destaques

18/11/2011 Versão para impressãoEnviar por email

Técnico em Vigilância em São Paulo

A Escola Municipal de Saúde Pública de São Paulo realizou, no dia 10 de novembro, a aula inaugural do curso Técnico em Vigilância em Saúde. Participaram da cerimônia os 200 estudantes selecionados para o curso, docentes e coordenadores. A formação é oferecida no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). 

Esta primeira turma está sendo ofertada de forma descentralizada em seis unidades regionais do município de São Paulo. Com um total de 1.320 horas, o curso é voltado para trabalhadores que já atuam na área. “Sua importância se fundamenta na formação de um novo profissional na área da vigilância em saúde, trabalhando na promoção e prevenção da saúde da população, com um novo paradigma de atuação”, afirma Ester Finguerut, coordenadora da equipe técnica da escola. A formação é dividida em três módulos de 400 horas. Cada um deles é composto  por quatro unidades. 

Os profissionais que atuam como docentes passaram por uma capacitação pedagógica de 80 horas entre os meses de junho e setembro. Nos dias 17 e 18 de novembro, participaram de uma outra capacitação, desta vez técnico-pedagógica, com um total de 12 horas. “Nesta capacitação eles discutem como trabalhar os conteúdos daquela unidade. Uma semana antes do início de unidade, a gente discute, por exemplo, como serão trabalhados filmes, discussão de texto ou visitas práticas”, explica Ester. Ainda de acordo com a coordenadora, a previsão é que no segundo semestre de 2012 seja iniciada uma nova turma, com 150 alunos.

Comentar