Escola quer que todos os atores se apropriem das discussões
Escola quer que todos os atores se apropriem das discussões
A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS Maranhão) está implementando mudanças em seu projeto político-pedagógico e regimento escolar. A primeira etapa do processo ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio, quando a instituição promoveu uma oficina, reunindo todos os setores da escola. Direção, alunos, professores e demais trabalhadores se envolveram nas discussões, que tiveram como foco o planejamento estratégico.
“A proposta dessa oficina foi discutir o aporte teórico que dá sustentação à proposta metodológica e administrativa da escola a fim de reconstruir coletivamente o PPP e o regimento, possibilitando a compreensão da aplicabilidade desses instrumentos por todos os atores da ETSUS”, explica a coordenadora pedagógica, Regimarina Soares Reis.
Ainda de acordo com ela, a necessidade de revisão é inerente ao PPP. “É necessário adequar constantemente esses instrumentos à realidade. A construção e o debate coletivos são inerentes à proposta de educação permanente da ETSUS, que busca organizar espaços de estudo a fim de empoderar seus profissionais para a atuação na qualificação de trabalhadores de nível médio para o SUS. Ao final das oficinas, pretendemos que todos compreendam o PPP como instrumento teórico-metodológico de intervenção na realidade, assim como os conceitos que o subsidiam”.
A próxima oficina deve acontecer na última semana de junho e abordará a metodologia da problematização, o currículo integrado e por competências, a avaliação de competências e a organização da gestão.
Comentar