No dia 21/12, o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) na Paraíba realiza no Teatro Arena, em João Pessoa, solenidade de colação de grau dos 1.500 agentes comunitários de saúde que concluíram a 1ª Etapa Formativa do Curso Técnico nessa área, com carga horária de 400 horas.
No dia 21/12, o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) na Paraíba realiza no Teatro Arena, em João Pessoa, solenidade de colação de grau dos 1.500 agentes comunitários de saúde que concluíram a 1ª Etapa Formativa do Curso Técnico nessa área, com carga horária de 400 horas. Com esta formação, a escola passa a atender os trabalhadores de 39 municípios. Na cerimônia de formatura, está previsto a presença de autoridades municipais e estaduais, além de apresentações culturais, entre elas peças teatrais, leitura de repentes e poesias, idealizados pelas próprias turmas, com foco no trabalho dos agentes comunitário de saúde.
Nos dias 17 e 18 de dezembro, o Cefor-PB já havia realizado uma oficina pedagógica, na sede da instituição em João Pessoa, destinada aos professores dos cursos técnicos em Hemoterapia, Enfermagem, Vigilância em Saúde e Saúde Bucal. O encontro teve como objetivo promover o diálogo e socializar experiências e saberes entre os professores e coordenadores, visando uma educação diferenciada baseada nos conhecimentos dos estudantes que, por sua vez, são trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho desenvolvido pelos docentes da escola focaliza a problematização reflexiva e a humanização. A oficina pedagógica foi orientada por toda equipe gestora do Cefor-PB, em especial pela assessora pedagógica da instituição Elisa Gonsalves.
O encontro promoveu ainda a reunião e a integração dos professores e coordenadores dos cursos técnicos em andamento e dos que serão iniciados em 2013 que são: Vigilância em Saúde e Saúde Bucal, nos municípios de Guarabira e Bananeiras; e Complementação do Técnico em Enfermagem, em Guarabira.
Balanço positivo
Somente neste ano de 2012, o Cefor-PB contemplou com cursos técnicos 165 dos 223 municípios paraibanos. Além de formações técnicas, a escola promoveu este ano, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, a Especialização em Política e Gestão do Cuidado, para apoiadores matriciais da rede de saúde do estado. O curso encerrou nos dias 13 e 14 de dezembro.
Em andamento, estão os cursos Descentralizado de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, realizado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), e de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.
Com tudo isso, o Cefor-PB contempla 2.330 trabalhadores SUS em todo estado. “Este número deverá aumentar para 3.330 com cinco novas turmas de cursos técnicos, além de duas especializações, uma em Estratégia Saúde da Família, para 500 trabalhadores, e outra em Atenção Básica em Saúde, para 100 gestores, além de uma qualificação para 200 gestores do SUS, previstas para 2013”, anunciou Volmir Brutscher, diretor geral do Cefor-PB.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Cefor-PB
Comentar