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Etapa concluída, fortalecimento da Rede

Turma de mestrado profissional em educação profissional da RET-SUS tem seus trabalhos de conclusão de curso qualificados.

Ana Paula Evangelista
 

A turma-piloto do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da Rede de Escolas Técnica do SUS (RET-SUS), promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, já caminha para sua conclusão, em julho de 2016. Momento mais esperado, os alunos apresentaram para qualificação, durante o último trimestre de 2015, seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). O sucesso da turma, com 21 alunos de nove escolas da Região Nordeste, encontra justificativa na metodologia escolhida, pautada em momentos de concentração — que chegaram a durar 15 dias na sede da EPSJV — e de dispersão — com atividades orientadas pelos professores, usando ferramentas de comunicação como o Skype.

A vice-diretora de Ensino da EPSJV, Páulea Zaquini, esclarece que o curso vem na esteira da missão da escola politécnica e contribui para o fortalecimento da RET-SUS, da qual a EPSJV faz parte, e da Educação Profissional em Saúde. Ela avalia que o curso conseguiu trazer para o ambiente do mestrado profissional as problemáticas vividas no dia a dia das escolas e dar significado a elas, “o que poderá resultar em melhorias para as instituições de ensino” — face ao êxito desta primeira experiência, duas novas turmas estão previstas para o triênio 2016-2018. “Dessa vez, serão 50 vagas em âmbito nacional”, anunciou.  O mesmo observa Julio César França Lima, coordenador da turma do mestrado e pesquisador do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde da EPSJV. Ele relaciona o sucesso da experiência ao esforço dos alunos e dos diretores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS). “Os alunos são muito comprometidos com a proposta, responderam muito bem às demandas tanto no trabalho de concentração quanto no de dispersão”, afirmou.

Giro pelos TCCs

Proposta Pedagógica da ETSUS Sergipe: análise político-pedagógica das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem na formação em saúde, a partir da matriz da pedagogia freiriana dá título ao trabalho do mestrando Alessandro Augusto Soledade Reis. A pesquisa visa questionar a utilização das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem nos cursos de formação técnica profissional em saúde da ETSUS Sergipe, buscando identificar se o ato pedagógico proporciona um movimento direcionado à formação de um sujeito autônomo ou se está servindo como instrumento para afirmação e adequação desse sujeito à realidade imposta pela sociedade e ao mundo do trabalho.

Autor do trabalho Por uma educação emancipatória: a concepção pedagógica da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), em Sobral (CE), na formação Técnica em Enfermagem, Fernando Dias revela que o objetivo é analisar a existência — ou não — de evidências que apontem para uma perspectiva de uma educação emancipatória nos cursos técnicos em enfermagem no interior da escola. Duas perguntam norteiam a pesquisa: a escola profissional em saúde está condenada a um caráter eminentemente tecnicista e a formar trabalhadores segundo o avanço científico-tecnológico e reféns das crescentes atividades produtivas? Ou as escolas profissionais com seus cursos e sujeitos sociais podem construir propostas pedagógicas que caminhem em direção a uma perspectiva de educação emancipatória?. Segundo Dias, a pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa, a partir do registro histórico e de discursos dos sujeitos que participaram do processo de construção e consolidação da EFSFVS enquanto escola técnica, levando em consideração documentos institucionais.

Autoavaliação Institucional de uma ETSUS: Refletindo e ressignificando as práticas político-pedagógicas dá título ao TCC da mestranda Janaína Andrade Duarte. Sua proposta é realizar um estudo sobre o tema da avaliação institucional, investigando com profundidade o componente da avaliação interna e da autoavaliação, correlacionando com os processos de gestão político-pedagógica da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal). O objetivo da aluna é desenvolver bases para subsidiar a elaboração de um instrumento de autoavaliação institucional que poderá ser parte constituinte do projeto político pedagógico da Etsal.

Análise da política

O trabalho Desafios da implementação da Política Nacional de Educação Permanente em saúde no Estado do MA, da aluna Kelliane Mendes Cunha, tem como proposta analisar os processos de educação permanente em saúde, levando em consideração os pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps), as barreias e os processos facilitadores. Paralelamente, o mestrando Pedro Alberto Lacerda Rodrigues, por meio do trabalho Perspectiva Político-Pedagógica do Cefor-RH-PB: implicações e desafios da comunidade escolar, pretende analisar a perspectiva político-pedagógica que dá sustentação à educação profissional oferecida pelo Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH-PB). O estudo seguirá uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados será feita por meio de análise documental. Rodrigues revela que pretende usar, também, entrevistas semiestruturadas com profissionais da escola, ex-funcionários da coordenação pedagógica, gestores de saúde e trabalhadores do SUS que já foram capacitados pelo Cefor-RH-PB, a fim de identificar as diferentes dimensões das concepções e práticas pedagógicas.

A mestranda Ângela Catarina Inácio Costa de Andrade, da Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESP-PE), com a pesquisa Formação Multiprofissional em Rede de Saúde: da fragmentação dos serviços e da formação em saúde à busca pela integralidade, pretende analisar a concepção pedagógica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase em gestão de Redes de Atenção à Saúde (PRMSC-Redes) e sua relação com a integralidade das práticas profissionais. Ela investiga a Rede de Saúde de Caruaru (PE), usando para tanto a análise documental de dados primários e secundários referentes ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do município. De acordo com a aluna, a ideia é adotar o materialismo histórico-dialético como princípio teórico-metodológico no que tange à compreensão dos aspectos históricos e políticos que envolvem essa formação multiprofissional, a fim de proporcionar uma aproximação da realidade e possibilitar identificação de limites e possibilidades para uma formação instituinte de transformação aos processos de saúde.

Análise do ensino

Integração Ensino-Serviço na Escola Técnica do SUS do Rio Grande do Norte: um estudo sobre as articulações político-pedagógicas, visando o estágio curricular dá título à pesquisa de Flávia Andréa Belarmino de Medeiros, do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manuel da Costa (Cefope-RN). O estudo encontra motivação na necessidade de articulação de dois contextos aparentemente desconectados, a citar o ensino e o serviço. De acordo com a mestranda, o objetivo do estudo é compreender quais as possibilidades e os limites de o estágio curricular se constituir como uma estratégia para a articulação entre escola, serviço e gestão de saúde, na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, por meio da pesquisa qualitativa, ela investigará turmas do curso Técnico em Análises Clínicas do Cefope-RN, analisando o ensino, os serviços de saúde e as instâncias gestoras, como a Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies) e a Comissão Intergestores Regionais (CIR), que estão envolvidos na organização político-pedagógica para o estágio curricular dos alunos.

A mestranda Nélida Aleixo Cassella, por meio da pesquisa Apoio institucional: a percepção dos apoiadores em uma maternidade pública de Alagoas, pretende estudar o apoio institucional, a partir de reflexões no cotidiano do trabalho. “Como esses apoiadores veem as propostas de humanização e como podem contribuir com a transformação de práticas tão sedimentadas em processos considerados pouco democráticos de gestão?”. “Como exercer diferentes graus de saber e de poder que resultem em novos modos mais democráticos e integrados de operar?”. As duas perguntas norteiam a pesquisa que, segundo Nélida, poderá contribuir com o fortalecimento do grupo de apoiadores institucionais que fazem parte da maternidade e, consequentemente, para consolidar a Política Nacional de Humanização (PNH) na instituição e no estado.

A integração ensino-serviço-comunidade no curso Habilitação Profissional em Técnico de Enfermagem da ETSUS-BA em um hospital público sob modelo de gestão público-privado: limites e possibilidades da dimensão pedagógica na perspectiva dos egressos foi o título dado ao trabalho da aluna Renata Alexandrina Pereira Braga. A autora parte da dimensão pedagógica da integração ensino-serviço-comunidade, que utiliza a problematização baseada na realidade dos serviços de saúde e nas condições de vida e de trabalho da comunidade. A pesquisa busca compreender como a dimensão pedagógica da integração ensino-serviço-comunidade foi desenvolvida no primeiro curso de habilitação profissional em técnico de enfermagem realizado pela ETSUS-BA, em um contexto hospitalar gerido por uma parceria público-privada. “O importante dessa pesquisa é compreender os limites e as possibilidades dessa estratégia, desenvolvida dentro de um cenário específico, adverso aos princípios da Reforma Sanitária”, esclarece Renata.

Perfil Profissional

O trabalho dos agentes de endemias e as concepções da Vigilância em Saúde dá título ao trabalho da aluna Cláudia Lemos Vieira Lima, da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (ETSUS-BA). A pesquisa surge das atividades de docência e aprendizagens junto ao processo formativo de técnicos em vigilância em saúde da ETSUS. O objetivo, segundo a autora, é analisar o trabalho prescrito dos agentes de endemias frente à perspectiva de desfragmentação do trabalho e organização da área de Vigilância em Saúde. Para tanto, ela realizará uma pesquisa qualitativa, com revisão de literatura e de documentos da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, além de entrevistas com um grupo de alunos trabalhadores técnicos da saúde, ao longo de um cronograma de nove meses. O objetivo da análise documental é identificar detalhadamente atividades, competências, saberes e conhecimentos requeridos aos agentes de endemias pelos serviços de saúde e estabelecidos pelas normas do Ministério da Saúde (MS). Claudia confrontará a análise documental com as entrevistas, esperando identificar lacunas do processo de trabalho e construir um quadro com as competências, saberes e conhecimentos segundo uma atuação mais ampliada como técnicos em vigilância em saúde.

Francélia Maria Almeida Sales, com a pesquisa O perfil do agente comunitário de saúde do estado do Ceará e a política de formação: sentidos e relações, pretende analisar a matriz curricular e metodologia proposta pelo Ministério da Saúde para o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), considerando perfil, papel e atribuições desse profissional na atualidade, além das demandas de saúde da atualidade. A autora pretende, ainda, delinear o perfil do agente comunitário de saúde do estado do Ceará, segundo suas condições socioeconômica e educacional.

Organização Curricular do Curso Técnico em Vigilância em Saúde: diálogo com as diretrizes e orientações curriculares preconizadas pelo Ministério da Saúde na perspectiva da educação profissional em saúde, título do trabalho da mestranda Iara Saldanha de Lucena, encontra motivação na experiência com a docência e a produção do material didático da formação técnica oferecida pela Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (ETSUS-BA). O objetivo do trabalho é analisar a organização curricular do plano do curso técnico, considerando os pressupostos da educação profissional em saúde e o modelo de vigilância em saúde.

Por sua vez, o mestrando Jadson Franco traz o trabalho Entre o ser e o fazer – formação técnica em vigilância em saúde no estado do Ceará: um olhar na perspectiva da gestão e do estudante–profissional. Jadson, que usa como referência a primeira turma de vigilância em saúde no Ceará — iniciada em 2012 e concluída em 2015 —, busca compreender como a formação pensa ou articula a identidade profissional do sujeito e que forma este profissional se percebe e é percebido pelo sistema onde está inserido no atual cenário político institucional. Os objetivos do trabalho são avaliar o processo de formação profissional do técnico em vigilância em saúde no Ceará, analisar o plano de curso e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nessa formação técnica e identificar mudanças nas práticas de vigilância decorrentes da formação, escutando também a gestão dos serviços de vigilância sobre a formação do técnico.

Sob a mesma perspectiva, o trabalho de Juliana Beltrão Mulatinho, intitulado Técnicos em Vigilância em Saúde de Pernambuco: construção da identidade profissional, investiga as duas primeiras turmas do curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. A mestranda revela que o interesse em realizar a pesquisa surgiu das dificuldades e frustrações relatadas pelos alunos, como a falta de reconhecimento e a impossibilidade de desenvolver as atividades profissionais em outro local. Segundo Juliana, a pesquisa poderá evidenciar elementos argumentativos acerca da formação, do trabalho e do trabalhador, provocando a melhoria dos processos formativos e de trabalho da vigilância em saúde.

Análise de egressos

Leila Cristina Fernandes Costa, com o trabalho Evasão de alunos no curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL), analisa os motivos que levam os alunos a ingressarem e, depois, abandonarem o curso. Embora a evasão seja estudada em todos os níveis do sistema de ensino, no que se refere aos cursos técnicos, em particular no campo da saúde, a escassez de literatura sobre o tema, segunda a mestranda, se configura como um grande desafio para a pesquisa quantitativa e qualitativa. O interesse pelo tema, contou, surgiu da observação e acompanhamento do curso de Complementação de Auxiliar para Técnico em Enfermagem da Etsal, desenvolvido entre outubro de 2010 e dezembro de 2014.

A mestranda Patrícia Elizabeth da Silva, por sua vez, traz o trabalho Análise da mobilidade ocupacional dos egressos do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde Pública do Ceará. O estudo busca avaliar os resultados da formação técnica em enfermagem, com foco na mobilidade ocupacional, visto que os auxiliares de enfermagem buscam a formação técnica para alcançarem, além de aquisição de conhecimentos científicos, ascensão profissional, melhoria salarial e mudança de status na equipe. O trabalho tem como objetivo, portanto, analisar a mobilidade ocupacional dos egressos do curso técnico, promovido pela escola entre os anos 2002 e 2012, além de descrever o perfil dos egressos do curso técnico em enfermagem e identificar questões como mudanças de salário e valorização profissional. De acordo com a autora, trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa que será realizado na ESP-CE e nos municípios da Macrorregião de Saúde Fortaleza.

Formação docente

Sob o tema A Formação Pedagógica de docentes para a educação profissional em saúde na Escola Técnica do SUS do Estado do Piauí (ETSUS-PI), a mestranda Dulciane Martins Vasconcelos Barbosa buscará identificar os pressupostos teóricos metodológicos que orientam a formação pedagógica dos profissionais graduados que atuam como docentes da educação profissional em saúde na ETSUS-PI, além da concepção de saúde, de homem, de sociedade e de trabalho inserida na formação pedagógica desses profissionais e como a formação pedagógica valoriza a formação docente, de modo a contribuir para processos reflexivos e exploratórios, afastando-se da simples transmissão do saber técnico.

A autora realizará uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, fazendo uso de três técnicas de coleta de dados: levantamento e análise documental; observação de campo; e entrevistas. Serão incluídos como sujeitos do estudo os profissionais responsáveis pelos processos de formação pedagógica dos docentes que atuam na ETSUS, assim como profissionais do quadro docente que participaram dessa formação.

Na mesma direção segue o mestrando Josinaldo Carlos der Lima Bernardo, da Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESP-PE). A partir de estudos dos saberes docentes na educação profissional da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), Josinaldo pretende analisar os saberes docentes que estruturam a prática dos professores e identificar se esses saberes influenciam ou estabelecem correspondências com a construção da profissionalidade para docência. Sob o título Trabalho e Sabres Docentes na Educação Profissional em Saúde, serão abordados temas como a estruturação do trabalho docente na educação profissional em saúde, os saberes que estruturam a prática dos docentes da educação profissional em saúde e a identidade profissional e constituição da profissionalidade para docência, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que atuam em cursos técnicos nas ETSUS.

Educação Profissional em Saúde: um estudo sobre a capacitação pedagógica para docentes facilitadores, na Escola Técnica do SUS do Maranhão (ETSUS-MA) dá título ao trabalho de Maria Cordélia Lobato de Jesus. A proposta justifica-se pela necessidade de aprofundar o conhecimento dos cursos de capacitação pedagógica para docentes desenvolvidos nas ETSUS, tendo como campo de pesquisa a ETSUS-MA. O estudo será norteado pelas seguintes questões: como se realiza a capacitação pedagógica para os candidatos a docentes facilitadores da ETSUS-MA?; e Quais são as dificuldades e as perspectivas de superação das escolas, na perspectiva de contribuir eficazmente para o aperfeiçoamento profissional dos referidos candidatos a docente da instituição?. A autora pretende analisar a capacitação pedagógica dos candidatos à docência e as contribuições desse processo educativo para o aperfeiçoamento profissional dos participantes.                    

Escola como campo

Em consonância com os estudos anteriores, Renata Galvão Diniz do Nascimento e Silva, com a pesquisa Critérios de qualidade para a formação docente com uso de tecnologias de informação e comunicação frente à missão formativa do Cefope-RN, pretende identificar critérios de qualidade para a formação dos docentes da escola, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A reflexão sobre as práticas pedagógicas a partir do uso das TICs, segundo a mestranda, possibilita avançar na reconstituição de uma proposta de educação mais abrangente e integradora, que supere a fragmentação dos saberes a partir da utilização de metodologias que possibilitem a produção do conhecimento. É nessa direção que o projeto se propõe a apresentar elementos para discussão em torno dos critérios de qualidade para a formação docente.

“Quais são os critérios que agregam qualidade à formação docente mediada por TIC na perspectiva da missão formativa do Cefope?”. A pergunta orienta o estudo que pretende analisar duas experiências de formação docente ofertadas pelas ETSUS, que são os cursos de Formação Docente em Educação Profissional na Área de Saúde e de Gestão Pedagógica para as ETSUS. As duas experiências utilizaram as TICs no desenvolvimento do processo educativo.

Por fim, Maria da Assunção Régis, com o trabalho Formação docente dos trabalhadores do SUS no Cefope-RN: uma análise sobre a construção dos saberes pedagógico, tem como propósito analisar o curso de Formação Pedagógica adotado na escola entre os anos 2004 e 2014. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, que tem como base pressupostos da revisão de literatura e documental. “Como a escola está construindo os saberes pedagógicos dos docentes da educação profissional técnica de nível médio na saúde?”. A pergunta norteia o estudo da mestranda.

 

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