A formatura de 27 estudantes do curso de pós-graduação organizado pela Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) para Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) foi realizada no dia 9 de dezembro de 2011. A especialização em Educação Profissional em Saúde, voltada para docentes e dirigentes da área, foi estruturada em cinco módulos realizados em Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.
O curso teve duração de 10 meses. Nesse período, os alunos passaram por sete disciplinas, um seminário de integração e três oficinas, além da avaliação final do curso. O seminário teve como objetivo apresentar, discutir e analisar as políticas públicas de educação e de saúde de cada país representado no curso. Já as disciplinas trataram de temas como ‘Conhecimento, ciência e política’, ‘Economia da educação e concepções de formação de trabalhadores em saúde’, ‘Fundamentos das políticas sociais de educação e saúde’ e ‘Currículo e didática na educação profissional em saúde’.
A formação foi uma das ações do Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS/CPLP), que é coordenada pela EPSJV. Foi financiado com recursos da União Europeia, do Banco Mundial e do Termo de Cooperação (TC) 41, firmado com o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/Brasil).
Comentar