Duas atualizações fizeram parte do contexto recente do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), em Rondônia. A primeira, em Biossegurança e Variáveis Pré-Analíticas, para auxiliares e técnicos em laboratório, ocorreu entre os dias 22 de abril e 3 de maio. Para esse curso, foram oferecidas 24 vagas, com carga horária total de 40 horas, sendo 36 horas teóricas e quatro horas de dispersão em serviço. Segundo a coordenadora local, Ednéia Rodrigues do Nascimento, o curso tratou das práticas seguras em laboratório, com foco nas condições de saúde dos profissionais e na correção dos exames complementares, uma vez que fazem parte do contexto de atenção integral ao usuário do SUS.
A segunda atualização, em Tratamento de Feridas, foi concluída em maio na Regional de Saúde do município de Ariquemes. O curso contou com a participação de 24 auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam na atenção básica e na média complexidade do município. Ele foi organizado em 20 horas de aula. De acordo com a enfermeira e coordenadora do curso, Joelma Rosária as Silva, o objetivo da atualização foi capacitar os servidores quanto à compreensão dos fatores que englobam as lesões de pele, com foco na manutenção da integridade da pele e na intervenção adequada no tratamento das feridas. O mesmo curso foi promovido também no município de Buritis, entre os dias 3 e 7 de junho. Já os profissionais da cidade de Guajará-Mirim participam dessa atualização entre os dias 17 e 21 de junho.
A diretora do Cetas, Angelita Mendes, explica que a escola vem reafirmando seu papel de contribuir para a melhoria da saúde do estado de Rondônia, desenvolvendo a formação técnica profissionalizante e facilitando e apoiando as ações que visam à qualificação da atenção na rede integrada do SUS. Angelita ressalta, ainda, que diversos outros cursos serão desenvolvidos em 2013, para qualificar e habilitar servidores do SUS nos diversos municípios.
Comentar