destaques

20/04/2012 Versão para impressãoEnviar por email

Paraná inicia Técnico em Vigilância em Saúde

Pela primeira vez, o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, no Paraná, oferece de forma descentralizada o curso Técnico em Vigilância em Saúde. São 20 turmas nesse formato, contemplando as 21 Regionais de Saúde do estado, além de uma ofertada na sede da escola, em Curitiba. Mais de 700 trabalhadores iniciaram a formação em março. "Este é um grande desafio, porque são as primeiras turmas", comenta Arlete Spoladore, coordenadora pedagógica da escola. "Com esta formação, eles poderão trabalhar de maneira integrada às quatro áreas da vigilância: epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador", acrescenta Claudia Pilotto, coordenadora do curso.

O curso tem 1.440 horas, distribuídas ao longo de 18 meses. De acordo com Claudia, a quantidade de turmas foi pensada a partir das necessidades locais. "A demanda por esta formação existe há muito tempo. Sempre quando tinha reunião nas regionais, era solicitada", lembra a coordenadora. Entre novembro e dezembro de 2011, 126 profissionais passaram por uma capacitação pedagógica correspondente aos dois primeiros módulos do curso. No inicio de março, foi realizada uma capacitação técnica, que contou com a participação de 63 profissionais.

Uma equipe da escola está elaborando o material didático, com a participação ativa dos instrutores e trabalhadores. Eles concluíram as apostilas do primeiro módulo. "Os docentes encaminharam textos e fizeram até um grupo virtual para troca de informações. Além dos docentes, os trabalhadores da Vigilância também deram suas contribuições", informa Claudia.

 

 

Comentar