O Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis), no Rio de Janeiro, foi vinculado à Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), por decisão do Conselho Nacional da Aben (Conaben), proferida em fevereiro de 2013. Segundo a associação, a vinculação é fruto do trabalho desta instituição, que há 22 anos cumpre a missão de formar como técnicos os servidores de nível médio do estado.
Criada em 1º de novembro de 1989, no contexto da Reforma Sanitária, a Etis está, hoje, vinculada à Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (Faetec). Sua origem remonta a criação da Escola de Auxiliares de Enfermagem do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que tinha como objetivo principal formar auxiliares em enfermagem para o antigo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps).
A Etis tem como proposta pedagógica a chamada Teoria Crítica da Educação, que propõe a capacidade de construção e reelaboração do conhecimento pelo aluno, estimulando a reflexão e a articulação entre ensino, serviço e ação junto à comunidade. A escola descentraliza seus cursos para todo o estado do Rio de Janeiro, através dos Centros de Execução Programática Descentralizados (CEPDs).
Comentar