revista ret-sus . seções . panorama

Versão para impressãoEnviar por email

panorama
Benefícios da inclusão

A pesquisa Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência, divulgada no dia 3 de dezembro de 2016, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, confirma que estudar em ambientes que valorizam a diversidade promove efeitos benéficos em pessoas sem deficiência. Realizada pelo Instituto Alana e a ABT Associates, sob coordenação de Thomas Hehir, professor da Harvard Graduate School of Education, reunindo mais de 89 estudos, a partir da revisão de 280 artigos publicados em 25 países, essa análise revela que pessoas sem deficiência que estudam em salas de aula inclusivas têm opiniões menos preconceituosas e são mais receptivas às diferenças.

Quanto aos benefícios para as pessoas com deficiência, a pesquisa atesta que estudantes incluídos desenvolvem habilidades mais fortes em leitura e matemática, têm maiores taxas de presença, são menos propensos a ter problemas comportamentais e estão mais aptos a completar o ensino médio, comparado com estudantes que não são incluídos. Entre as crianças com síndrome de Down, há evidências de que a quantidade de tempo passado com os colegas sem deficiência está associada a uma variedade de benefícios acadêmicos e sociais, como uma melhor memória e melhores habilidades de linguagem e alfabetização. A inclusão, segundo o estudo, traz reflexos positivos também na idade adulta, já que alunos com deficiência que foram incluídos são mais propensos a fazer um curso superior, pertencer a um grupo de amizades, encontrar um emprego ou viver de forma independente.

Fica comprovado que a convivência com a diversidade pode promover melhorias nas práticas de ensino que beneficiam todos, já que a inclusão efetiva de um estudante com deficiência exige que professores e administradores escolares desenvolvam capacidades para apoiar as necessidades individuais de todos os alunos, não apenas daqueles com deficiência. “No entanto, muitos estudantes com deficiência ainda lutam para acessar programas inclusivos eficazes”, sublinha o estudo. A íntegra da pesquisa está disponível em http://alana.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf

 

Comentar