Com o objetivo de fortalecer sua equipe e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, a Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco (Etesppe) realizou, no mês de março, dois cursos e um ciclo de seminários. O público-alvo englobou, além de seus 25 técnicos, convidados de outras instituições, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). A expectativa de Ângela Salvi, coordenadora pedagógica da ETSUS, é a de que, com essas atividades, os profissionais adquiram uma visão mais crítica e transformadora dos processos de trabalho e desenvolvam ações mais comprometidas com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Após realizarmos oficinas internas e levantarmos as necessidades apontadas pelos funcionários,decidimos promover esses eventos de aperfeiçoamento, atualização e capacitação, pois a Escola, ao se fortalecer internamente, prepara-se para servir e se fazer presente no SUS”, disse.
O primeiro deles foi o curso de Qualidade no Atendimento e nas Relações Interpessoais, oferecido nos dias 6 e 7 de março, com a proposta de aperfeiçoar o desempenho dos profissionais da Escola e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que atendem ao público,como funcionários de recepção e de telefonia. Nas aulas, que tiveram duração de oito horas e foram assistidas por 15 alunos, foram estudados os conceitos de qualidade no atendimento, os diferentes tipos de clientes, a comunicação com o público e a ética profissional.
Uma semana depois, foi a vez de o I curso de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças ser oferecido para cerca de 15 funcionários de serviços gerais da Etesppe e da SES. Nas aulas, além da abordagem de temas parecidos com os do curso anterior – etiqueta social, comportamento ético e importância do trabalho em equipe – foi exposto o que é o SUS e discutidas noções básicas de higiene, higienização, microbiologia e controle de infecções. Os encontros foram nos dias 13, 15, 20, 22 e 27, totalizando 20 horas-aula.
Já o I Seminário de Atualização em Educação Profissional no SUS aconteceu durante todo o mês de março. Em cada encontro, os palestrantes convidados apresentaram um tema de saúde ou educação considerado importante para os técnicos. A palestra inaugural, sobre ‘Políticas de Saúde’, foi feita pela própria diretora da Escola, Alcieros Martins, no dia 9. Na semana seguinte, em 16 de março, a ‘História da Educação na Saúde’ foi contada por Lúcia Barracho e Rejane Cavalcante, da Funasa. No dia 22, foi a vez de Mônica Durães, consultora da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), discursar sobre ‘Educação Profissional na Saúde’. O evento terminou no dia 30, com Nilza Cristina de Siqueira palestrando sobre ‘Educação Profissional: modalidade e legislação’.
Segundo Alcieros, a avaliação das atividades, feita pelo próprio público, foi muito positiva. “As pessoas tiveram participação ativa, discutiram e sugeriram que o ciclo de seminários se repita a cada dois meses, para que os temas possam ser mais bem aprofundados”, contou.
Comentar