Para comemorar a data, escola promoveu semana de atividades voltadas para a educação em saúde, prevenção e promoção da qualidade de vida
Para comemorar a data, escola promoveu semana de atividades voltadas para a educação em saúde, prevenção e promoção da qualidade de vida
Criada em 2004, no embalo dos investimentos do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (Profae), que tinha como um de seus subcomponentes o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS, a Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima completou sete anos no dia 7 de maio. A realização de atividades voltadas para a educação em saúde, prevenção e promoção da qualidade de vida foi a forma escolhida pela escola para comemorar a data.
“As atividades foram importantes para expor à população o papel formador da ETSUS e sua contribuição para o Sistema Único de Saúde, consolidando princípios de gestão da escola, que tem como visão de futuro se tornar referência local e nacional em educação profissional e permanente formação técnica até 2014”, afirma a diretora Tânia de Souza.
As comemorações começaram no dia 4, com a realização de uma cerimônia de abertura no auditório da Escola Estadual América Sarmento, em que estiveram presentes gestores das secretarias estaduais de Saúde e de Educação, estudantes e população. A partir daí, a programação previu uma série de atividades. A União Roraimense dos Estudantes Secundaristas (URES) emitiu gratuitamente carteiras de estudantes para 240 alunos da ETSUS e um representante do Centro Humanitário de Atendimento à Mulher (Chame) da Assembleia Legislativa de Roraima falou sobre a violência contra a mulher para um público de cerca de 200 pessoas.
Além disso, a unidade de saúde Cosme e Silva da secretaria estadual de saúde aferiu a pressão arterial de 272 pessoas e uma equipe da Coordenação de Imunização da secretaria municipal vacinou outras 121 contra a gripe H1N1, tétano, pneumonia, hepatite e febre amarela, além de aplicar em alguns a tríplice viral.
No mesmo dia, 32 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da ETSUS e dois dentistas atenderam à comunidade, realizando aplicação de flúor e demonstrações de técnicas de escovação e prevenção do câncer bucal, atividade que se repetiu, dessa vez na sede da ETSUS nos dias 5 e 6 de maio, onde no Laboratório de Odontologia, alunos da Escola Estadual 31 de Março e da Escola Municipal Edisonina foram atendidos. Finalmente, no dia do aniversário da ETSUS, uma feijoada foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas.
Formação
No dia 12 de abril, a escola certificou 231 alunos do curso Técnico de Agentes Comunitário de Saúde que completaram as 400 horas do primeiro módulo previsto pela formação. A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Roraima, em Boa Vista, e contou com a presença da equipe da ETSUS, do presidente do Sindicato dos ACS e também com os secretários estadual e municipal de saúde e coordenadores da Atenção Básica pelo estado e pelo município.
A ETSUS Roraima é referência nacional em formação indígena. Atualmente, dos 1.670 agentes indígenas de saúde em formação no país, 372 são alunos da escola que, no ano passado, iniciou a atuação no Dsei Yanomami, que abriga etnias que ainda não haviam recebido nenhuma ação de formação. A ETSUS, que nunca interrompeu a formação dos agentes indígenas desde 2006, quando começou a oferecer o curso no Dsei Leste Roraima, planeja para breve a primeira turma do curso Técnico em Enfermagem voltada para essas populações.
Comentar