Aconteceu, em 4 de maio, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (AC), a formatura de 20 técnicos em higiene dental (THD) e da primeira turma, de 28 alunos, do curso Técnico em Análises Clínicas (TAC). Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados os secretários estadual e municipal de saúde, Osvaldo Leal e Eduardo Farias, a secretária de educação do Acre, Maria Corrêa, a representante do Ministério da Saúde, Regina Áurea, o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, a diretora da ETSUS, Talita Lima, e as coordenadoras dos cursos de THD e TAC, Thaís Moura e Rosa Morais. “O Acre tem uma demanda grande de técnicos no sistema de saúde e esta escola é muito importante na formação desses profissionais”, disse na ocasião Osvaldo Leal. “É mais um passo que o Acre dá na qualificação técnica”, completou Maria Corrêa.
Os dois cursos tiveram duração de um ano e dez meses, sendo que os THDs assistiram a 1.600 horas de aula, enquanto os TACs, a 1.560 horas. Segundo Rosa Morais, que, além de coordenadora do TAC, trabalha no Hospital Geral Ary Rodrigues, no município de Senador Guiomard, o curso foi criado para capacitar os trabalhadores em saúde do SUS que atuam na área de Análises Clínicas, mas não possuem formação adequada. “Esses profissionais auxiliam no trabalho de Biodiagnóstico, realizando recepção, coleta, classificação e transporte de amostras de exames, além de fornecerem informações aos pacientes”, explica.
As aulas da primeira turma do curso do TAC, que aconteceram no município de Rio Branco, foram divididas em módulos teóricos e práticos, seguindo o princípio da ‘educação integrada ao trabalho’. Rosa afirma que já é possível observar no dia-a-dia melhoras na postura dos trabalhadores recém-formados. “Eles adquiriram maior consciência sobre o trabalho e o saber-fazer. Estão mais atenciosos e já têm o conhecimento necessário para resolver os problemas com os pacientes, sem precisar recorrer à ajuda de supervisores”, explica. Há mais uma turma do TAC, de 26 alunos, em andamento no município de Cruzeiro do Sul. “Como o resultado está sendo muito positivo, vamos correr atrás para oferecer mais turmas”, antecipa a coordenadora.
Comentar