destaques

23/07/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE celebra aniversário de 22 anos

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) comemorou 22 anos de fundação com uma programação especial, promovida no dia 22 de julho, data de criação. O evento foi iniciado com o hasteamento da Bandeira Nacional, seguido de solenidade de entrega de uma placa alusiva à data para os ex-gestores, em reconhecimento à contribuição deles no processo de consolidação da missão educacional da instituição, um café da manhã e, no fim da tarde, uma caminhada na Avenida Beira Mar.

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP-CE  foi criada em 22 de julho de 1993, sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A escola, que tem como patrono o médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como desafio criar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes.

Missão
Os primeiros passos para a criação da escola foram dados em 1993, com a formatação do Regulamento da Escola Técnica, embrião da escola. Na época, foi constituído  o Grupo dos Onze, formados por técnicos da Sesa e educadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), que teve como missão discutir a implantação da instituição. 
Proporcionar maior acesso à formação, à capacitação e ao desenvolvimento das habilidades e competências dos profissionais de saúde a fim de atender às novas exigências e necessidades do SUS foi o eixo norteador do projeto, considerado inovador e ousado na época. Sob a perspectiva de formar gestores, planejadores, avaliadores e técnicos especializados nas áreas da Saúde, em 22 de julho de 1993, o então governador Ciro Gomes sancionou a lei nº 12.140, de criação da instituição. A escola destina-se até hoje à educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da Saúde Pública.

 

Comentar