revista ret-sus . seções . panorama

Versão para impressãoEnviar por email

panorama
SUS sob uma perspectiva lúdica

Pelos caminhos do SUS é o título da exposição organizada pelo Museu da Vida e Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). A mostra tem como objetivo desenvolver o tema sob uma perspectiva crítica, mas ao mesmo tempo lúdica, revelando os avanços e, também, os desafios do Sistema Único de Saúde. “A exposição explora uma linguagem urbana e faz alusão a um sistema que ainda está em construção”, observou o chefe do Museu da Vida, Diego Vaz Bevilaqua. Segundo ele, a ideia é ampliar o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais. “O trabalho deverá tornar-se itinerante por diversos locais no Brasil, de forma a atingir diretamente a população”, revelou.

Além de painéis informativos ricamente ilustrados, a exposição reúne atividades interativas. O visitante se depara com módulos, como o Sustentando o SUS, em que uma estrutura em forma de arco sugere o envolvimento das pessoas na construção dos “pilares” do SUS. No módulo Time da Saúde, é possível conhecer melhor os profissionais da área. Já a atividade Árvore da Saúde permite que o visitante complete a estrutura cenográfica com folhas, usando diferentes conceitos relacionados à saúde pública. Há, ainda, uma animação que revela como o sistema se organiza para o público. Para o historiador, pesquisador da COC e um dos curadores da exposição, Carlos Henrique Paiva, a exposição propõe reflexões e debates sobre a importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Pelos caminhos do SUS ficará aberta à visitação até julho, de terça à sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, localizada na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca.
 

Galeria de Fotos

Comentar