A Escola de Formação em Saúde (EFOS/SC) terminou, em 4 de abril, a formação de 2.347 agentes comunitários de saúde (ACS) do estado no primeiro módulo do curso técnico. Foram 86 turmas em 116 municípios. Os seis meses de curso tiveram momentos presenciais e de dispersão, com acompanhamento de enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos. De acordo com a diretora da ETSUS, Leni Granzotto, agora os agentes estão prontos para oferecer melhor atendimento. “A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde terão acesso a um atendimento mais qualificado, já que os ACS foram bem preparados e poderão obter melhores resultados com seu trabalho”, diz.
Na solenidade de formatura, os ACS puderam apresentar os planos de intervenção feitos durante o curso. A cerimônia contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e de trabalhadores da EFOS.
No dia 14, a Escola realizou um encontro com os 17 coordenadores regionais para que se fizesse uma avaliação do curso nos diversos municípios. Os participantes foram divididos em grupos de trabalho, que discutiram os benefícios obtidos e as dificuldades encontradas. Segundo Leni, a avaliação final foi positiva. “Falamos sobre alguns obstáculos, como a dificuldade em reunir agentes de diferentes municípios para os momentos de concentração. Mas tivemos muito mais pontos positivos. O curso teve ótima aceitação por parte dos profissionais e dos gestores. Os agentes percebem que o conhecimento adquirido realmente faz diferença no atendimento. Eles se consideram mais aptos a apontar soluções para os problemas da comunidade, entendem melhor os problemas existentes e encontram soluções melhores”, afirma a diretora.
Comentar