destaques

13/01/2011 Versão para impressãoEnviar por email

Em Sergipe, alunos do TSB apresentam projetos de intervenção

O encerramento do primeiro módulo do curso Técnico em Saúde Bucal na Escola Técnica do SUS de Sergipe foi marcado pela apresentação de projetos de intervenção desenvolvidos pelos alunos. Entre os dias 16 e 22 de dezembro, as turmas de Aracaju e os alunos dos outros 74 municípios do Estado apresentaram os estudos. “O projeto de intervenção aborda vários temas relativos aos indicadores de saúde do próprio município”, explica a responsável técnica, Ana Gardênia Alves Santos.

Os alunos desenvolveram trabalhos relacionados a outras áreas da saúde, abordando, por exemplo, o incentivo aos exames preventivos de colo de útero; a importância da Vitamina A, o alcance de metas em hepatite B, difteria e tétano; tuberculose; dengue; e pré-natal. “Houve uma inter-relação entre a saúde bucal e outras especialidades e isso demonstra que a saúde deve tomar conta do indivíduo como um todo”, acredita o representante do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE), José Augusto Santos da Silva.

Um dos trabalhos apresentados foi ‘Pré-natal odontológico: garantia de sorrisos’. “Fizemos o projeto porque tínhamos os indicadores de que, do total de mulheres que iniciavam o pré-natal, apenas 50% faziam o número de consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, revela a auxiliar de saúde bucal, Adriana Lima de Carvalho, que trabalha na Unidade de Saúde Carlos Fernando de Melo no bairro Lamarão em Aracaju. A partir desse dado, o grupo desenvolveu um projeto para melhorar os índices do pré-natal e incentivar o acompanhamento odontológico por meio da criação de uma cartilha.

Comentar