destaques

05/09/2013 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE inicia estágio supervisionado do Técnico em Citopatologia

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realiza o Curso Técnico em Citopatologia. A formação é voltada para os técnicos em enfermagem, em anatomia, análises clínicas e patologia clínica e os auxiliares em laboratório e enfermagem. A turma em execução realiza, atualmente, a segunda etapa do estágio supervisionado, onde é feita a leitura intensiva de lâminas de amostras cervicais para a identificação de diversos processos infecciosos e inflamatórios. O técnico em citopatologia necessita ler duas mil lâminas até o fim do curso.
 
Em setembro, será iniciado o último módulo da formação, onde serão abordados os temas das lesões intraepiteliais de baixo e alto grau e das neoplasias malignas escamosas e glandulares, bem como a terceira e última etapa do estágio. O curso foi iniciado em 2012, com carga horária de 1.800 horas, das quais 600 horas são de estágio. Ao fim da formação, os profissionais realizarão uma prova de suficiência aplicada pela Sociedade Brasileira de Citopatologia para que possam exercer a profissão.
 
Segundo a coordenadora do curso, Morgana Barboza, o objetivo é formar profissionais de nível médio para atuarem na área da Saúde, observando o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções, a fim de contribuir com a excelência da atenção à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população cearense. “Almejamos formar profissionais capacitados para discutir o papel das alterações citológicas dos diferentes processos inflamatórios, pré-malignos e malignos, permitindo uma atuação eficiente no campo de trabalho, a fim de contribuir com a qualidade no diagnóstico laboratorial do câncer cervical” explicou.

Comentar