades e o complexo processo de saúde e doença no SUS.

O encontro foi conduzido pelo médico sanitarista José Santana, representando o Ministério da Saúde, que esclareceu sobre o eixo Educação do Mais Médicos, relativo à expansão da graduação e da residência médica. “Temos a responsabilidade de formar médicos da família, que irão cuidar e assistir as famílias brasileiras respeitando o contexto social de cada região, sem esquecermos os especialistas”, destacou. Quanto a esse eixo, a meta do governo federal é criar 11,5 mil novas vagas de graduação e 12,4 mil vagas de residência até 2017. Destas, já foram autorizadas mais de cinco mil vagas de graduação e quase cinco mil de residência.

 

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