destaques

14/11/2007 Versão para impressãoEnviar por email

Novos conselheiros na ESP-CE tomam posse

Novos conselheiros no dia da posseO Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) tem seis novos membros. A cerimônia de posse se realizou na tarde do dia 23 de agosto, no auditório da própria Escola. Estiveram presentes o secretário da saúde do estado, João Ananias, além de autoridades governamentais e não-governamentais e servidores da instituição.

Os seis novos conselheiros são Alberto Teixeira, diretor-executivo da Escola de Formação de Governantes; César Barreira, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Fernando José Pires de Sousa, coordenador do curso de Especialização em Economia e Gestão em Saúde na UFC; Júlio César Penaforte, coordenador do Núcleo de Projetos Estruturantes da ESP-CE; Nadja de Pinho Pessoa, da Comissão Técnica Municipal para Elaboração de Políticas Públicas Municipais para Atenção às Pessoas com Deficiência e Romeu Duarte Júnior, do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Romeu Duarte Júnior disse que a função do Conselho é servir à saúde pública do Ceará através das diferentes atribuições técnicas de cada integrante. "O papel de um conselheiro é ajudar a administrar, apontar caminhos, advertir, cobrar, louvar e trabalhar de maneira denodada", afirmou.

Para  Júlio Penaforte, a expectativa em relação ao Conselho é grande. “Em última instância, esse Conselho representa o controle social de uma instituição pública. Esperamos poder inaugurar um novo período e ocupar uma posição central no coração da Escola de Saúde Pública", disse.

O diretor da ETSUS, Mário Mamede, afirmou que a Escola precisa de múltiplos olhares para que se possa tratar a saúde dentro da sua complexidade, tendo como ponto central o direito à vida. Ele destacou ainda que os conselhos são espaços de participação social conquistados pela sociedade e que devem ser aumentados. “Isso é importante para que as instituições sejam mais fiscalizadas, mais monitoradas, e sintam que o seu trabalho só tem razão de ser se for consoante com os mais legítimos interesses da coletividade”, disse.

O secretário da saúde, João Ananias, disse que a ETSUS está se posicionando de forma ousada em busca da educação transformadora. "Já tivemos avanços importantes, mas precisamos continuar. A transformação contínua e permanente talvez seja bem mais segura porque, com tranqüilidade, vai buscando as conquistas que a educação de qualidade pode garantir ao povo do Ceará", disse.

O Conselho Diretivo foi instituído em outubro de 2001 e, por meio da representação de vários segmentos da sociedade, formalizou a interferência e o controle social sobre a ETSUS. Os conselheiros devem avaliar o planejamento e desempenho da instituição, estabelecer diretrizes para cooperações técnicas e parcerias, analisar e aprovar linhas de intercâmbio com outros órgãos de pesquisa e representar os interesses institucionais junto à sociedade e órgãos governamentais.

Comentar