noticias

11/08/2011 Versão para impressãoEnviar por email

Seis ETSUS de São Paulo agora oferecem cursos pós-técnicos

Araraquara, Assis, Franco da Rocha, Osasco, Pariquera- Açu e Escola Municipal de Saúde de São Paulo formarão técnicos em enfermagem nas áreas de Urgência e Emergência, Neonatologia, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva

Araraquara, Assis, Franco da Rocha, Osasco, Pariquera- Açu e Escola Municipal de Saúde de São Paulo formarão técnicos em enfermagem nas áreas de Urgência e Emergência, Neonatologia, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva

Agosto marcou o início da oferta da formação pós-técnica para seis ETSUS de São Paulo. Os cursos, especializações nas áreas de Urgência e Emergência, Neonatologia, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva, são voltados para técnicos em enfermagem que atuam em hospitais estaduais e municipais. O projeto é financiado pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo (TecSaúde).

Para Carolina Feitosa, do Núcleo de Apoio às ETSUS da Coordenadoria de Recursos Humanos da secretaria estadual de São Paulo, as inovações tecnológicas incorporadas aos processos produtivos do trabalho em saúde demandam melhorias na qualidade de formação profissional em saúde. “Os cursos de especialização visam suprir as necessidades destes trabalhadores com uma qualificação que atenda às áreas específicas do setor da saúde, promovendo, assim, a melhoria da qualidade da atenção, sobretudo em áreas mais complexas”, afirma.

O curso que estreia a nova fase das escolas paulistas é o de Urgência e Emergência. Com carga horária de 360 horas, serão oferecidas 31 turmas distribuídas entre as seis escolas: Centro Formador de Pessoal para a Área da Saúde de Osasco, Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo, Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Franco da Rocha, Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS de Araraquara, Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Assis, Centro Formador de RH de Pessoal de Nível Médio para a Saúde, em Pariquera-Açu, e Escola Municipal de Saúde de São Paulo. A meta do TecSaúde é formar 620 especialistas na área.

O planejamento da oferta envolve ainda uma capacitação pedagógica para docentes e coordenadores técnicos e pedagógicos que ainda não possuem a titulação para o exercício das funções. A capacitação será oferecida em uma parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Fundap). A primeira etapa, com 40 horas, terá início no dia 16 de agosto e será oferecida na modalidade a distância. Em sequência, as escolas oferecerão uma capacitação presencial, com carga horária que varia de acordo com a instituição.

Já a matriz curricular do curso foi feita de forma coletiva, com a participação de todos os Centros Formadores, a Fundap e trabalhadores. O currículo foi elaborado com base em um referencial curricular e estruturado a partir de três áreas de conhecimento, conforme a natureza dos conteúdos e competências. São elas: ‘Conhecendo o sistema de atenção às urgências e emergências do SUS’, ‘Prestando cuidados de enfermagem ao cliente no sistema de atenção às urgências e emergências’ e ‘Fundamentando o cuidado de enfermagem em urgência e emergência nos princípios de segurança do paciente’. Vale destacar que a construção do currículo fundamentou-se em três grandes pilares: legislação da educação, política de saúde e serviço de saúde.

Calendário

No Centro Formador de Recursos Humanos de Pariquera-Açu as aulas da primeira turma tiveram início no dia 4 de agosto, com 23 estudantes. No mês seguinte, a escola pretende iniciar mais uma no município de Registro e outra em outubro, na própria escola, com 36 alunos cada.

Em setembro no Cefor Franco da Rocha, serão três turmas, com 20 alunos cada. A primeira tem início no dia 12 e será realizada no período noturno no Hospital Estadual de Sumaré. As outras duas também serão oferecidas na unidade, mas no período diurno. No dia 17 de setembro, o Cefor Osasco inicia suas quatro turmas, sendo que uma delas será realizada na própria escola e as outras de forma descentralizada nos municípios de Carapicuíba e Itapecerica da Serra. Serão 30 alunos por turma.

Ainda em setembro o Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo irá executar 11 turmas, em classes descentralizadas. Destas, duas serão ofertadas em parceria com a Escola Municipal de Saúde de São Paulo, que já tem cerca de 60 profissionais inscritos. As aulas serão realizadas nos municípios de São Paulo, Itanhaem, ABC Paulista, Alto do Tietê, Guarulhos e Colegiados de Taubaté.
O Cefor Araraquara irá oferecer seis turmas, com 30 vagas cada. Destas, uma será realizada na escola e as outras serão descentralizadas nos municípios de São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, São José do Rio Preto e Barretos. As inscrições tiveram início em junho e até o momento há 1.304 candidatos. A previsão é que as aulas comecem em setembro. No Cefor Assis, serão quatro turmas, com 20 alunos. As aulas terão início em outubro.

TecSaúde

O TecSaúde é um programa do governo de São Paulo criado em 2008. A partir de 2009, passou a ser executado pelas secretarias estaduais de Saúde, Desenvolvimento, Gestão Pública e Educação e gerenciado pela Fundap. Está entre os seus objetivos suprir a necessidade de formação de trabalhadores da área de enfermagem e melhorar a qualidade do atendimento destes profissionais.

A primeira ação foi a implementação da Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem, destinada para auxiliares de enfermagem que desejavam ampliar sua formação. No âmbito deste projeto, as escolas técnicas do SUS de São Paulo já formaram 1.414 e estão em andamento 38 turmas, com 1.003 estudantes no total.

Por Jéssica Santos (Secretaria de Comunicação da RET-SUS)

Comentários

Gostaria de informações dos cursos pós-técnicos. Realizei urgência e emergência e gostaria de realizar outras, principalmente em oncologia.

Pétrus,

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas ao curso de seu interesse. Os dados de todas as escolas da RET-SUS estão disponíveis em nosso site (www.retsus.fiocruz.br). Sugerimos clicar no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial.

Atenciosamente,

Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar