revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Um giro pelas escolas de Vitória, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Brasília, São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, Bahia, Piauí e Sergipe.


Escola de Vitória propõe ação educativa de abordagem ao fumante

Paralelamente ao curso de Abordagem Intensiva ao Fumante, cujo objetivo é capacitar trabalhadores de saúde para a implementação de ambientes livres do tabaco, por meio de ações de intervenção, monitoramento nos territórios e formação de grupos de apoio, a Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória) realizou uma versão básica da iniciativa, nos meses de agosto e setembro de 2015.

O propósito de oferta conjugada dos dois cursos foi reunir profissionais de nível médio (abordagem básica), como auxiliares e técnicos de saúde, e nível superior (abordagem intensiva), como assistente social, dentista, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico e psicólogo, em um só fim. A turma da abordagem básica completou 40 horas de aula, encerrando suas atividades em setembro, e o grupo da abordagem intensiva encerrou a formação em novembro. As duas turmas se reunirão, em breve, para avaliar as ações a serem realizadas nas unidades básicas de saúde. (FOTO 1)
 

EPSJV promove formação de jovens moradores de assentamentos rurais

O curso Cooperativismo e Agroecologia, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), formará 32 jovens moradores de assentamentos do estado do Rio de Janeiro, de 15 a 29 anos. O curso é fruto de uma parceria entre a EPSJV, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/INCRA) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

O trabalho, selecionado no edital Residência Agrária Jovem (RAJ) do Pronera, que tinha como objetivo financiar projetos nos assentamentos que incorporem a juventude para fortalecer a produção da vida nos assentamentos, envolve estudantes de ensino médio e pós-médio, moradores de assentamentos e acampamentos das regiões Norte, Sul e Baixada Fluminense, como Dandara dos Palmares, Campo Alegre, Francisco Julião, Madre Cristina e Terra Prometida, entre outros.

Os jovens recebem uma bolsa-auxílio para participarem do curso, que está organizado na alternância entre tempo escola e tempo comunidade, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática. A formação iniciou em julho deste ano, com a realização de um tempo escola em Campos (RJ), e deverá terminar em outubro de 2016, quando serão apresentados os trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), trazendo pesquisas sobre o território, com o objetivo de promover a iniciação científica nas escolas do campo.

O conteúdo do curso é baseado em quatro componentes curriculares: Juventude, Identidade e Cultura; História e Trabalho; Território e Pesquisa; e Fundamentos do Cooperativismo e Agroecologia. Além desses componentes, a formação traz oficinas de teatro, mídias alternativas e expressão e comunicação, além de um tempo reservado para a auto-organização e encaminhamentos das pesquisas.
 

Trabalhadores da ESP-MG em práticas de diálogo

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) inovou ao mudar sua rotina de trabalho. Tratou-se de uma oficina de capacitação pedagógica que envolveu, em 5/11, trabalhadores de todas as áreas da instituição. O objetivo foi construir coletivamente uma nova forma de concepção da escola, que seja viva, atuante e protagonista das novas demandas do sistema de saúde público do estado.

Cerca de 20 trabalhadores, incluindo efetivos, prestadores de serviços, menores aprendizes e estagiários, participaram da atividade, realizada em ambiente descontraído, lúdico e relaxante, na Unidade Geraldo Campos Valadão. A oficina implicou um debate sobre os temas saúde, educação e trabalho, a partir das experiências de atuação profissional. Para o coordenador do Núcleo de Educação Profissional em Saúde e um dos monitores do grupo, João André Tavares, o encontro representou oportunidade de reflexão e diálogo sobre a atuação de cada profissional dentro da escola, mas também um espaço de construção e humanização das relações.

Esse primeiro grupo, que terá cinco encontros semanais, é parte de um projeto piloto iniciado em junho deste ano. Em 2015, foram formadas duas turmas e, em 2016, serão mais cinco, englobando todos os trabalhadores da ESP-MG. A proposta é fazer da oficina uma prática permanente, gerando reflexões e melhorias no dia a dia de trabalho da escola. (FOTO 2)
 

ETSUS Acre inicia novas turmas pelo Profaps

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha
(ETSUS Acre) iniciou, em novembro, os cursos de Especialização Técnica em Doenças Crônicas, Técnico em Citopatologia e Atualização em Pediatria para Técnicos em Enfermagem. As formações envolvem, ao todo, 108 trabalhadores da saúde. De acordo com a gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), Ana Cláudia Batista, o objetivo é qualificar cada vez mais os profissionais e melhorar o atendimento no SUS.

Os cursos fazem parte do Plano de Educação Permanente, que compõe a Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde, e conta com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). As propostas, frutos de convênio entre a ETSUS Acre e o Ministério da Saúde, terão duração máxima de um ano e meio.
 

Etesb certifica turma de auxiliares em enfermagem

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) certificou, em outubro, mais uma turma de auxiliares em enfermagem. O curso existe desde a criação da escola, na década de 1960, ano também da criação de Brasília. Seguindo uma tradição de formação pública com qualidade e voltada para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a diretora Ena de Araújo Galvão ressaltou o compromisso em garantir a continuidade da formação. Portanto, os formandos seguem na formação técnica na área, com previsão de conclusão em 2016.

Para a coordenadora do curso, Maísa Felipe, a Etesb sempre buscou a excelência na formação teórica e prática dos estudantes, preparando-os para atuarem na promoção, recuperação e manutenção da saúde da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde. “Os estudantes concluíram mais uma etapa em sua formação. Eles estão se preparando para entrar no mundo do trabalho. O SUS receberá profissionais de saúde competentes e comprometidos”, garantiu.
 

ESP-MG forma novos técnicos em saúde

Na formatura da primeira turma do curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), realizada em 30/9, em Belo Horizonte, foram diplomados 30 alunos que atuam no SUS dos municípios de Betim, Brumadinho, Lagoa Santa, Mario Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Sarzedo e Vespasiano. O curso, iniciado em abril de 2013, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, contou com o apoio do Ministério da Saúde, por meio de recursos financeiros do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps).

No dia 6 de outubro, outras 24 alunas do curso Técnico em Enfermagem receberem seus diplomas. As profissionais são dos centros de saúde das prefeituras de Belo Horizonte e de Nova União e dos hospitais Odilon Behrens, Risoleta Neves e Galba Veloso. (FOTO 3)
 

ETSUS Acre forma novos técnicos em vigilância em saúde

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC) realizou, em novembro, a cerimônia de formatura do curso Técnico em Vigilância em Saúde. A turma foi formada por 14 alunos do município de Acrelândia e 20 estudantes da cidade de Plácido de Castro. O curso teve duração de 1.200 horas, destinando-se à formação de profissionais para desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias, aplicar normatização relacionada a produtos, processos e ambientes, inclusive do trabalho, e serviços de interesse da saúde, além de investigar, monitorar e avaliar riscos e determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente.
 

ETSUS Vitória promove atualização em sala de vacinas

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória) concluiu o curso de Atualização em Sala de Vacina. A primeira turma, realizada de 20 a 22 de outubro, destinou-se a enfermeiros, abordando questões como procedimentos para aplicação de vacinas e vacinação segura, calendários vacinal de criança, adolescente e adulto, supervisão da sala de vacina, eventos adversos à vacinação e Rede de Frio e Sistema de Informação e Registros. Foram ofertadas, ao todo, 30 vagas.

A segunda turma, realizada de 27 a 29 de outubro, envolveu os auxiliares e técnicos em enfermagem, focalizando as normas técnicas da sala de vacina e os critérios e técnicas para a administração de vacinas utilizadas pelo Programa Nacional de Imunização. Entre os temas abordados destacaram-se os calendários de vacinas, os eventos adversos à vacinação e a Rede de Frio, Sistema de Informação e Registros. Nesse caso, foram 20 vagas.

O curso encontra justificativa na relevância do Programa Nacional de Imunização, bem como no impacto que a iniciativa causou na redução de doenças nas últimas décadas. A expectativa da equipe da ETSUS Vitória e da Área Técnica da Vigilância em Saúde do município é que os profissionais, ao serem atualizados sobre normas técnicas, novas vacinas do calendário vacinal, procedimentos de triagem, manuseio, conservação e administração de imunobiológicos, promovam a melhoria na qualidade do serviço prestado nas salas de vacina das unidades básicas de saúde de Vitória. (FOTO 4)
 

Integralidade é destaque de curso técnico da EMS

A Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS), por meio de suas unidades regionais Leste I e II, promoveu o seminário de conclusão do módulo 1 de duas turmas do curso Técnico em Vigilância em Saúde, que trata de saúde, políticas públicas e SUS. O evento, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro em Guaianases, no dia 9 de outubro, teve como foco o conceito de integralidade em saúde.

Sob o tema As práticas da saúde e o SUS: construindo alicerces para transformar, os alunos da EMS Regional Leste I apresentaram trabalhos sobre os fundamentos do SUS, a importância da água para o homem e a situação hídrica do planeta. Já os alunos da Regional Leste II, sob o tema A vigilância em Saúde e o desafio da integralidade na área de abrangência da EMS Regional Leste II, apresentaram atividades com fantoches, dramatização em formato de programa de TV e jogral, por meio das quais abordaram a questão da segurança, transporte e saúde, contribuindo para consolidar o conceito de integralidade. (FOTO 5)
 

Ampliação de residência médica é foco de oficina na ESP-MG

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu em sua sede, em Belo Horizonte, no dia 20 de outubro, a Oficina do Programa de Residência Médica para Medicina Geral de Família e Comunidade e outras especialidades. A atividade aconteceu face à ampliação de vagas de residência médica no país, das quais 75% são para a área de Medicina de Família e Comunidade, como parte do Programa Mais Médicos. Estiveram presentes a diretora da escola, Roseni Sena, representando a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Alzira Jorge, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, José Maurício, e a tutora do Programa Mais Médicos, Rosa Gouveia, que destacou o apoio que a ESP-MG dá à iniciativa do Ministério da Saúde.
 

ESP-MG conclui especialização em Saúde Pública

Uma das formações mais antigas da instituição, criada em 1946, a Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) tem mais uma turma concluída. A solenidade de formatura foi realizada em 1º de outubro, no auditório da escola, em Belo Horizonte. Iniciado em agosto de 2014, o curso contou com 38 alunos de diversas áreas (enfermagem, pedagogia, fonoaudiologia, farmácia, odontologia, biologia, nutrição, serviço social e medicina veterinária), selecionados entre mais de 400 inscritos. Eles atuam na saúde pública dos municípios de Arcos, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Careaçu, Carvalhópolis, Cristais, Ervália, Itabira, Jequitinhonha, Nazareno, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia.

Durante a cerimônia, a diretora da ESP-MG, Roseni Sena, parabenizou os novos sanitaristas e lembrou-se dos tempos em que foi aluna do curso, destacando que o SUS é um projeto de uma sociedade ainda em construção e enfatizando que uma das tarefas mais difíceis é trabalhar e estudar e que os alunos, bravamente, se propuseram a desenvolver suas potencialidades. “Fui aluna dessa especialização em 1980. Quem passa por esse curso torna-se parte de uma massa crítica de sanitaristas a serviço do SUS”, declarou. A Superintendente de Educação da ESP-MG, Ludmila Brito, falou sobre a diversidade das áreas de formação da turma e do desafio de formar para o SUS. “Temos que resignificar nossas práticas e o exercício da docência. O desafio de formar novos sanitaristas faz-se presente em nosso atual contexto e o envolvimento político de todos é uma missão desafiadora”, reconheceu.

Segundo Roseni, todo o recurso necessário para o desenvolvimento da especialização é proveniente da própria escola. Desde 2014, o curso está no processo de Acreditação, uma ferramenta de reconhecimento formal que as instituições acreditadas atendem a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar determinada atividade, usada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
 

ETSUS Maranhão conclui Técnico em Vigilância em Saúde

A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS-MA), no Maranhão, formou em novembro 69 alunos pelo curso Técnico em Vigilância em Saúde. A formação, iniciada em 2013, destinou-se aos trabalhadores dos serviços públicos das redes estaduais e municipais de saúde dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Bacabeira.
 

EMS promove seminário de conclusão de módulo do Técnico em Vigilância em Saúde

Os alunos da turma 14 do curso Técnico em Vigilância em Saúde, da Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS-SP) - Regional Oeste, concluíram o primeiro módulo da formação, com apresentações de trabalhos. O Seminário de Encerramento do Módulo 1, realizado em outubro, no auditório da sede da escola, na Vila Olímpia, tratou do processo de saúde-doença, com foco na promoção, prevenção, proteção, reabilitação e recuperação. Com uma peça intitulada Pindorama, formação de um povo, os estudantes abordaram, ainda, a formação do povo brasileiro, desde a chegada dos portugueses, passando pela escravidão, tráfico negreiro e primeiras imigrações europeias. Ao fim da apresentação, os participantes foram convidados a participar de uma exposição organizada no corredor da EMS que refletiu como a sociedade percebe o SUS e a formação da consciência sobre a prevenção de doenças por meio de campanhas publicitárias. (FOTO 6)
 

ESP-MG recebe curso sobre vacina BCG

O curso de Aprimoramento sobre a Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), realizado em outubro, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), capacitou 88 enfermeiros dos municípios mineiros com mais de cem mil habitantes. A primeira fase da formação, organizada em três dias, contemplou aulas teóricas sobre a aplicação da vacina, possíveis efeitos adversos e contraindicações. Na segunda fase, os alunos retornaram para os municípios, onde participaram de aulas práticas, sob o acompanhamento de um monitor. Os enfermeiros receberão da ESP-MG o certificado de Capacitação Técnica para Aplicação da BCG, estando aptos a aplicar a vacina em recém-nascidos. Vale citar que a vacina protege a criança contra as formas mais graves da doença, não deixando que a infecção pulmonar seja disseminada para outros órgãos.
 

Aperfeiçoamentos em Saúde do Idoso e Urgência e Emergência na Efos

Em novembro, a Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, deu início ao Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso. A turma conta com 40 alunos e deverá concluir a carga horária total (120 horas) em maio de 2016. As aulas acontecem uma vez por semana, buscando atender as transformações na saúde com o crescente aumento da expectativa de vida da população brasileira. O curso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático dos profissionais de saúde ao tratar das questões relacionadas à terceira idade e da assistência à saúde do idoso.

Outra formação iniciada pela escola foi o Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência, com a mesma carga horária (120 horas). A formação envolve 35 trabalhadores de hospitais públicos, unidades básicas de saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do estado. A ideia é proporcionar aos alunos uma atualização sobre a utilização de novos protocolos destinados à manutenção das funções vitais até a chegada do socorro de urgência. (FOTO 7)
 

Unimontes forma técnicos em gerência em saúde

A Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS Unimontes), em Minas Gerais, formou 16 profissionais técnicos em gerência em saúde. Primeiro curso técnico realizado com recursos próprios da Unimontes, o projeto contou com momentos de concentração e dispersão, usando a metodologia de integração ensino-serviço, comum às formações realizadas pela RET-SUS.

Os alunos, todos trabalhadores de saúde, elaboraram projetos de intervenção nos serviços de saúde, onde realizaram parte da carga horária de aula. Participaram desse momento os hospitais Universitário Clemente Faria, Aroldo Tourinho e Dilson Godinho, a Santa Casa de Montes Claros e a Secretaria Municipal de Saúde.
 

Descentralização é marca da EFTS na cidade de Itaberaba

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba (BA) solicitou uma nova parceria da unidade descentralizada da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS) para a qualificação dos profissionais da sua rede, resultando em um projeto de educação permanente, que alcançará profissionais, gestão, serviço e comunidade. Trata-se da qualificação de agentes comunitários de saúde em infecções sexualmente transmissíveis. Em parceria, ainda, com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do município, a unidade descentralizada, por meio da qualificação Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, espera também certificar 207 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família.

Atenta ao fortalecimento da formação de pessoal para o SUS, a EFTS, há algum tempo, emprega esforços conjuntos com o município quanto à qualificação profissional e de gestão dos serviços e sistemas de saúde. A parceria iniciou em 2010, ano de inauguração da unidade no município. “Desde então, a escola tem proporcionado à região de Itaberaba um conjunto de ações voltadas para o avanço do processo de educação profissional na área da saúde e educação permanente, a exemplo, das formações técnicas em agentes comunitários em saúde, Saúde Bucal e Prevenção da Mortalidade Materna Infantil”, destacou a enfermeira Elania Moraes Sant’Ana, responsável pela unidade.

A escola já realizou, também na cidade, qualificações em Atenção Integral aos Portadores de Feridas, em Sífilis, com ênfase na redução da morbi-mortalidade materna e infantil, e em Atenção Integral a Portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis, voltada a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. O pedido de nova parceria, contou Elania, encontra justificativa na necessidade de incorporar a educação permanente ao cotidiano do trabalho, como estratégia de ensino e aprendizagem, valorização profissional e melhoria no acolhimento e resolutividade do serviço na região, tendo como base as políticas nacionais da Atenção Básica e de Educação Permanente em Saúde.
 

ETSUS Blumenau chega a quase seis décadas de trabalho

A Escola Técnica do SUS em Blumenau (ETSUS Blumenau) comemorou, em 26 de novembro, 59 anos. A história da instituição começa na década de 50, com um movimento pela construção de uma escola de auxiliar de enfermagem, sob a tutela do médico pediatra Affonso Balsini. Na ocasião, esse idealizador chamou atenção para a dificuldade de exercer a medicina sem uma equipe de trabalho qualificada, concluindo que, para tanto, se fazia necessária uma escola de formação profissional. Dada à mobilização, no dia 26 de novembro de 1956, por meio da Lei Municipal nº 763, foi criada a então Escola de Auxiliar de Enfermagem de Santa Catarina, que mais tarde receberia o atual nome.

Reconhecida no dia 13 de abril de 1959, por meio da Portaria nº 124, e inaugurada em 1º de agosto do mesmo ano, quando também foi iniciado o primeiro curso de Auxiliar em Enfermagem de Santa Catarina, com 13 alunos da região, a ETSUS Blumenau passou a ser referência na formação, qualificação e requalificação de recursos humanos em saúde dos 53 municípios do Vale do Itajaí. Em 2001, a escola é integrada à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Outro ano de destaque foi 2004, quando surgiram os primeiros cursos descentralizados e, em parceria com a Fundação Regional de Blumenau (Furb), a escola desenvolveu a primeira turma de especialização para profissionais públicos municipais da área da saúde.

Atualmente, a escola está com os cursos técnicos em Enfermagem, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal (este, também, na modalidade de auxiliar) e Agente Comunitário de Saúde (1ª etapa formativa), além de aperfeiçoamentos, especializações técnicas e capacitações, tanto para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e outras secretarias quanto docentes dos cursos.
 

ETSUS-PI inicia nova turma com o uso das metodologias ativas

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI) iniciou, em Teresina, as aulas do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Serão 896 agentes formados por meio das metodologias ativas de aprendizagem. O início da formação foi marcado por uma dinâmica de apresentação do grupo, seguido pela elaboração de um contrato de convivência, por meio do qual cada docente combinou com seus alunos horários, frequência, modelos de avaliação e uso de celular em aula, e por fim, pela disciplina Princípios e Organização do SUS.

A coordenadora-geral da ETSUS-PI, Josellia Moreira, observa que as metodologias ativas deverão proporcionar ao aluno maior autonomia, transformando-o em agente ativo, critico e reflexivo. Segundo ela, o quadro de docentes está formado por cerca de 60% de instrutores e coordenadores que fizeram parte do Projeto Caminhos do Cuidado. Este tratou-se de um processo de formação em saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem, concluído em setembro de 2015, sob a coordenação do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS).
 

ETSUS-SE leva conhecimento técnico a estudantes da capital

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS-SE) e a Fundação Estadual da Saúde do Sergipe (Funesa), da qual a instituição faz parte, realizaram uma atividade de educação em saúde para alunos e professores do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na capital. A atividade foi conduzida pelos professores dos cursos técnicos em Vigilância em Saúde e Prótese Dentária, com palestras sobre dengue, Zica, Chikungunya, lepitospirose, leshmaniose, esquistossomose, hanseníase, tuberculose, cânceres de próstata e mama, saúde bucal e alimentação saudável. Foram também distribuídos materiais educativos, como panfletos e cartazes — alguns deles produzidos pelos próprios alunos dos cursos técnicos. (FOTO 8)
 

ETSUS Blumenau forma mais uma turma de técnicos em vigilância em saúde

A Escola Técnica do SUS Blumenau, em Santa Catarina, formou 31 alunos no curso Técnico em Vigilância em Saúde. A sexta turma concluída em novembro abrange os serviços de saúde dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí, envolvendo Blumenau, Brusque, Ascurra, Botuverá, Benedito Novo e Doutor Pedrinho.

O profissional técnico em vigilância em saúde compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. Segundo a ETSUS Blumenau, os trabalhos propostos durante a formação dão subsídios a uma rede de atenção à saúde qualificada e comprometida eticamente. (FOTO 9)
 

Humanização do parto é tema em Minas Gerais

Direito de todas as mulheres, colocando a gestante e suas necessidades no centro das atenções, o parto humanizado foi tema do 1º Seminário Humanização do Nascimento: diálogos sobre a assistência ao parto, realizado de 29 a 31/10, em Belo Horizonte, pelo Instituto Pauline Reichstul e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O público, predominantemente feminino, refletiu sobre a arte de planejar, a desigualdade racial na saúde, a violência obstétrica, o uso de plantas medicinais, o sagrado e os desafios da saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do evento, Diva Moreira, coordenadora geral do Seminário, resgatou a história dos homenageados Pauline Reichstul, que foi vítima da ditadura militar em Recife, e de Carlos Gentili de Mello, sanitarista que lutou contra o predomínio de cesáreas no Brasil, na década de 1970. Ela lembrou, ainda, que o evento prestava uma homenagem “a todas as mulheres que sofreram e sofrem diariamente violência obstétrica”.

Entusiasta do parto humanizado, a servidora da ESP-MG Alessandra Rios de Faria falou sobre o envolvimento que a escola tem com o tema, destacando a parceria com o Hospital Sofia Feldman — referência no atendimento humanizado do estado de Minas Gerais — em uma ação educacional sobre as potencialidades e desafios para a preceptoria dos programas de residência do hospital no âmbito da educação permanente em saúde. “Essa discussão tem muito espaço na ESP-MG”, frisou, revelando que experimentou a atenção humanizada ao parto de sua segunda filha. “Tive minha primeira filha, a Alice, por uma cesárea totalmente desnecessária e isso me trouxe cicatrizes na alma. Então comecei a ler, pesquisar e, assim, conheci pessoas maravilhosas. Um ano e sete meses depois do nascimento da Alice, chegou Iolanda em um lindo parto humanizado”, contou emocionada.

 

Galeria de Fotos

Comentar