Tocantins/Alagoas/Acre/Bahia
Em tempos de educação permanente, as Escolas Técnicas do SUS estão interagindo cada vez mais com os gestores. A ETSUS do Tocantins, por exemplo, realizou, nos dias 18 e 19 de janeiro, uma reunião com os gestores municipais de saúde para apresentar e discutir sua proposta de formação dos Agentes Comunitários de Saúde — duração,metodologia e parcerias. Um dos pontos abordados foi a liberação dos profissionais para participarem do curso e da elevação de escolaridade.Esteve presente no encontro,inclusive, um representante da Secretaria da Educação, que vai viabilizar a complementação do ensino fundamental ou médio dos ACS pela Educação de Jovens e Adultos.
O projeto, já pactuado no Pólo de Educação Permanente, foi recebido de forma bastante positiva pelos representantes dos 70 municípios que estiveram presentes na reunião. Eles se responsabilizaram em liberar e cus-tear a estada dos funcionários durante o período das aulas. Já os municípios-pólo ficaram responsáveis por ceder o espaço físico.O número de alunos vai variar de acordo com a necessidade de cada município.
A escola aproveitou a oportunidade para fazer um levantamento das necessidades deformação de THD nos municípios.Atualmente, a ETSUS oferece quatro turmas, num total de 120 alunos.Segundos os cálculos feitos na reunião,ainda existe uma demanda deformação de 210 técnicos de higiene dental. Os gestores também se comprometeram em liberar esses trabalhadores para o curso. Como parte da sensibilização dos gestores,a ETSUS apresentou a missão, o objetivo e os cursos oferecidos pela Escola.
No dia 15 de fevereiro, foi a ETSUS Alagoas que participou da reunião do Conselho dos Secretários de Saúde (Conass) também com o intuito de estimular os novos gestores a participarem dos projetos desenvolvidos pela Instituição, principalmente em relação aos cursos de ACS e THD. Ficou agendada, para o início de março, a 2ª Oficina de Trabalho com o objetivo de pactuar e reprogramar as estratégias de operacionalização desses cursos.
A ETSUS Acre também se reuniu no início de março com os gestores municipais e estaduais,trabalhadores do PACS/PSF e Associação dos PACS para realizar a Oficina de Validação e Discussão do Plano de Curso de ACS, com a finalidade de discutir a metodologia do curso, além de ampliar a discussão sobre a formação desses profissionais.
A ETSUS Bahia também realizou, entre os dias 13 e 15 de dezembro do ano passado, o ‘Encontro para sensibilização Técnica Pedagógica’,com objetivo de refletir sobre o perfile o papel do Curso de Formação Técnica dos agentes comunitários de saúde. Entre os participantes, estavam a direção e os técnicos da ETSUS, a diretoria de promoção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia,os coordenadores estaduais do PACS/PSF e 28 coordenadores regionais do PACS.
Comentar