destaques

19/08/2011 Versão para impressãoEnviar por email

CEFOR PB reúne gestores municipais

O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) realizou nos dias 9 e 10 de agosto nas cidades de Patos e Sousa reuniões com gestores de saúde de 90 municípios da região do sertão. O objetivo maior foi divulgar o curso Técnico em Vigilância em Saúde e a qualificação em agentes comunitários de saúde. Também foram apresentados o perfil dos estudantes/trabalhadores e o conteúdo pedagógico. Ficou pactuado como responsabilidade dos municípios a seleção dos servidores que irão participar dos cursos, a disponibilização de espaços para aulas e transporte. Já o Cefor tem com competência a oferta dos cursos, a formação pedagógica, o material didático e o pagamento dos instrutores.

Em Patos, a reunião foi realizada no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. A coordenadora de planejamento, Sandra Teixeira, esteve presente representando a secretaria de Saúde de Patos. Ela reafirmou a importância destes cursos no resgate da auto-estima do trabalhador, que, após a qualificação, volta ao trabalho motivado a aplicar os novos conhecimentos.  Já para João Bosco, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Patos e região, a promoção dos cursos vai melhorar o desenvolvimento do trabalho junto às comunidades. “A capacitação é um anseio dos agentes comunitários de saúde que no dia-a-dia se deparam com inúmeras situações que requerem um conhecimento maior. A capacitação técnica vem, justamente, suprir esta necessidade”, disse Bosco.

Já na cidade de Sousa, a reunião aconteceu no Centro de Treinamento dos Professores, da secretaria estadual de Educação. Entre os gestores presentes, estava Rosália Pereira, secretária de Saúde do município de Triunfo. Ela afirmou que servidores já estão engajados na prevenção às endemias e o curso fortalecerá este trabalho. Márcia Rique, diretora do Cefor Paraíba, argumentou na mesma linha. Para ela, o curso em vigilância em saúde poderá contribuir para potencializar o processo de trabalho nessa área. "O técnico em Vigilância em Saúde sairá com uma visão interdisciplinar podendo atuar tanto na vigilância epidemiológica, sanitarista, meio ambiente e saúde do trabalhador", afirmou. 

Por Romye Schneider (Centro Formador de Recursos Humanos - Paraíba)

Comentar