noticias

12/10/2005 Versão para impressãoEnviar por email

A biblioteca da sua Escola numa grande rede de informação

BiblioSUS torna acessível acervo e produção bibliográfica sobre saúde no Brasil.

Se a sua Escola quer receber produções do Ministério da Saúde, divulgar os títulos do seu acervo e consultar as obras literárias de outras instituições, agora basta se integrar à Rede BiblioSUS, que se propõe a ser um grande banco de informação sobre Saúde. A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil, conhecida como Rede BiblioSUS é um projeto, já em realização, do Ministério da saúde e do Ministério da Cultura. O objetivo é democratizar o acesso à informação e, com isso, dar mais um passo rumo às transformações nas relações entre Estado e sociedade preconizadas pelo SUS.

As conclusões do eixo temático Comunicação e Informação da Conferência Nacional de Saúde - realizada em 2003 - sinalizaram a necessidade de desenvolver políticas e processos que disponibilizassem as produções crescentes do Ministério da Saúde de forma mais acessível buscando promover maior troca de material entre as diferentes instituições. De acordo com Sindkrei de Oliveira, bibliotecário e técnico administrativo da Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, a rede busca integrar todas as instituições do SUS a partir do compartilhamentos da produção de cada uma delas. Todos os participantes que possuírem acesso à BiblioSUS  podem consultar as obras disponíveis e cadastradas, pois uma instituição pode enxergar a outra através da rede. Mas vale ressaltar que existem regras e controles de catálogo.

De acordo com Sindkrei, o recurso não se restringe a instituições federais. Até o final de 2006, todas as secretarias estaduais também farão parte da BiblioSUS  e existem planos de se ampliar o projeto também para os municípios. A proposta desse modelo é ser um potencializador da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e, ao mesmo tempo, ser mais amplo do que a base ColecionaSUS, que centraliza os registros bibliográficos da produção institucional da esfera federal do SUS. É bom lembrar também que, na área de Educação Profissional em Saúde, já existe a BVS-EPS, que pretende concentrar a produção de conhecimentos da Rede de Escolas Técnicas do SUS.

Os projetos e políticas que existem para difundir o hábito da leitura e estimular o acesso ao livro, como a Política Nacional de Informação e Informática do SUS, o Plano Nacional do Livro e Leitura e o Fome de Livro, serão integrados pela BiblioSUS. Dessa maneira, as experiências e métodos desenvolvidos anteriormente poderão ser aproveitados. Sindikrei diz ainda que, além de contemplar bibliotecas estritamente do SUS, o projeto alcançará universidades e ONGs, como mais uma forma de disseminar a democratização da informação sobre saúde.

Ele explica que além de as instituições federais receberem a produção do Ministério da Saúde, elas poderão fazer mapeamento de outras bibliotecas e indicar quais das estaduais e municipais podem ser referência para se tornarem pólos de acesso às informações do Ministério da Saúde. No entanto, é preciso que se comprometam a colocar seu acervo na base ColecionaSUS.

Os interessados em cadastrar suas bibliotecas na rede BiblioSUS deverão preencher o formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas no site.

Comentar