A Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão (MS) realizou, no dia 12 de fevereiro, a aula inaugural do curso de Cuidador de Pessoas Idosas com Dependência. O coral do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, composto por 50 pessoas, abriu o evento, que contou com uma palestra do Dr. José Luís Telles, coordenador da área técnica de saúde do idoso do Ministério da Saúde, sobre Política Nacional do Idoso. A coordenadora de ações técnicas da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), Ena Galvão, não pôde comparecer e foi representada por Maria Aparecida Timo, consultora técnica da SGTES. Em sua fala, Maria Aparecida explicou que os cuidadores devem agir com prontidão e realizar ações que busquem a promoção da saúde e que ajudem na interação entre o idoso e a comunidade.
Cerca de cem pessoas assistiram à aula inaugural, aberta a todos os alunos e funcionários da Escola, além de representantes de instituições ligadas ao cuidado com o idoso, como o Conselho Estadual do Idoso e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS).
De acordo com Marilene Arruda, da Coordenação Pedagógica da ETSUS, essa turma é formada por 43 alunos que já trabalham como cuidadores de idosos com dependência, seja em asilos, seja fazendo atendimento domiciliar. O curso é dividido em aulas práticas e teóricas e, ao fim de cada assunto explanado em sala, os alunos fazem um trabalho de campo nos seus locais de trabalho. “Trata-se de um trabalho de pesquisa proposto pelo professor. Depois de uma aula sobre o atendimento no SUS, por exemplo, os alunos foram aos postos de saúde fazer um levantamento de quais serviços o SUS oferecia naquele local. A idéia é formar uma espécie de banco de dados para que, ao fim do curso, eles levem para as instituições esse conjunto de informações que podem ser úteis, como telefones e endereços”, explica Marilene.
Comentar