Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que neste ano de 2013 focaliza a importância da prevenção da tensão arterial alta para melhorar os índices de sobrevivência, a Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR) realizou uma série de atividades gratuitas, entre atendimentos médicos, vacinações e palestras. O evento foi realizado na sede da escola, em Boa Vista, no dia 7 de abril.
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que neste ano de 2013 focaliza a importância da prevenção da tensão arterial alta para melhorar os índices de sobrevivência, a Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR) realizou uma série de atividades gratuitas, entre atendimentos médicos, vacinações e palestras. O evento foi realizado na sede da escola, em Boa Vista, no dia 7 de abril. Segundo a coordenadora de eventos da escola, Andréa Gonçalves, a ideia foi motivar as pessoas a modificar comportamentos que podem provocar problemas no coração. “O Dia Mundial da Saúde é uma data que não pode ser esquecida. Nosso objetivo hoje é sensibilizar a população quanto a ter hábitos saudáveis e uma alimentação adequada”, disse.
Cerca 105 pessoas foram atendidas por 14 profissionais de saúde e tiveram acesso a serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, atendimento em clínica geral e pediatria, vacinação contra hepatite e febre amarela, distribuição de preservativos e atividades lúdicas para as crianças. Coube ao doutor Edson Bussad, endocrinologista e professor da Universidade do Estado de Roraima, a palestra O diabetes, focalizando a importância do diagnóstico precoce da doença.
O evento também contou com a participação de professores e alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal. Enquanto atendiam a comunidade, os dentistas Flávio Augusto Borba e Ana Cintia Alves Brito ministraram aulas práticas sobre orientação em saúde bucal e aplicação de flúor para os futuros profissionais.
A psicóloga e professora da escola Sigrid Gabriela Duarte falou sobre ansiedade e qualidade de vida. Segundo a direção da escola, a ação promovida superou as expectativas e foi muito bem recebida pela comunidade. O evento teve apoio da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima, da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, da Secretaria de Saúde Indígena, da Universidade Federal do Estado de Roraima e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do estado (Samu).
Por Ana Paula Evangelista
(Secretaria de Comunicação da RET-SUS)
Comentar