noticias

02/06/2011 Versão para impressãoEnviar por email

CEFOPE inicia ciclo de palestras

Objetivo é promover conhecimento e debate para a implantação da gestão participativa

Como parte do processo de implantação de um novo modelo de gestão, o Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manuel da Costa Souza (CEFOPE) iniciou dia 28 de maio o I Ciclo de Palestras ‘Construindo uma gestão participativa’. A primeira palestra teve como tema ‘SUS – uma política cidadã’ e foi apresentada pela secretária adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Ana Tânia Lopes Sampaio. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre docentes, alunos, corpo técnico e parceiros da escola, como universidades e secretarias municipais de saúde.
 
A coordenadora técnico-pedagógica do CEFOPE, Magda Barreto, afirma que o ciclo tem como objetivo dar conhecimento sobre os temas relacionados às políticas do SUS e fomentar o debate para que os atores envolvidos na implantação do conselho gestor da ETSUS possam ter mais informações sobre as questões que permeiam a escola. O diretor do CEFOPE Jorge Castro acrescenta: “Dessa forma, a escola espera estabelecer mecanismos de interlocução, não só através de suas práticas educativas, mas também pelo viés da comunicação, em uma sinergia coletiva, que visa potencializar as práticas cotidianas do trabalho como alicerce para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e da assistência prestada à população”.

Magda conta que no ano passado, uma portaria da Secretaria de Saúde definiu a implantação da gestão participativa e do conselho gestor na escola. “As palestras permitem uma maior compreensão do processo”, avalia Magda. A eleição dos membros do conselho gestor – que tem em sua composição representantes dos alunos, docentes, gestores, corpo técnico pedagógico e administrativo e coordenadoria de recursos humanos da secretaria estadual de saúde – ainda não foi marcada. “Preferimos adiar para integrar os alunos e docentes na discussão”, explica a coordenadora.
 
Ainda de acordo com Magda, a instituição do conselho gestor fortalece a ETSUS. “Torna a escola menos suscetível às mudanças que sempre ocorrem quando há troca de governo”, completa. O trabalho de discussão e reflexão desenvolvido no CEFOPE sobre a gestão participativa e suas implicações vai servir de exemplo para outras 23 unidades hospitalares e de referência do Rio Grande do Norte, que também implantarão o modelo. 
 
Paralelamente às palestras, o espírito da gestão participativa já se mostra de diversas maneiras na escola, principalmente na integração entre os servidores. “Temos sessões semanais de cinema, grupos de caminhada e haverá uma grande festa de São João. Essas iniciativas partiram dos trabalhadores e têm tido impacto positivo no trabalho”, conta Magda.
 
As palestras do ciclo vão acontecer mensalmente até dezembro. A próxima acontecerá dia 28 de junho, tendo como tema os pactos pela saúde. A apresentação será feita pela coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Elizabeth Souza. “Queremos que os palestrantes sejam pessoas que estejam vivenciando os temas e possam falar com propriedade. Estamos definindo os próximos assuntos que serão abordados e a ideia é resgatar as políticas públicas de saúde já implementadas, como a de humanização e a de educação permanente”, relata Magda.

 

Comentar