revista ret-sus . seções . aconteceu

Versão para impressãoEnviar por email

aconteceu
Um giro pelas escolas do Ceará, Pará, Acre, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso do Sul


Município cearense recebe aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), promoveu, no município de Russas (CE), o Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico. A formação, realizada em dezembro de 2015, envolveu 37 profissionais. Com um total de 184 horas de aula, o curso propôs desenvolver padrões de prática, baseados na evidência científica atualizada, contribuindo com a redução da mortalidade materna e neonatal, como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico puerperal. Além de Russas, outras turmas do mesmo curso foram promovidas nas cidades de Quixadá, Itapipoca e Limoeiro do Norte. A ESP-CE formou uma média de 150 profissionais.
 

ETSUS Pará promove atualização no controle do colo de útero

A Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres (ETSUS-PA) promoveu, em março, a quinta edição do curso Atualização no Controle do Câncer de Colo de Útero e Coleta de Papanicolau (PCCU). A formação, que tem como objetivo melhorar a assistência prestada às mulheres da comunidade, reduzindo as taxas de morbidades e mortalidade, envolveu os enfermeiros do 4º Centro Regional de Saúde do Rio Caetés, com experiência na coleta do PCCU ou que desenvolvem atividades no setor de saúde da mulher.

Com 50 horas de aula — 20 horas de teoria e 30 horas de prática —, o curso teve sua primeira edição em 2014, com três turmas que abrangeram as regiões Metropolitana I e Metropolitana II e III, qualificando cerca de 50 enfermeiros. A previsão é realizar, ainda neste ano, uma nova edição para os profissionais do 5º Centro Regional de Saúde do estado.
 

ESP-CE promove terceira etapa do curso Técnico em ACS

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou a terceira etapa formativa do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. A aula inaugural, realizada em 23 de fevereiro, no Centro Cultural Tasso Jereissati, em Fortaleza, marcou a retomada do trabalho na cidade de Horizonte. Da abertura, participaram 120 agentes comunitários de saúde do município e 20 enfermeiros que atuarão como facilitadores da formação.

A assessora pedagógica da ESP-CE, Wilma Maria Lins de Sousa, esclarece que, além de Horizonte, a terceira etapa formativa envolve os trabalhadores técnicos das cidades de Fortaleza, Acopiara, Iguatu, Jucás, Tauá e Sobral. São 960 horas de aula, distribuídas em seis fases, com 123 enfermeiros e 533 agentes comunitários de saúde. O curso está previsto para terminar em outubro de 2016. Segundo Wilma, a primeira etapa formativa aconteceu em 2005 e a segunda, entre 2007 e 2014, em 70 municípios cearenses.
 

ETSUS Acre realiza formação em humanização na saúde

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, realizou, no dia 21 de março, a aula inaugural da Oficina Humanização em Movimento. O objetivo, ao abordar o tema da humanização na saúde, é provocar melhorias no atendimento prestado ao recém-nascido, às crianças e às mães no Sistema Único de Saúde (SUS). A formação, com 40 horas de aula, envolveu 50 trabalhadores que atuam no Serviço de Atendimento à Saúde da Mulher e da Criança do Hospital da Criança e Maternidade Barbara Heliodora e nos serviços de atenção básica do município de Rio Branco. A oficina abordou os temas da gestão do trabalho, da educação em saúde, do cuidado à saúde, da legislação e da saúde do trabalhador.
 

ETSUS-PI inicia Capacitação em Urgência e Emergência

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS Piauí) deu início às aulas da Capacitação em Urgência e Emergência nos municípios de Floriano, Bom Jesus, Oeiras, Valença, Picos, Uruçuí e São Raimundo Nonato. Nesse primeiro momento, serão capacitados 590 auxiliares e técnicos em enfermagem dos serviços de urgência e emergência e condutores de ambulâncias.

O curso aborda os temas da Política de Saúde em Emergência, da Biossegurança, dos Atendimentos e Agravos Clínicos em Urgência e Emergência, dentre outros. O curso acontece às quintas e sextas, com duração de sete meses. Em julho, serão iniciadas turmas nos municípios de Teresina, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba.
 

Alunos da ETSUS-SE confeccionam primeira prótese dentária

Alunos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica do SUS de Sergipe (ETSUS-SE) produziram a primeira prótese dentária da escola, após cumprirem 54% da carga horária total do curso. O diretor da escola, Alessandro Augusto Soledade Reis, revela que a primeira peça protética elaborada pelos discentes apresenta o devido rigor na sua elaboração e qualidade na sua caracterização, em atenção aos conteúdos apresentados no curso, respeitando as proporções dentárias e os princípios estéticos. “Por se tratar de um curso oneroso, poucos estados brasileiros se dispuseram a realizar o projeto”, destacou.

O curso da ETSUS Sergipe, por meio de financiamento do Ministério da Saúde e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Sergipe, envolve 18 discentes que deverão formar-se ainda neste ano de 2016. Reis destaca que a iniciativa irá contribuir com o aumento da produção de próteses no país — somente 25% dos municípios têm capacidade produtiva do material — e reduzir a escassez de recursos humanos para os laboratórios.

Fazem parte do currículo da formação os temas das políticas públicas de saúde no Brasil e em Sergipe, da segurança no trabalho, da biossegurança nas ações de saúde e noções básicas de primeiros socorros, da comunicação em saúde e controle social, da ética profissional e da legislação específica. O currículo incluiu, também, a parte específica, como o uso de materiais dentários e manipulação de equipamentos protéticos, que contempla conhecimentos sobre estética em prótese dentária, a preparação e os cuidados com moldes e modelos, a anatomia da unidade dentária, a reabilitação oral e a prática de confecção de peças protéticas com os diversos tipos de próteses, além dos princípios da implantodontia e noções de administração em serviço laboratorial. (FOTO 01)
 

Efos forma novos técnicos em Enfermagem

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, formou mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem. A solenidade aconteceu no dia 4 de fevereiro,  certificando 26 novos técnicos que irão atuar nos municípios de Concórdia, Arabutã, Alto Bela Vista, Itá, Irani, Ipumirim, Seara e Xavantina, que forma a Região de Saúde do Alto Uruguai. A proposta é fruto de parceira entre a Efos e a Universidade do Contestado (UNC), em Concórdia, que cedeu as salas e os laboratórios para aulas teóricas e práticas. (FOTO 02)
 

ETSUS Acre realiza formatura de técnicos em saúde

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC) realizou, em 18 de março, a formatura de 326 alunos em diversos cursos técnicos oferecidos pela escola. Somente nas áreas técnicas de Imobilizações Ortopédicas, Órteses e Próteses, Análises Clínicas, Hemoterapia, Gerência em Saúde, Enfermagem e Radiologia, restritas à Saúde, foram certificados 141 profissionais.

Os cursos contaram com o financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (MEC). Os novos profissionais atuarão na capital Rio Branco e nos municípios de Brasileia e Cruzeiro do Sul.
 

Alunos de curso técnico da ESP-CE finalizam etapa do estágio curricular

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu, em janeiro, por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o encerramento da primeira etapa do estagio curricular do curso Técnico em Vigilância em Saúde (CVTS), no município de Aracati. Foram apresentados os trabalhos de conclusão desta etapa, desenvolvidos pelos seis grupos da turma.

Por meio de atividades chamadas Salas de situação, os alunos abordaram os seguintes temas: Saúde materno infantil do município de Itaiçaba; Doenças sexualmente  transmissíveis na 7ª Região; Dengue em Aracati; Acidentes automobilísticos no município de Icapuí; e Indicadores do município de Fortim.
 

Projeto Memória da ESP-MG conclui mais uma etapa

Preservar a memória institucional é uma forma de manter a instituição viva, fortalecer suas bases, além de informar à população sobre a importância do bem público. É assim que a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), desde o ano passado, vem trabalhando na organização das fotos de quase sete décadas de história da instituição, ou seja, de registros entre os anos 1946 e 2016.

Os trabalhos realizados pelas estagiárias do setor, Leíse Costa e Sabrina Mares, com o suporte do estagiário do Arquivo, Márcio Cordeiro, e sob a supervisão da Ascom, já catalogou quase 600 fotos impressas, com base nos moldes das fichas descritivas sugeridas pelo Arquivo Público Mineiro (APM). Para o assessor de comunicação da ESP-MG, Harrison Miranda, esse trabalho só foi possível devido à dedicação dos estagiários que fizeram uma força-tarefa para organizar esse arquivo. “A Ascom faz parte da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo da escola e, desde o início desse trabalho, nossa intenção era recuperar e preservar a memória de quase 70 anos da casa”.

As fotos serão guardadas em papel alcalino para melhor acondicionamento e preservação. A próxima fase do projeto é a catalogação das fotos digitais, que também serão organizadas sob a orientação do APM. Além disso, as fotos mais antigas, datadas da década de 1940, serão digitalizadas e publicadas nas redes sociais da ESP-MG, como estratégia para identificação de pessoas e momentos da instituição. A escola pretende realizar, também, doação de cópias de fotos com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, quando ele era governador de Minas Gerais (1951-1955), para a Casa de Juscelino, localizada em Diamantina (Vale do Jequitinhonha), sua cidade natal. (FOTO 03)
 

Aula inaugural marca início das comemorações dos 70 anos da ESP-MG

Dando início às comemorações de seus 70 anos, a se completarem no mês de junho, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu a segunda turma do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cegets). O curso, iniciado em 22 de fevereiro, é um acordo de cooperação entre o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a quem a ESP-MG está vinculada, e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

A aula inaugural, com destaque para a palestra Gestão na Educação na Saúde, ministrada por José Rodrigues Freire, assessor do gabinete do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, contou com a presença dos 35 alunos vindos de diversos municípios de Minas Gerais, servidores da escola e da SES-MG, além de representantes do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

A representante da coordenação do curso e pesquisadora da Fiocruz, Ana Luiza Stiebler Vieira, destaca que o curso encontra necessidade nas deficiências apontadas na capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de pesquisas realizadas pelo Instituto de Medicina Social e pelo Cosems em 2004 e 2006, respectivamente. “É um desafio tratar a educação desses gestores que são frutos da precarização da situação do trabalhador e da dificuldade em se desenvolver um programa de educação permanente”, destacou. O Cegets será realizado durante todo o ano de 2016 e, ao fim, os alunos apresentarão trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com uma intervenção em seus locais de atuação, mostrando a realidade de cada município.
 

ETSUS-PI abre novas turmas do Técnico em Agente Comunitário de Saúde

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI) iniciou, em março, oito turmas do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Segundo a coordenadora-técnica da escola, Nayana Santos Arêa Soares, a proposta é ofertar as três etapas formativas do curso, envolvendo os municípios de Piracuruca, Piripiri, Barras, Floriano, Oeiras, Valença e Elesbão Veloso. Nayana informou, ainda, que foram selecionados 16 profissionais na função de instrutores do curso técnico. Segundo a coordenadora, em fevereiro, os selecionados passaram por uma capacitação pedagógica.
 

Efos inicia turmas do Técnico em Enfermagem

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, iniciou duas turmas do curso Técnico em Enfermagem — uma em Florianópolis, com 35 alunos, e outra no município de Criciúma, com 32 estudantes. A formação tem duração de 1.800 horas, sendo 1.200 horas de aulas práticas e 600 horas de atividades de dispersão. Durante a aula inaugural, realizada no dia 28 de março, foram apresentados aos alunos a estrutura da escola, o cronograma do curso e a Plataforma Avatar, que servirá de apoio virtual na formação. (FOTO 04)
 

ESP-CE inicia trabalho pioneiro com facilitadores de curso técnico

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) e em parceria com o Programa Ceará Pacífico, promoveu, em fevereiro, encontros de orientação para os facilitadores do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS), do bairro Vicente Pinzon. Tratou-se do Coaching Pela Paz, um projeto piloto que conta com a adesão voluntária dos profissionais de saúde. “Estamos trabalhando inicialmente com os enfermeiros, pois irão facilitar as etapas de formação dos agentes comunitários de saúde. A ideia é desenvolver uma matriz de crenças que envolve comunicação, pensamentos e sentimentos”, explicou o master coach (traduzido como conselheiro, mentor ou orientador) Hilton Alencar.

Segundo Alencar, o trabalho refere-se ao método de transformação pessoal e profissional que prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro, que vem sendo usado mundialmente tanto no contexto profissional quanto pessoal.  O projeto pretende, ainda, expandir aos médicos, dentistas e aos coordenadores dos postos de saúde do Vicente Pinzon, para posteriormente ser implantado em outras localidades.

O diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, Caio Cavalcanti, explica que a proposta contribui para que o profissional possa refletir sobre sua prática no trabalho, sua vida pessoal, trajetória e o trabalho realizado junto aos agentes na comunidade. “Esperamos que a partir dessa reflexão o profissional possa cada vez mais se motivar e aperfeiçoar seu trabalho, com foco na geração de uma cultura de paz”, revelou.
 

ETSUS Pará comemora dez anos de criação

O mês de janeiro ficou marcado na história da Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres. No dia 25/1, a escola completou dez anos de criação. Apesar da pouca idade, a ETSUS-PA já acumula uma vasta experiência. Somente entre 2011 e 2015, formou 20.754 alunos, em 18 cursos ofertados e mais sete em andamento.  Segundo o diretor Raimundo Nonato Bitencourt de Sena, o processo de implantação da instituição é parte de um projeto compartilhado entre os ministérios da Saúde e da Educação. Esse processo, destaca Sena, se inicia com a realização de oficinas de trabalho com trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a quem a escola está vinculada, sob o objetivo de capacitar profissionais em nível regional para planejar a implantação e infraestrutura física da instituição e dos cursos de formação técnica para o SUS.

Ele recorda que a escola nasce com a missão de desenvolver atividades para a formação profissional de recursos humanos da área da saúde, em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde, integrando, em 2006, à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).  Em dez anos, portanto, a ETSUS-PA vem contribuindo com a formação de recursos humanos na área da saúde, por meio de cursos técnicos, qualificações profissionais, atualizações, aperfeiçoamentos e especialização, especialmente, de jovens e adultos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). “Em 2016, a escola pretende dar continuidade às capacitações que estavam em andamento no ano passado e expandir a oferta de novos cursos, entre eles a formação de agentes de controle do câncer e as especializações técnicas de nível médio direcionadas na área da Enfermagem”, anuncia.

Sena observa que a ETSUS-PA experimenta um importante processo de fortalecimento institucional, com destaque para a qualificação e o amadurecimento profissional das equipes gerencial, pedagógica e administrativa da escola e a implantação da unidade orçamentária e financeira, além da seleção e da capacitação pedagógica dos docentes e a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional.

Atualmente, a escola promove as qualificações de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, as atualizações em controle do câncer de colo de útero e coleta de papanicolau, a formação em agentes de controle do câncer e em higienização de superfícies em estabelecimentos de saúde e os cursos técnicos em Citopatologia, Hemoterapia, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde.
 

Saúde do trabalhador na atenção básica em destaque na ESP Iguatu

A Escola de Saúde Pública de Iguatu (Espi), no Ceará, concluiu (18/1) o curso Saúde do Trabalhador na Atenção Básica. A formação visou a apoiar a capacitação dos profissionais que atuam na atenção básica, em especial nas equipes de saúde da família, envolvendo 42 pessoas. Iniciado em novembro de 2015, com carga horária de 80 horas, o curso focalizou a identificação de riscos, danos, necessidades, condições de vida e trabalho que determinam as formas de adoecer e morrer dos trabalhadores, dividido em dois módulos.
 

Cetas fortalece Rede de Urgência e Emergência de Rondônia

O Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas-RO), por meio da Qualificação em Urgência e Emergência, capacitou 40 técnicos em enfermagem, nos municípios de Cacoal e Vilhena. A formação, com 160 horas de aula, segundo a coordenadora da iniciativa, Joelma Rosária da Silva, colabora com a estruturação da Rede de Atenção à Urgência e Emergência e aumenta a segurança dos servidores na realização dos procedimentos em situações de riscos à vida, orientando e estimulando condutas profissionais qualificadas que visem a um atendimento em saúde ágil e resolutivo.

A diretora do Cetas, Angelita de Almeida Rosa Mendes, revela que o curso atende à Portaria nº. 1996/GM/MS, de 20 de agosto de 2007, referente à promoção da educação permanente e à necessidade constante de aperfeiçoamento dos profissionais de saúde. Os recursos financeiros para a formação, segundo Angelita, são oriundos do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). (FOTO 05)
 

Atenção à saúde da mulher e da criança é foco da ETSUS Acre

Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre) realizou, em janeiro, a Oficina de Integralidade da Atenção da Mulher e da Criança. A atividade formativa, com uma carga horária de 40 horas, para 80 profissionais da Maternidade Barbara Heliodora e do Hospital da Criança, é resultado de um levantamento de demanda por formação realizado pela escola, em novembro de 2015, com 20 profissionais das unidades. Na ocasião, a ETSUS-AC aplicou um questionário com nove questões referente ao atendimento, fluxos e avaliação dos serviços de atenção à saúde da mulher e da criança. O objetivo da escola é qualificar todos os trabalhadores dos serviços. (FOTO 06)
 

Cuidado à Saúde do Idoso no Espírito Santo

O Núcleo de Educação e Formação em Saúde do Estado do Espírito Santo (Nuefs) concluiu, em março, o Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, para auxiliares e técnicos em enfermagem. Foram dez turmas, totalizando 280 alunos de 14 municípios. O objetivo foi formar trabalhadores quanto ao cuidado adequado à população idosa, especialmente dos idosos dependentes — ou seja, com restrições físicas ou mentais para desempenhar atividades do dia a dia.

O projeto, iniciado em dezembro de 2015, contou com a parceria da Escola do Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp) e a Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (Emescam) e incluiu a capacitação pedagógica de 23 enfermeiros integrantes da Atenção Primária à Saúde, realizada em novembro do ano passado. O Nuefs espera realizar uma nova capacitação pedagógica em maio de 2016 e, em seguida, a oferta de 560 novas vagas para 58 municípios.
 

ETSUS-MS comemora seus 30 anos na Rede Unida

Pela primeira vez no estado do Mato Grosso do Sul, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida incluiu em sua programação a comemoração dos 30 anos da Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão, com sede na capital sul-mato-grossense. Além de participantes do congresso e trabalhadores da escola, a festa contou com a presença da coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Cláudia Brandão, e do diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (Sgtes/MS), Alexandre Medeiros, e dos representantes regionais da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), da qual a escola faz parte, a exemplo da diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Ena Galvão, que dá nome à instituição. 

Ena remontou a história da escola, criada em 1986, ainda como centro de formação de recursos humanos em saúde. “Ser centro formador tem um significado importante, de escola, de docência e de formação”, destacou, elogiando o fato de a ETSUS-MS até hoje manter sua identidade de instituição que forma trabalhadores para o SUS. O momento de destaque do evento — aberto com a apresentação do ex-aluno da escola, Irwin Ferreira, tocando e cantando músicas regionais — foi a exibição de um vídeo pela diretora da escola, Evelyn Ana Cafure, trazendo depoimentos de profissionais que tiveram importantes vínculos com a ETSUS-MS, a exemplo do médico Luiz Salvador, considerado o grande incentivador da criação da instituição. Antes, Evelyn parabenizou os 13 técnicos que atuam na escola, lembrando a missão da instituição que atende 79 municípios. A festa foi encerrada com bolo e brinde. (FOTO 07)
 

ESP-MG protagoniza debate em torno do olhar preconceituoso sobre a mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu a palestra Mídia e olhares sobre mulheres, conduzida pela professora Tatiana Carvalho Costa. Segundo a palestrante, que observa um discurso e uma narrativa machistas e preconceituosos no cinema, na televisão e na publicidade, o que predomina nesses cenários é o olhar masculino, tendo a mulher sempre como objeto e nunca como protagonista. “A violência de gênero e contra os corpos femininos estão presentes desde a mitologia, servindo apenas para vender produtos, seja na indústria de alimentos, bebidas, automóveis, esportes e cosméticos”, advertiu.

Tatiana destacou as questões da desigualdade de papéis na sociedade e as relações de poder hierarquizadas entre homens e mulheres, sendo a mulher uma “imagem” e o homem o “dono do olhar”. “Essa realidade precisa ser mudada e a nova geração de mulheres tem essa consciência”, ponderou. (FOTO 08)
 

ETSUS Maranhão forma novos técnicos em enfermagem

A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva realizou, em janeiro, a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem. O curso, iniciado em outubro de 2014, no município de Tuntum, com uma carga horária de 765 horas de aula, envolveu 23 alunos. O objetivo foi formar profissionais para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, anunciou a coordenadora da formação, Emmanuele Balata.

 

Galeria de Fotos

Comentar