destaques

27/11/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Blumenau apoia a formação de cuidadores domiciliares

A Escola Técnica do SUS em Blumenau realizou, em 18 de novembro, o encerramento dos encontros de Educação Permanente ao Cuidador Domiciliar, vinculado ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde.  O evento contou com a participação dos cuidadores e seus familiares, bem como da equipe do SAD e da escola.

Na avaliação dos alunos, os encontros possibilitaram reflexões sobre suas vivências, favorecendo a integração do grupo e a ampliação do vínculo com as equipes da Atenção Domiciliar e da Atenção Básica. Conhecer os espaços da rede de serviços e de controle social foi também destacado como ponto favorável dos encontros.

Desde 2013, a ETSUS Blumenau apoia essa ação, em parceria com o SAD do município, tendo como foco o processo saúde-doença, as políticas sociais, a importância do processo de trabalho e a organização de atividades diárias para o cuidado e o autocuidado. Em 2014, a escola formou uma turma com 20 cuidadores domiciliares, que participaram de 27 encontros, totalizando 90 horas de aula. Os mediadores foram os profissionais da atenção domiciliar e da ETSUS, garantindo o conhecimento da realidade social desses profissionais e colaborando na discussão das necessidades apresentadas.

A atenção domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Segundo a Portaria nº 963, de 27 de março de 2013, a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar tem a atribuição de “identificar e treinar os familiares e/ou cuidador dos usuários, envolvendo-os na realização de cuidados, respeitando os seus limites e potencialidades”. 

Comentar