destaques

06/12/2012 Versão para impressãoEnviar por email

Aperfeiçoamentos em Saúde do Idoso e em Saúde Mental na ETSUS Blumenau

A Escola Técnica do SUS (ETSUS) Blumenau, em Santa Catarina, realizou no dia 6 de novembro o encerramento da turma do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, destinado a 20 técnicos em enfermagem. Com 180 horas, a formação foi realizada para profissionais oriundos da Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), composto por 28 cidades. No mês de julho, a escola ofertou o mesmo curso para 23 alunos da Associação de Municípios de Foz do Rio Itaguaí (Amfri).

Em julho, a ETSUS Blumenau promoveu a formatura de duas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental para profissionais dos municípios da Amavi e Amfri. O curso, com 200 horas de duração, contemplou 59 profissionais.

Tanto o Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso quanto em Saúde Mental trataram da importância do trabalho em equipe, capacitando o profissional sob o foco de um cuidado mais humanizado, e das redes de atenção a saúde, possibilitando a articulação entre teoria e prática nos diferentes contextos do processo de trabalho, segundo as especificidades de cada formação. "A participação das diferentes categorias foi positiva, pois possibilitou trocar experiências e informações, ampliar os conhecimentos sobre o processo de trabalho e sobre a vida pessoal e promover maior integração entre os profissionais", afirmou Maria de Fátima Campos, coordenadora técnica do Aperfeiçoamento em Saúde Mental e coordenadora pedagógica do Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso.

Para Teresinha Nogueira, coordenadora pedagógica do Aperfeiçoamento em  Saúde Mental  e técnica do Aperfeiçoamento em Saúde do Idoso, os cursos oportunizaram conhecer as diversidades dos processos de trabalho. "Essas experiências vieram só acrescentar, evidenciando que a formação é indispensável para o desenvolvimento regional", observou.

Comentar