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escola em foco
Um evento para entrar na narrativa da ESP-CE

Escola apresenta trabalhos científicos em congresso internacional, evidenciando os cursos técnicos.

Ana Paula Evangelista
 

O 1º Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba (PI), realizado de 30/10 a 2/11, na Universidade Federal do Piauí, sob o tema
O desafio de produzir saúde em tempos de incertezas, teve uma participação de destaque.  A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) apresentou oito trabalhos científicos sobre cursos ofertados pela instituição, por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em meio a palestras, oficinas, cursos, minicursos e debates. Os relatos de experiências integraram o eixo temático do congresso Integralidade do cuidado: gestão do trabalho e da educação na saúde. “Foi um espaço de construção de conhecimentos, para o qual levamos relatos de experiência dos trabalhos desenvolvidos pela escola, evidenciando os saberes e as práticas da formação técnica voltada para o SUS”, explicou Jadson Franco, assessor técnico da Dieps.

O trabalho Metodologias ativas como ferramenta na educação profissional em saúde: relato de experiência da ESP-CE teve como objetivo apresentar como um grupo de supervisores pedagógicos da escola do Ceará faz uso das metodologias ativas na educação profissional em saúde. Os autores Francilete Viana Gomes, Annaiza Freitas Lopes De Araújo, Érica Fontenele Costa Lima, Aline Severo De Assis, Aldenôra Gonçalves Pereira, Roberta Diniz Nogueira Ribeiro e Camila Mascarenhas Moreira observaram que as metodologias ativas são práticas que envolvem o coletivo e possibilitam a construção de soluções de problemas por meio da troca de saberes e do diálogo. O estudo revelou a necessidade de capacitação continuada dos profissionais de saúde, por meio de tais recursos, promovendo a motivação das equipes de trabalho e a melhoria do serviço de saúde.

Qualidade na atenção

Curso Técnico em Vigilância em Saúde da  Escola de Saúde Pública do
Ceará: relato de experiência do estágio supervisionado I,
de Francisco Jadson Franco Moreira, Andréa Do Nascimento Serpa Rodrigues, Ana Cristina Martins Uchoa Lopes, Francilete Viana Gomes, Katherine Jeronimo Lima, Mônica Fernandes Magela e Emanuela Linhares Viana Oliveira, por sua vez, abordou o estágio supervisionado de uma das turmas da formação técnica que envolveu 50 alunos. A atividade, realizada entre os meses de maio e agosto de 2015, em diferentes setores da Vigilância em Saúde do estado, ampliou a visão crítica dos alunos no que se referiu à situação da saúde dos municípios cearenses. Segundo os autores do estudo, isso só foi possível em face do acesso aos dados epidemiológicos dos sistemas de informação e processos de investigação das causas dos agravos e determinantes do processo saúde-doença, favorecendo o desenvolvimento da leitura e interpretação dos dados, sob o olhar da vigilância, e o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade da saúde.

O trabalho Humanização como estratégia no atendimento pré-hospitalar, de Francilete Viana Gomes, Annaiza Freitas Lopes De Araújo, Érica Fontenele Costa Lima, Aline Severo De Assis, Aldenôra Gonçalves Pereira, Roberta Diniz Nogueira Ribeiro e Camila Mascarenhas Moreira, buscou analisar os conceitos de humanização e cuidado abordados no curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar. De acordo com o relato de experiência, a humanização usada como estratégia de formação implicou mudança de comportamento, fazendo com que os alunos/trabalhadores se tornassem multiplicadores do conhecimento.  Os autores concluíram que humanizar a atenção e a gestão em saúde é condição fundamental para a melhoria da assistência prestada no SUS, pois provoca não somente uma atenção integral, equânime, responsável e ética, bem como a valorização dos trabalhadores da saúde.

Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde: visão do ACS no Município de Aquiraz (CE) deu título ao trabalho de Aldenôra Gonçalves Pereira, Aline Severo de Assis, Annaiza Freitas Lopes de Araújo, Camila Mascarenhas Moreira, Érica Fontenele Costa Lima, Francilete Viana Gomes e Roberta Diniz Nogueira Ribeiro. Os autores investigaram a implantação da formação no município cearense, por meio de pesquisas bibliográfica, descritiva e de campo, revelando que a escolaridade e a formação são compreendidas pelos alunos como ferramentas para o exercício qualificado do atendimento e do cumprimento de suas funções.

Desenvolvido por Roberta Diniz Nogueira Ribeiro, Érica Fontenele Costa Lima, Aline Severo de Assis, Annaiza Freitas Lopes de Araújo, Aldenôra Gonçalves Pereira, Camila Mascarenhas Moreira e Francilete Viana Gomes, o relato de experiência A formação do profissional de acolhimento em saúde: quais as contribuições do curso Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde da ESP-CE? identificou as contribuições que a formação técnica trouxe aos profissionais que estavam inseridos nos diversos níveis de atenção à saúde. Os autores perceberam que o curso favoreceu o diálogo e a interação, ampliando o campo de atuação profissional e a qualidade dos serviços ofertados à população. Segundo os pesquisadores, o curso implicou maior valor ao senso ético e ao compromisso social que profissionais de saúde têm com os usuários do SUS.

Educação e Saúde

A perspectiva dos enfermeiros orientadores de estágio do curso Técnico em Enfermagem da ESP-CE deu título a mais um trabalho apresentado no congresso. Os autores Francisco Jadson Franco Moreira, Andréa do Nascimento Serpa Rodrigues, Ana Cristina Martins Uchoa Lopes, Francilete Viana Gomes, Katherine Jeronimo Lima, Mônica Fernandes Magela e Mayrla Diniz Bezerra descreveram os aspectos vivenciados pelos alunos do curso técnico durante o estágio curricular obrigatório. A pesquisa foi realizada no município de Maranguape, no setor de obstetrícia de um hospital municipal, onde os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar gestantes em trabalho de parto, colocando em prática conhecimentos e práticas tratadas nos módulos teóricos do curso. Segundo os pesquisadores, os orientadores de estágio observaram a necessidade de aperfeiçoamento permanente das práticas profissionais, especificamente voltadas ao cuidado humanizado das parturientes. Eles ressaltaram que os alunos não tinham, ainda, apesar de atuarem como auxiliares em enfermagem, vivenciado a prática do parto humanizado.

O trabalho Formação Técnica em Vigilância em Saúde: um profissional com perfil de mudança, apresentado por
Roberta Diniz Nogueira Ribeiro, Francilete Viana Gomes, Érica Fontenele Costa Lima, Aldenôra Gonçalves Pereira,
Aline Severo De Assis, Annaiza Freitas Lopes de Araújo e Camila Mascarenhas Moreira, tratou da unidade didática Educação e Comunicação em Saúde do curso Técnico em Vigilância em Saúde, que envolveu os municípios de Ibicuitinga, Quixadá, Ibaretama, Quixeramobim, Senador Pompeu, Pedra Branca, Solonópole, Aracati, Fortim, Itaiçaba e Icapuí. Os pesquisadores observaram que a proposta didática provocou a participação da população, principalmente em atividades relacionadas ao combate da dengue, e facilitou o enfrentamento de problemas de saúde, uma vez que combinou saberes e tecnologias de comunicação.

A pesquisa Acolhimento em saúde: de quem é a responsabilidade?, de Camila Mascarenhas Moreira, Aline Severo de Assis, Roberta Diniz Nogueira Ribeiro,
Aldenôra Gonçalves Pereira, Érica Fontenele Costa Lima, Annaíza Freitas Lopes de Araújo e Francilete Viana Gomes, descreveu a importância do acolhimento nas relações do cuidado. O estudo baseou-se em debates promovidos em sala de aula pelos alunos do curso Técnico em
Acolhimento, no mês de março de 2015. Os alunos perceberam que, para a realização de um acolhimento com qualidade, é necessário investimento nos aspectos técnicos e políticos-institucionais. Para eles, acolher demandas, necessidades e manifestações dos usuários do SUS significa produzir saúde com equidade e integralidade. Nesse sentido, o acolhimento não pode ser burocratizado, para que seja possível tornar cada profissional protagonista e
responsável pelo seu espaço de trabalho.

 

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