Nos dias 22 e 23 de novembro, os pesquisadores Gustavo Matta e Isabel Brasil, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), estiveram no Centro Formador de Pariquera-Açu (SP) para realizar o curso ‘Metodologia de Pesquisa: Grupo Focal’. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao projeto ‘Três décadas de formação de trabalhadores de saúde pelo Centro Formador de Pariquera-Açu e sua repercussão no Vale do Ribeira’, orientado por Gustavo e Isabel. O projeto tem sido desenvolvido pela Escola desde o fim de 2006 e faz parte do Programa de Incentivo à Pesquisa do Ministério da Saúde, realizado nas ETSUS.
O objetivo geral é avaliar a influência da formação de trabalhadores pelo Cefor sobre a força de trabalho e as condições de saúde na região. A pesquisa pretende também identificar trabalhadores egressos da ETSUS e verificar suas necessidades de qualificação, suas condições sócio-econômico-culturais e suas contribuições na alteração do perfil epidemiológico regional.
Segundo Gustavo Matta, o encontro na Escola foi dividido em duas partes. A primeira foi voltada à teoria: o grupo discutiu a construção do conhecimento científico e a importância da técnica e da tecnologia no trabalho em saúde. Já na segunda parte do curso houve uma reunião de trabalho para falar sobre o projeto da Escola. “Durante a discussão, orientei o grupo a respeito da organização e tabulação dos resultados parciais e ajudei a programar as próximas etapas”, diz Matta.
Isabel Brasil foi responsável por discutir com os pesquisadores a metodologia do Grupo Focal, baseada na realização de entrevistas em pequenos grupos. “O encontro foi extremamente produtivo. Pudemos conversar sobre a ciência como parte do processo histórico-social, o que foi muito interessante”, conta.
De acordo com a diretora da Escola, Ruth Gouveia, a presença de Isabel Brasil e Gustavo Matta foi importante para incentivar a continuação de projetos de pesquisa. “Quando Gustavo começou a assessorar esse projeto, logo tiveram início outras pesquisas. Uma delas diz respeito à diminuição das mortes por acidentes graves, outra estuda o uso de uma substância que aumenta a imunidade das crianças. Esse incentivo é muito importante para a ETSUS”, afirma.
Comentar